A troca de informações entre o ser humano e o meio que o cerca acontece em diversas vertentes
sociais e campos de conhecimento, neste rol se inclui o mundo vegetal. Entre as diversas
possibilidades de uso dos vegetais, destacam-se os tratamentos terapêuticos fitoterápicos e a
utilização na alimentação da população. Sendo assim, é importante levar para a escola a
experiência na produção, execução, cuidados e benefícios da horta para a comunidade,
possibilitando às/aos estudantes participarem de todas as etapas de construção de uma horta,
em uma perspectiva interdisciplinar. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é “analisar uma
sequência didática com inclusão de produção de horta suspensa, com pressupostos da Educação
Ambiental na disciplina de Geografia em uma escola pública do município de
Rondonópolis/MT”. Como objetivos específicos, elencaram-se os seguintes: relacionar as
habilidades da BNCC com os pressupostos da Educação Ambiental; desenvolver e aplicar uma
sequência didática; avaliar a consolidação da aprendizagem dos estudantes a partir da sequência
didática. Trata-se de uma pesquisa ancorada na abordagem qualitativa, na forma de pesquisa
ação, que apresenta uma Sequência Didática. As atividades propostas foram desenvolvidas na
Escola Estadual José Salmen Hanze, localizada no bairro Vila Salmen, na cidade de
Rondonópolis/MT, no ano de 2023, envolvendo duas turmas dos 6º anos do Ensino
Fundamental, totalizando 49 alunas/os, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Os resultados
indicam que a sequência didática propiciou a interdisciplinaridade na escola e a horta - como
uma ferramenta pedagógica - auxilia no desenvolvimento de competências e habilidades em
conteúdos como responsabilidade ambiental, alimentação saudável, solo, água, plantas, entre
outros que incluem as premissas da educação ambiental, responsabilidade ambiental,
alimentação saudável entre outros. Além disso, a partir da SD com as turmas, proporcionaramse diferentes experiências para as/os estudantes, seja pessoal, coletivo e de conhecimento no
processo ensino aprendizagem, trazendo-lhes reflexões e maior consciência social e ambiental.