• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
GEOGRAFIA (31004016062P2)
Geografia e questões epistemológicas: a totalidade homem-meio e a superação do arquétipo N-H-E
RENATA DA SILVA FERNANDES SILVA
DISSERTAÇÃO
19/12/2022

O modelo de sítio-situação estrutura N-H-E é o padrão de ciência que no correr do século XX se consolida como discurso geográfico em todo o mundo. Forma de acomodação destinada a impedir ou minimizar a pulverização fragmentária que contém dentro de si mesmo, esse modelo se sustenta, todavia, numa espécie de arquétipo que vem das fundações originárias da Geografia (Moreira, 2014, p. 57). É sabido que a Geografia nasce para atender aos governos e parece que assim tem permanecido até os dias atuais, uma vez que seus conteúdos muito pouco levam à transformação dos alunos no que diz respeito aos seus entendimentos sobre os que são repassados em sala de aula. Essa forma estrutural do saber fragmentado e arquetípico na Geografia, intitulado pelo autor Ruy Moreira como N-H-E, tem se materializado em Currículos e Livros didáticos por séculos, contribuindo incisivamente para a perda do objeto de estudo da disciplina ao longo dos séculos. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo, delinear a trajetória do arquétipo N-H-E na geografia desde Estrabão e Ptolomeu até os dias atuais, balizada pelo autor Ruy Moreira, bem como apresentar as perspectivas de arquétipo pelo autor, desde o lançamento na década de 1980 do texto: Geografia, ecologia, ideologia: a “Totalidade Homem-Meio” Hoje até o texto do ano de 2019 intitulado: A torre, o palimpsesto e a expropriação: olhando Tricart, Ab’Saber e Quaini pelos olhos da totalidade homem-meio. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico das obras do autor Ruy Moreira nos últimos quarenta anos, ao que tange o arquétipo em suas distintas reflexões acerca do assunto. O arquétipo N-H-E, é considerado um modelo classificatório que tem se mantido sob o modelo de fragmentação das partes pertencentes a um todo, bem como o “engavetamento” dos elementos da tríade por muitos séculos. A partir da evolução do pensamento geográfico permeado por pesquisas e diálogos ao longo do tempo, o N-H-E neste trabalho, será entendido como uma forma estrutural de se apresentar que se materializa principalmente em alguns livros didáticos que são utilizados no país. Como forma, seus elementos (Natureza, Homem e Economia) mesmo que atendam à uma estrutura, estão dispostos pela compartimentação e fragmentação que a classificação tem oferecido. Após a realização desta dissertação os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que através dos diálogos e reflexões do autor, uma categoria será proposta como um eixo estrutural dos elementos da tríade podendo minimizar os impactos do arquétipo visto atualmente como modelo classificatório, e aqui tratado como modelo estrutural para a geografia enquanto ciência dos dias atuais.

N-H-E;Ruy Moreira. Ensino de Geografia. Geografia. Epistemologia geográfica.
The site-situation model N-H-E structure is the standard of science that in the course of the 20th century is consolidated as a geographic discourse all over the world. A form of accommodation designed to prevent or minimize the fragmentary spraying that it contains within itself, this model is based, however, on a kind of archetype that comes from the original foundations of Geography (Moreira, 2014, p. 57). It is known that Geography was born to serve governments and it seems that it has remained so until the present day, since its contents very little lead to the transformation of students with regard to their understandings about what is passed on in the classroom. This structural form of fragmented and archetypal knowledge in Geography, titled by the author Ruy Moreira as N-H-E, has been materialized in Curricula and Textbooks for centuries, incisively contributing to the loss of the discipline's object of study over the centuries. Therefore, the research aims to outline the trajectory of the N-H-E archetype in geography from Strabo and Ptolemy to the present day, marked out by the author Ruy Moreira, as well as to present the perspectives of the archetype by the author, since the launch in the 1980s of the text: Geography, ecology, ideology: the “Middle-Man Totality” Today until the text of the year 2019 entitled: The tower, the palimpsest and expropriation: looking at Tricart, Ab'Saber and Quaini through the eyes of the middle-man totality. The methodology used was the bibliographical survey of the works of the author Ruy Moreira in the last forty years, regarding the archetype in his different reflections on the subject. The N-H-E archetype is considered a classificatory model that has been maintained under the model of fragmentation of the parts belonging to a whole, as well as the “shelving” of the elements of the triad for many centuries. From the evolution of geographic thought permeated by research and dialogues over time, the N-H-E in this work will be understood as a structural way of presenting itself that materializes mainly in some textbooks that are used in the country. As a form, its elements (Nature, Man and Economy) even if they meet a structure, are arranged by the compartmentalization and fragmentation that the classification has offered. After carrying out this dissertation, the results obtained were satisfactory, since through the author's dialogues and reflections, a category will be proposed as a structural axis of the elements of the triad, being able to minimize the impacts of the archetype currently seen as a classificatory model, and treated here as structural model for geography as a modern-day science.
N-H-E;Ruy Moreira. Teaching Geography. Geography. Geographical epistemology
1
101
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Renata da Silva Fernandes Silva.pdf

Contexto

PROD. SOC. DO ESPAÇO: NAT., POL. E PROC. FORM.EM GEOGRAFIA
ENSINO DE GEOGRAFIA
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO, PESQUISA E INFORMAÇÃO SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA (CEDIPE-GEO)

Banca Examinadora

CHARLLES DA FRANCA ANTUNES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CHARLLES DA FRANCA ANTUNES Docente - PERMANENTE
MARCOS ANTONIO CAMPOS COUTO Docente - PERMANENTE
JANEIDE BISPO DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.11
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer