• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Do Lugar ao Não-Lugar: A Formação Humana em Tempos de Deslugarização
MATEUS CAMPOS DI PANIGAI OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
18/12/2024

Esta dissertação tem o objetivo de examinar a conjuntura educacional do Brasil, analisando suas premissas teóricas a partir do movimento de reformas educacionais e o giro neoliberal ocorrido nos anos de 1990. A presente hipótese sugere que as reformas educacionais aprofundaram a desigualdade social no país produzindo um não-lugar (e deslugarização) da formação humana. Trata-se, portanto, de um fenômeno intrinsicamente relacionado com a totalidade neoliberal capitalista, na medida em que foram incorporadas, de maneira crescente, elementos de gestão empresarial em função da agenda de ofensiva burguesa que reconfigura suas necessidades pedagógicas para reprodução dos novos parâmetros de acumulação capitalista. O texto é dividido em três partes: primeiro, será realizada uma reflexão a partir do conceito de lugar e não-lugar com o objetivo de inventariar os principais conceitos analíticos que constituem a deslugarização da formação humana. Em seguida, me debruço sobre o início da conjuntura neoliberal do Brasil, buscando retratar suas principais prerrogativas e transformações da forma-conteúdo do processo formativo. Por último, como conclusão, retrato com autores relacionados a crítica da Pedagogia das Competências, algumas das consequências e da forma como o projeto educacional vem efetivando a deslugarização educacional.

formação humana;não-lugar;neoliberalismo e educação
The aim of this dissertation is to examine the educational situation in Brazil, analyzing its theoretical premises based on the educational reform movement and the neoliberal turn that took place in the 1990s. This hypothesis suggests that educational reforms have deepened social inequality in the country, producing a dislocation of human formation. It is, therefore, a phenomenon intrinsically related to the neoliberal capitalist totality, to the extent that elements of business management have been increasingly incorporated as a result of the bourgeois offensive agenda that reconfigures its pedagogical needs to reproduce the new parameters of capitalist accumulation. The text is divided into three parts: first, I will reflect on the concept of place and non-place in order to list the main analytical concepts that constitute the dislocation of human formation. Next, I look at the beginning of the neoliberal conjuncture in Brazil, seeking to portray its main prerogatives and transformations in the form-content of the training process. Finally, as a conclusion, I use authors related to the critique of the Pedagogy of Competencies to portray some of the consequences and the way in which the educational project has been affecting educational dislocation.
human formation;non-place;neoliberalismo and education
1
85
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Mateus Campos.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

Banca Examinadora

ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIO PIRES SIMAO Docente - PERMANENTE
EDUARDO JOSE PEREIRA MAIA Participante Externo
ASTROGILDO LUIZ DE FRANCA FILHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer