• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
ROLE-PLAYING GAME COMO INSTRUMENTO DE ENSINO CRÍTICO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFAC/ CAMPUS RIO BRANCO
JOAO DE LIMA CABRAL
DISSERTAÇÃO
25/10/2024

A proposta de pesquisa insere-se na Linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Objetiva avaliar a utilização do Role-Playing Game (RPG) enquanto estratégia de ensino crítico da história regional no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal do Acre (IFAC) Campus Rio Branco. Trata-se de uma pesquisa fundada na metodologia dialética tendo como quadro de referência histórico-crítico. Dessa forma, o RPG no ensino de história regional busca ir além da mera transmissão de fatos históricos, estimular o pensamento crítico dos alunos, questionando narrativas dominantes e promovendo uma análise das estruturas sociais, das relações de poder e impactos históricos nas comunidades locais. Será uma pesquisa aplicada, com procedimentos da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e com objetivo exploratório. Para a coleta de dados serão empregadas as técnicas de observação participante, aplicação de questionários, rodas de conversas e grupo focal. Em seguida, os dados serão tratados e analisados seguindo as técnicas de análise do conteúdo categorial. Os participantes da pesquisa serão os estudantes do 2º ano do EMI do IFAC que, a partir do levantamento dos seus conhecimentos prévios, participarão de sessões de RPG digital com temas da história regional. Professores da área de história atuantes no EMI do IFAC/Campus Rio Branco, participarão durante o processo de levantamento de conteúdo e validação do produto educacional. Como produto educacional, será produzido um aplicativo de jogo de RPG centrado na aprendizagem da história regional de forma editável de modo a estimular a reflexão crítica e a valorização da cultura e história do Acre.

role playing game;história regional;crítica social;ludicidade;cultura
This research proposal falls under Research Line 1 - Educational Practices in Professional and Technological Education (PTE), within Macroproject 1 - Methodological Proposals and Didactic Resources in Formal and Non-formal Learning Spaces in PTE. The objective is to evaluate the use of Role-Playing Game (RPG) as a critical teaching strategy for regional history in the Integrated High School (IHS) at the Federal Institute of Acre (IFAC), Rio Branco Campus. The research is based on the dialectical methodology, with a historical-critical theoretical framework. Thus, the use of RPG in regional history teaching aims to go beyond the mere transmission of historical facts, stimulating students' critical thinking by questioning dominant narratives and promoting an analysis of social structures, power relations, and the historical impacts on local communities. This will be an applied research project, using action-research procedures, a qualitative approach, and an exploratory objective. Data collection techniques will include participant observation, questionnaires, discussion circles, and focus groups. Subsequently, the data will be processed and analyzed using categorical content analysis techniques. The research participants will be 2nd-year IHS students from IFAC, who will participate in digital RPG sessions focused on regional history, starting from their previous knowledge. History teachers from IHS at IFAC/Rio Branco Campus will participate in content development and the validation process of the educational product. As an educational product, an RPG game application will be developed, centered on learning regional history in an editable format, with the goal of encouraging critical reflection and valuing the culture and history of Acre.
role-playing game;regional history;social critique;playfulness;culture
1
118
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_JOAO_CABRAL.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS ESTEVAO FERREIRA CASTELO Participante Externo
ALCILENE OLIVEIRA ALVES Participante Externo
JOSE JULIO CESAR DO NASCIMENTO ARAUJO Docente - PERMANENTE
JOSINA MARIA PONTES RIBEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
RPG COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL NO CAMPUS RIO BRANCO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.12
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer