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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE (42002010169P3)
ALMANAQUE PARA O ENSINO DAS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS: ENTRE O NATURAL E A NATURALIZAÇÃO
ELENICE SOARES VELASCO
DISSERTAÇÃO
30/08/2024

A distinção acerca dos limites entre o natural e a naturalização dos processos físico-naturais no contexto brasileiro é um desafio crucial no ensino de Geografia Física e este estudo teve como objetivo aprofundar essa discussão estabelecendo a distinção do que é considerado como natural por definição e, discutir o problema da naturalização e a intrínseca relação entre fatores naturais e sociais. Tais limites foram definidos na perspectiva da Educação Geográfica no ensino de Geografia Física na Educação Básica em que o “Almanaque para o ensino das temáticas físico-naturais no 6º ano do Ensino Fundamental II – ano finais: entre o natural e a naturalização” foi produzido como um recurso paradidático que trouxe como possibilidade o ensino para além da forma tradicional, exigindo do professor estratégias pedagógicas e novas posturas para o ensino de Geografia. Além da verificação dos conceitos e temáticas físico-naturais da Geografia Física que aparecem com maior frequência no material didático do 6º ano, com enfoque nas escolas do município de Itiquira no Estado de Mato Grosso, a metodologia empregada combinou ainda a revisão bibliográfica para fundamentação teórica e conceitual da dissertação. A análise dos materiais didáticos evidenciou a necessidade de uma abordagem mais crítica e contextualizada das temáticas físico-naturais no ensino da Geografia Física. A partir dos resultados desta pesquisa é possível afirmar que o Almanaque é uma ferramenta versátil e eficaz que promoveu o desenvolvimento de habilidades necessárias na consolidação do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, bem como contribuiu na prática pedagógica para um ensino de Geografia Física mais crítico e significativo que seja capaz de promover a formação de cidadãos mais conscientes e autônomos.

Ensino de Geografia Física;Natural x naturalização;Almanaque pedagógico;Pensamento espacial;Raciocínio geográfico
The distinction between the limits of natural and naturalized physical-natural processes in the Brazilian context is a crucial challenge in teaching Physical Geography. This study aimed to deepen this discussion by establishing the distinction between what is considered natural by definition and to discuss the problem of naturalization and the intrinsic relationship between natural and social factors. These limits were defined from the perspective of Geographic Education in the teaching of Physical Geography in Basic Education, where the "Almanac for teaching physical-natural themes in the 6th grade of Elementary School - final years: between the natural and naturalization" was produced as a supplementary resource that brought the possibility of teaching beyond the traditional form, demanding from the teacher pedagogical strategies and new postures for teaching Geography. In addition to verifying the concepts and physical-natural themes of Physical Geography that appear most frequently in the didactic material of the 6th grade, with a focus on schools in the municipality of Itiquira in the state of Mato Grosso, the methodology employed also combined a literature review for theoretical and conceptual foundation of the dissertation. The analysis of the didactic materials evidenced the need for a more critical and contextualized approach to physical-natural themes in the teaching of Physical Geography. Based on the results of this research, it is possible to affirm that the Almanac is a versatile and effective tool that promoted the development of necessary skills in the consolidation of spatial thinking and geographical reasoning, as well as contributed to pedagogical practice for a more critical and significant teaching of Physical Geography that can promote the formation of more conscious and autonomous citizens.
Teaching Physical Geography;Natural x naturalization;Pedagogical almanac;Spatial thinking;Geographic reasoning
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75
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
_Texto pós defesa_Dissertação Elenice.docx (1).pdf

Contexto

Ensino de Geografia
1- SABERES E CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR
-

Banca Examinadora

CAMILA RIBOLI RAMPAZZO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES Docente - PERMANENTE
CAMILA RIBOLI RAMPAZZO Docente - PERMANENTE
LINDBERG NASCIMENTO JUNIOR Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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