• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
A Marcha das Margaridas como sujeito educativo e a formação política das margaridas do Maranhão.
ALICE VIEIRA LIMA CAVALCANTE
DISSERTAÇÃO
23/02/2024

A presente dissertação pretende analisar a Marcha das Margaridas (MM), ação estratégica promovida por mulheres do campo, das águas e das florestas, a partir do aspecto da formação política, realizando uma leitura da MM enquanto um sujeito pedagógico. A investigação sobre esta ação, que há mais de 20 anos ocorre sob coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), busca entender como são produzidas esferas de educação política neste processo. Desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas reúne mulheres de todo o Brasil na capital federal, criando um momento de grande visibilidade ao levar as pautas e as bandeiras das Margaridas para o centro do poder político. No entanto, para que esse momento seja possível, os períodos entre as edições são marcados pela preparação nos estados e pela articulação política nacional, realizadas de forma exitosa ao longo de sete edições, de maneira que a mobilização é construída há mais de duas décadas continuamente. É proposta a categoria entre-marchas para dar conta do recorte temporal presente entre uma edição da Marcha e outra. Apresentando como estudo de caso a delegação do Maranhão para a 7ª edição da Marcha das Margaridas, busca-se também compreender de que maneira a formação política mobilizada pela Marcha das Margaridas (MM) incide na formação de Margaridas enquanto sujeito coletivo e de direitos. Para tanto foram utilizados referenciais teóricos sobre o surgimento e a formação de organizações e movimentos de trabalhadores e trabalhadoras rurais aos níveis nacional e estadual, com foco no Maranhão; sobre as pedagogias presentes e mobilizadas no contexto de movimentos sociais e ações coletivas; e sobre a Marcha das Margaridas em si. Foi realizada a leitura e análise de cadernos de textos, documentos, ações e eventos formulados para as últimas duas edições da Marcha das Margaridas, com foco na VII Marcha das Margaridas, ocorrida em 2023 com o lema ―Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver‖. Também foram realizadas entrevistas com mulheres da delegação do Maranhão para a edição de 2023 da Marcha e com a assessora de Mulheres da Contag. Como resultado pôde-se localizar a formação política como uma base fundamental para a luta coletiva engendrada pela Marcha das Margaridas que, enquanto sujeito pedagógico, produz instrumentos de emancipação de sujeitos políticos. Conclui-se que a formação política na Marcha das Margaridas é construída no fazer contínuo dessa ação e que esse formato no fazer contínuo desta ação e que este formato de ação estratégica visibiliza potencialidades de pedagogias que partem de movimentos sociais e ações coletivas.

Marcha das Margaridas;formação política;mulheres trabalhadoras rurais
This dissertation intends to analyze the Marcha das Margaridas (MM), a strategic action promoted by rural women and by water and forest‘s women, from the aspect of political formation, reading the MM as a pedagogical subject. The investigation into this action, which has been carried out for more than 20 years under the coordination of the National Confederation of Agricultural Workers (CONTAG), seeks to understand how spheres of political education are produced in this process. Since 2000, the Margaridas March has brought together women from all over Brazil in the federal capital, creating a moment of great visibility by taking the Margaridas' agendas and flags to the center of political power. However, in order to be possible, the periods between editions are marked by preparation in the states and by a national political articulation, carried out successfully over seven editions, so that the mobilization has been continuously built for more than two decades. The between marches category is proposed to account the time frame present between one edition of the March and another. Presenting as a case study the Maranhão delegation for the 7th edition of the Marcha das Margaridas, we also seek to understand how the political formation mobilized by the Marcha das Margaridas (MM) affects the formation of Margaridas as a collective subject with rights. To this end, theoretical references were mobilized on the emergence and formation of organizations and movements of rural workers at national and state levels, with a focus on the state of Maranhão; about the pedagogies that are present and mobilized in the context of social movements and collective actions; and about the Marcha das Margaridas itself. The reading and analysis of formation booklets of texts, documents, actions and events formulated for the last two editions of the Marcha das Margaridas was carried out, focusing on the VII Marcha das Margaridas, which took place in 2023 with the motto ―For the reconstruction of Brazil and for Good Living ‖. Interviews were also carried out with women from the Maranhão delegation for the 2023 edition of the March and with Contag's women's advisor. As a result, political formation could be located as a fundamental basis for the collective struggle engendered by the Marcha das Margaridas which, as a pedagogical subject, produces instruments for the emancipation of political subjects. It is concluded that the political formation in and at the Marcha das Margaridas is built on the continuous carrying out of this action and that this format of strategic action makes visible the potential of pedagogical approaches that originate from social movements and collective actions.
Marcha das Margaridas;formação política;mulheres trabalhadoras rurais
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Verso_Final.CPDA_Dissertao_de_Mestrado_Alice_Vieira_Lima_Cavalcante (2).pdf

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
ESTUDOS DE CULTURA E MUNDO RURAL
Marcadores Sociais e interseccionalidade: classe, raça, gênero, sexualidade, geração e território

Banca Examinadora

ELISA GUARANA DE CASTRO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
LEONILDE SERVOLO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
BERENICE GOMES DA SILVA Participante Externo
ELISA GUARANA DE CASTRO Docente - COLABORADOR

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer