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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA FORMAÇÃO OMNILATERAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
TATIANA MOREIRA COSTA
DISSERTAÇÃO
17/12/2024

O Ensino Médio Integrado visa formar cidadãos capazes de compreender a realidade e o mundo do trabalho de maneira abrangente e proporcionar uma formação omnilateral. Nesse contexto, a inclusão de temas relacionados à Educação Alimentar e Nutricional (EAN) destaca-se como um elemento essencial para essa formação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a inserção da EAN como tema transversal no Curso Técnico Integrado em Alimentos do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e sua contribuição na formação omnilateral. A pesquisa, de abordagem quali-quantitativa e caráter descritivo, foi realizada no IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, com foco no Curso Técnico Integrado em Alimentos. Realizou-se a análise do Projeto Pedagógico do Curso, bem como a aplicação de questionário com os docentes e discentes. Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos, a investigação destacou a importância da abordagem da EAN no currículo, enfatizando sua contribuição para a formação integral e crítica dos estudantes. Apesar da presença de conteúdos relacionados à alimentação no curso, observou-se que a abordagem pedagógica dessa temática permanece limitada, restringindo-se predominantemente aos aspectos biológicos. Essa abordagem fragmentada resulta em lacunas no conhecimento dos discentes sobre alimentação saudável. Nesse sentido, foi desenvolvido um material didático contextualizado, em formato de vídeo animado, voltado à informação e formação de estudantes da educação básica. Em sua aplicação, o produto educacional demonstrou ser claro, compreensível e adequado ao conteúdo apresentado. No entanto, são necessárias avaliações mais amplas para mensurar seu impacto na formação integral dos estudantes. Conclui-se que as limitações identificadas podem comprometer a formação crítica e reflexiva dos discentes, prejudicando o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais para uma compreensão mais aprofundada e prática da importância da alimentação saudável.

Formação integral;Alimentação saudável;Consciência;Educação Básica;Produto Educacional
The Integrated High School aims to form citizens capable of understanding reality and the world of work in a comprehensive manner, providing an all-around (omnilateral) education. In this context, the inclusion of topics related to Food and Nutrition Education (FNE) stands out as an essential element for this type of education. This research aimed to analyze the inclusion of FNE as a cross-cutting theme in the Integrated Technical Course in Food at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba and its contribution to omnilateral education. The qualitative and quantitative descriptive research was conducted at IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, focusing on the Integrated Technical Course in Food. The analysis involved examining the Pedagogical Project of the Course and administering questionnaires to both teachers and students. Data were analyzed using descriptive statistics and content analysis. Based on the results obtained, the investigation highlighted the importance of addressing FNE in the curriculum, emphasizing its contribution to the comprehensive and critical education of students. Despite the presence of content related to food and nutrition in the course, it was observed that the pedagogical approach to this theme remains limited, predominantly confined to biological aspects. This fragmented approach results in gaps in students' knowledge about healthy eating. In this regard, a contextualized educational material in the form of an animated video was developed, aimed at informing and educating basic education students. Upon implementation, the educational product proved to be clear, understandable, and suitable for the content presented. However, broader evaluations are necessary to measure its impact on students' comprehensive education. It is concluded that the identified limitations may hinder the critical and reflective development of students, compromising the acquisition of essential skills and knowledge for a deeper and more practical understanding of the importance of healthy eating.
Comprehensive training;Healthy eating;Conscience;Basic Education;Educational Product
1
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
TATIANA_Dissertao_com_ficha_catalogrfica.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 5 - Organização do currículo integrado na EPT

Banca Examinadora

PAULA REIS DE MIRANDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE NARVAES DA ROCHA CAMPOS Docente - PERMANENTE
BEATRIZ GONCALVES BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
OLIVIA GONCALVES LEAO COELHO Participante Externo
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DESENHE SEU FUTURO: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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