Este trabalho apresenta como temática A internacionalização na Educação
Profissional e Tecnológica no IFAC/Campus Rio Branco: uma abordagem dialógica
das aprendizagens em contextos interculturais. O estudo está inserido na linha de
pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no
Macroprojeto 1, Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e
não formais de ensino na EPT, e tem como objetivo geral analisar os relatos dos
estudantes que participaram do processo de internacionalização do Instituto Federal
do Acre, à luz da Análise Dialógica do Discurso, visando compreender a sua
abrangência e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem e na sua
formação intelectual e profissional em contextos interculturais. Os objetivos
específicos definidos para a pesquisa foram: a) analisar documentos legais que regem
as políticas de ações de internacionalização para os discentes do Campus Rio Branco
do IFAC; b) identificar as contribuições das ações do processo de internacionalização
do IFAC para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes intercambistas, à
luz das perspectivas do dialogismo Bakhtiniano; c) analisar os processos de ensino e
aprendizagem adquiridos pelos discentes participantes das ações de
internacionalização e os possíveis diálogos com sua vida acadêmica, considerando
relatos pessoais nos quais emergem ações dialógicas e ideológicas com vistas à
ascensão social, acadêmica e cultural do sujeito; d) apresentar uma proposta para
elaboração de roteiro de documentário sobre internacionalização, por meio de
oficinas, contribuindo para a reflexão sobre relatos de intercambistas no âmbito da
internacionalização. Conforme objetivos específicos, foram elaborados três artigos
científicos e um produto educacional. A fundamentação teórica baseou-se no
dialogismo (Volochinov, 2017), na concepção de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003)
em autores das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (Frigotto,
Ciavatta e Ramos, 2005) entre outros. Para subsidiar os questionamentos e alcançar
os objetivos, foi adotada como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem
qualitativa e natureza aplicada. Os sujeitos pesquisados foram estudantes egressos
que participaram de intercâmbios no período de 2016 a 2020. O corpus da
investigação constituiu-se a partir de elementos coletados na aplicação de
questionários e entrevistas semiestruturadas. A discussão dos dados coletados,
baseou-se na teoria da Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin. Como
resultados evidenciou-se a presença satisfatória de ações dos programas de
intercâmbios dos editais publicados, que favoreceram, em sua maioria, ofertas aos
cursos superiores no período de 2016 a 2020. Ademais, os dados da pesquisa
apontaram melhorias no acesso e oportunidades de formação acadêmica e cidadã
para os estudantes, levando-se em consideração os desafios para o ingresso nos
programas de intercâmbio. Além disso, indicaram a importância da circulação de
conhecimentos extracurriculares que impactam positivamente na carreira acadêmica
dos intercambistas e na formação de sujeitos críticos guiados pelas práticas culturais.
Contudo, identificaram-se as ações formais e/ou informais da internacionalização que
influenciaram direta ou indiretamente no processo de formação profissional dos
intercambistas. Desse modo, a partir da pesquisa, como proposta de Produto
Educacional-PE, foi desenvolvido um material didático instrumental com o título
“Roteiro de documentário sobre a internacionalização: estudantes pelo mundo”, no
qual se apresenta um conjunto de oficinas acerca da elaboração do gênero roteiro de
documentário, contendo um modelo de roteiro com relatos de intercambistas acerca
das contribuições da mobilidade acadêmica para o processo de ensino e
aprendizagem dos envolvidos nas ações de internacionalização. Essas oficinas
contemplam o caráter interdisciplinar da proposta de oficinas de produção de gênero
enquanto ferramentas para o uso em sala de aula para o ensino de leitura e escrita
com a finalidade de auxiliar a prática docente. Assim, vale ressaltar a valorização de
conhecimentos extracurriculares obtidos na interação dialógica entre os
intercambistas e na diversidade cultural. Esses saberes impactaram positivamente na
vida estudantil deles, contribuindo para formação de sujeitos críticos, contudo, o
processo de internacionalização no IFAC continua na busca de ações,
suficientemente, capazes de abranger em maior parcela os alunos do Ensino Médio
Integrado (EMI) do Campus Rio Branco.