• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFAC/CAMPUS RIO BRANCO: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA DAS APRENDIZAGENS EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS
ANA LUCIA VIDAL BARROS
DISSERTAÇÃO
30/10/2024

Este trabalho apresenta como temática A internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica no IFAC/Campus Rio Branco: uma abordagem dialógica das aprendizagens em contextos interculturais. O estudo está inserido na linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 1, Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, e tem como objetivo geral analisar os relatos dos estudantes que participaram do processo de internacionalização do Instituto Federal do Acre, à luz da Análise Dialógica do Discurso, visando compreender a sua abrangência e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem e na sua formação intelectual e profissional em contextos interculturais. Os objetivos específicos definidos para a pesquisa foram: a) analisar documentos legais que regem as políticas de ações de internacionalização para os discentes do Campus Rio Branco do IFAC; b) identificar as contribuições das ações do processo de internacionalização do IFAC para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes intercambistas, à luz das perspectivas do dialogismo Bakhtiniano; c) analisar os processos de ensino e aprendizagem adquiridos pelos discentes participantes das ações de internacionalização e os possíveis diálogos com sua vida acadêmica, considerando relatos pessoais nos quais emergem ações dialógicas e ideológicas com vistas à ascensão social, acadêmica e cultural do sujeito; d) apresentar uma proposta para elaboração de roteiro de documentário sobre internacionalização, por meio de oficinas, contribuindo para a reflexão sobre relatos de intercambistas no âmbito da internacionalização. Conforme objetivos específicos, foram elaborados três artigos científicos e um produto educacional. A fundamentação teórica baseou-se no dialogismo (Volochinov, 2017), na concepção de gêneros discursivos (Bakhtin, 2003) em autores das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (Frigotto, Ciavatta e Ramos, 2005) entre outros. Para subsidiar os questionamentos e alcançar os objetivos, foi adotada como metodologia a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e natureza aplicada. Os sujeitos pesquisados foram estudantes egressos que participaram de intercâmbios no período de 2016 a 2020. O corpus da investigação constituiu-se a partir de elementos coletados na aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A discussão dos dados coletados, baseou-se na teoria da Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin. Como resultados evidenciou-se a presença satisfatória de ações dos programas de intercâmbios dos editais publicados, que favoreceram, em sua maioria, ofertas aos cursos superiores no período de 2016 a 2020. Ademais, os dados da pesquisa apontaram melhorias no acesso e oportunidades de formação acadêmica e cidadã para os estudantes, levando-se em consideração os desafios para o ingresso nos programas de intercâmbio. Além disso, indicaram a importância da circulação de conhecimentos extracurriculares que impactam positivamente na carreira acadêmica dos intercambistas e na formação de sujeitos críticos guiados pelas práticas culturais. Contudo, identificaram-se as ações formais e/ou informais da internacionalização que influenciaram direta ou indiretamente no processo de formação profissional dos intercambistas. Desse modo, a partir da pesquisa, como proposta de Produto Educacional-PE, foi desenvolvido um material didático instrumental com o título “Roteiro de documentário sobre a internacionalização: estudantes pelo mundo”, no qual se apresenta um conjunto de oficinas acerca da elaboração do gênero roteiro de documentário, contendo um modelo de roteiro com relatos de intercambistas acerca das contribuições da mobilidade acadêmica para o processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos nas ações de internacionalização. Essas oficinas contemplam o caráter interdisciplinar da proposta de oficinas de produção de gênero enquanto ferramentas para o uso em sala de aula para o ensino de leitura e escrita com a finalidade de auxiliar a prática docente. Assim, vale ressaltar a valorização de conhecimentos extracurriculares obtidos na interação dialógica entre os intercambistas e na diversidade cultural. Esses saberes impactaram positivamente na vida estudantil deles, contribuindo para formação de sujeitos críticos, contudo, o processo de internacionalização no IFAC continua na busca de ações, suficientemente, capazes de abranger em maior parcela os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Rio Branco.

Internacionalização;Gêneros discursivos;Ensino e aprendizagem;Roteiro de documentário
The theme of this research is Internationalization in Vocational and Technological Education at the Federal Institute of Acre (IFAC) - Rio Branco Campus: a dialogical approach to learning in intercultural contexts. The study is part of research line 1: Educational Practices in Vocational and Technological Education (VTE), in Macroproject 1: Methodological proposals and didactic resources in formal and nonformal teaching spaces in VTE. Its general objective is to analyze the reports of students who participated in the internationalization process of the Federal Institute of Acre, in the light of Dialogical Discourse Analysis, aiming to understand its scope and its influence on the teaching and learning process and on their intellectual and professional training in intercultural contexts. The specific objectives defined for the research were: a) to analyze legal documents that govern the policies of internationalization actions for the students at Rio Branco Campus; b) to identify the contributions of the actions of the IFAC internationalization process to the teaching and learning process of the exchange students, in the light of the perspectives of Bakhtinian dialogism; c) to analyze the teaching and learning processes acquired by the students participating in the internationalization actions and the possible connections with their academic life, considering personal reports in which dialogical and ideological actions emerge with a view to the social, academic and cultural development of the subject; d) to present a proposal for the preparation of a documentary script on internationalization, through workshops, contributing to the reflection on the reports of exchange students in the context of internationalization. According to the specific objectives, three scientific articles and an educational product were produced. The theoretical foundation was based on dialogism (Volochinov, 2017), the concept of discursive genres (Bakhtin, 2003) and authors from the conceptual bases of Vocational and Technological Education (Frigotto, Ciavatta and Ramos, 2005), among others. To support the questions and achieve the objectives, exploratory research with a qualitative approach and an applied nature was adopted as methodology. The subjects surveyed were graduate students who took part in exchange programs between 2016 and 2020. The corpus of the investigation was made up of elements collected through questionnaires and semi-structured interviews. The discussion of the data collected was based on Bakhtin's Dialogical Discourse Analysis theory. The results showed the satisfactory presence of exchange program actions in the published public notices, which mostly favored offers to higher education courses in the period from 2016 to 2020. In addition, the research data pointed to improvements in access and opportunities for academic and citizenship training for students, considering the challenges of entering exchange programs. They also indicated the importance of the circulation of extracurricular knowledge that positively impacts exchange students’ academic career and the formation of critical subjects guided by cultural practices. However, the formal and/or informal actions of internationalization that directly or indirectly influenced the exchange students' professional training process were identified. Thus, based on the research, an instrumental didactic material entitled “Documentary script on internationalization: students around the world” was developed as a proposal for an Educational Product (EP). The material presents a set of workshops on the development of the documentary script genre, containing a script model with reports from exchange students on the contributions of academic mobility to the teaching and learning process of those involved in internationalization actions. These workshops embrace the interdisciplinary approach of the proposal for genre production workshops as tools for teaching reading and writing in the classroom, with aim to help teaching practice. Therefore, it is worth emphasizing the importance of extracurricular knowledge obtained in the dialogical interaction between the exchange students and in cultural diversity. This knowledge has had a positive impact on their student lives, contributing to the formation of critical subjects. However, the process of internationalization at IFAC continues in the quest for actions that are sufficiently capable of reaching a greater number of students from Technical Secondary Education at Rio Branco Campus.
Internationalization;Discursive genres;Teaching and learning;Documentary script
1
85
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL - ANA LÚCIA VIDAL (1) (1).pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

EDILENE DA SILVA FERREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDILENE DA SILVA FERREIRA Docente - PERMANENTE
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE
CLEIDE VILANOVA HANISCH Participante Externo
LUIZ EDUARDO GUEDES CONCEICAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO: ESTUDANTES PELO MUNDO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer