• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE (42002010169P3)
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OS ELEMENTOS DO MAPA COM UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DA GAMIFICAÇÃO
JULIANA DUTRA FERREIRA
DISSERTAÇÃO
27/08/2024

Atualmente, um dos maiores desafios encontrados pelos docentes é engajar os estudantes para participar das atividades propostas em sala de aula, o que tem relação direta com a aprendizagem. Definir qual estratégia pedagógica utilizar para mediar as aulas torna-se, portanto, fundamental. Diante desse desafio, esta dissertação propôs e desenvolveu uma sequência didática para aulas de Geografia utilizando a gamificação, visando colaborar na compreensão dos elementos do mapa. Esse foi o objetivo geral. Os objetivos específicos foram: compreender o conceito de gamificação, analisar se a utilização de atividades gamificadas potencializa a compreensão dos elementos do mapa no 7º ano com o objetivo de recomposição da aprendizagem e identificar como a gamificação pode contribuir no ensino de Geografia. As atividades foram desenvolvidas em setembro de 2023 em uma escola pública de Primavera do Leste/MT, com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. A sequência didática contou com 10 encontros, totalizando 13 aulas de 55 minutos cada, e teve a participação de 18 estudantes, divididos em equipes de três integrantes. Para a compreensão da gamificação e o planejamento das atividades, foram utilizados documentos e autores como a BNCC (2018), DRC/MT (2018), Alves (2015), Mattar (2018), Eugenio (2020) e Sanches (2021). A análise dos resultados obtidos revelou a contribuição da gamificação no trabalho didático-pedagógico com os elementos do mapa no ensino de Geografia. Observou-se que a gamificação pode ser vista como uma estratégia viável no desenvolvimento das aulas de Geografia, desde que não seja interpretada como a solução de todos os desafios ligados ao ato de ensinar. Os alunos participaram ativamente e se engajaram na realização das missões, especialmente naquelas em que o feedback era instantâneo. Os resultados da sequência didática foram positivos: considerando as 12 missões propostas e o quantitativo dos estudantes, a média de realização das missões foi de 10,73 por estudante, o que representou um engajamento de 89,42%, mesmo com algumas ausências ao longo da sequência didática. Alguns desafios foram encontrados durante o desenvolvimento das atividades, tais como estudantes com dificuldades de aprendizagem, uma onda de calor que exigiu alterações no planejamento inicial, tempo para planejar e sistematizar os resultados obtidos e a falta de conhecimento prévio sobre o rendimento dos estudantes, pois o contato com a turma ocorreu durante a realização da pesquisa. Após analisar os desafios e resultados, fica o convite para experimentar a gamificação nas aulas de Geografia, possibilitando diversificar as estratégias pedagógicas, trabalhar os objetos de conhecimento e desenvolver habilidades previstas no currículo.

Sequência didática;Gamificação;Ensino de Geografia;Elementos do mapa;Metodologia ativa
Currently, one of the biggest challenges teachers face is getting students to participate in the activities proposed in the classroom, which is directly related to learning. Defining which pedagogical strategy to use to mediate lessons is therefore essential. Faced with this challenge, this dissertation proposed and developed a didactic sequence for Geography classes using gamification, with the aim of collaborating in the understanding of map elements. This was the general objective. The specific objectives were: to understand the concept of gamification, to analyse whether the use of gamified activities enhances the understanding of map elements in Year 7 with the aim of recomposing learning and to identify how gamification can contribute to the teaching of Geography. The activities were carried out in September 2023 in a public school in Primavera do Leste/MT, with a 7th grade class. The didactic sequence consisted of 10 meetings, totalling 13 lessons of 55 minutes each, with the participation of 18 students, divided into teams of three. Documents and authors such as the BNCC (2018), DRC/MT (2018), Alves (2015), Mattar (2018), Eugenio (2020) and Sanches (2021) were used to understand gamification and plan the activities. Analysing the results revealed the contribution of gamification in didactic-pedagogical work with map elements in Geography teaching. It was observed that gamification can be seen as a viable strategy in the development of Geography lessons, as long as it is not interpreted as the solution to all the challenges linked to the act of teaching. The students actively participated and engaged in carrying out the missions, especially those in which feedback was instantaneous. The results of the didactic sequence were positive: considering the 12 missions proposed and the number of students, the average number of missions completed was 10.73 per student, which represented an engagement of 89.42 per cent, even with some absences throughout the didactic sequence. Some challenges were encountered during the development of the activities, such as students with learning difficulties, a heatwave that required changes to the initial planning, time to plan and systematise the results obtained and a lack of prior knowledge about the students' performance, since contact with the class took place during the research. After analysing the challenges and results, I would like to invite you to try gamification in Geography classes, making it possible to diversify teaching strategies, work on knowledge objects and develop the skills provided for in the curriculum.
Didactic sequence;Gamification;Geography teaching;Map elements;Active methodology
1
97
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Juliana Dutra Ferreira.pdf

Contexto

Ensino de Geografia
2- FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
-

Banca Examinadora

ALEX TORRES DOMINGUES
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES Docente - PERMANENTE
VALDIR ADILSON STEINKE Docente - PERMANENTE
ALEX TORRES DOMINGUES Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.14
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer