• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE (42002010169P3)
AULA AO AR LIVRE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM HORTA E PLANTAS ORGÂNICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
THIAGO BALBINO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
06/05/2024

A troca de informações entre o ser humano e o meio que o cerca acontece em diversas vertentes sociais e campos de conhecimento, neste rol se inclui o mundo vegetal. Entre as diversas possibilidades de uso dos vegetais, destacam-se os tratamentos terapêuticos fitoterápicos e a utilização na alimentação da população. Sendo assim, é importante levar para a escola a experiência na produção, execução, cuidados e benefícios da horta para a comunidade, possibilitando às/aos estudantes participarem de todas as etapas de construção de uma horta, em uma perspectiva interdisciplinar. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é “analisar uma sequência didática com inclusão de produção de horta suspensa, com pressupostos da Educação Ambiental na disciplina de Geografia em uma escola pública do município de Rondonópolis/MT”. Como objetivos específicos, elencaram-se os seguintes: relacionar as habilidades da BNCC com os pressupostos da Educação Ambiental; desenvolver e aplicar uma sequência didática; avaliar a consolidação da aprendizagem dos estudantes a partir da sequência didática. Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem qualitativa, na forma de pesquisa ação, que apresenta uma Sequência Didática. As atividades propostas foram desenvolvidas na Escola Estadual José Salmen Hanze, localizada no bairro Vila Salmen, na cidade de Rondonópolis/MT, no ano de 2023, envolvendo duas turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental, totalizando 49 alunas/os, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Os resultados indicam que a sequência didática propiciou a interdisciplinaridade na escola e a horta - como uma ferramenta pedagógica - auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades em conteúdos como responsabilidade ambiental, alimentação saudável, solo, água, plantas, entre outros que incluem as premissas da educação ambiental, responsabilidade ambiental, alimentação saudável entre outros. Além disso, a partir da SD com as turmas, proporcionaramse diferentes experiências para as/os estudantes, seja pessoal, coletivo e de conhecimento no processo ensino aprendizagem, trazendo-lhes reflexões e maior consciência social e ambiental.

Educação Ambiental;Alimentação Saudável;Horta na escola;Plantas Medicinais
The exchange of information between human beings and their surroundings takes place in various social areas and fields of knowledge, including the plant world. Among the various possible uses of plants, we highlight therapeutic herbal treatments and their use in people's diets. It is therefore important to bring experience in the production, execution, care and benefits of a vegetable garden to the community, enabling students to take part in all the stages of building a vegetable garden from an interdisciplinary perspective. Given this, the general objective of this study is to "analyze a didactic sequence in the form of a school garden, with the assumptions of Environmental Education in the subject of Geography in a public school in the municipality of Rondonópolis/MT". This research is based on a qualitative approach, in the form of action research, which presents a Didactic Sequence. The proposed activities were developed at the José Salmen Hanze State School, located in the Vila Salmen neighborhood, in the city of Rondonópolis/MT, in the year 2023, involving two 6th grade classes, totaling 49 students, aged between 10 and 14. The results indicate that the didactic sequence promoted interdisciplinarity in the school and the vegetable garden as a pedagogical tool, helps in the development of skills and abilities in contents such as environmental education, environmental responsibility, healthy eating, among others. In addition, the DS with the classes provided different experiences for the students, whether personal, collective or in terms of knowledge in the teaching-learning process, bringing them reflections and greater social and environmental awareness.
Teaching Geography;Teaching Sequence;Healthy eating;Vegetable garden at school
1
58
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
TRABALHO FINALIZADO + Ficha Catalográfica. (2).pdf

Contexto

Ensino de Geografia
1- SABERES E CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR
-

Banca Examinadora

MARA ALINE DOS SANTOS RIBEIRO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARA ALINE DOS SANTOS RIBEIRO Docente - COLABORADOR
VERA LUCIA FREITAS MARINHO Docente - COLABORADOR
JOSE FLAVIO RODRIGUES SIQUEIRA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer