• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO (31022014005P0)
Educação Presencial
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE PERIÓDICOS INTERNACIONAIS A1 DE 2013 A 2023
LUIZA GABRIELA ARAUJO DA SILVA
DISSERTAÇÃO
06/08/2024

Esta pesquisa analisa um segmento da produção científica internacional sobre aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning, ou PBL) no ensino de ciências. Foram selecionados periódicos referentes ao estrato A1, de acordo com o sistema brasileiro de avaliação de periódicos (Qualis/CAPES, classificação do Quadriênio 2017-2020) da área de Ensino. Dentre estes, periódicos de amplo alcance internacional, em língua inglesa, que contemplam produções referentes ao Ensino de Ciências, Educação Científica, Educação em Ciências, Ensino de Química e Ensino de Matemática. A triagem inicial resultou na seleção de 13 periódicos, todos os quais encontram-se indexados na base de dados Scopus. Diante do conjunto de dados apresentados com todos os artigos referentes aos periódicos selecionados, separamos os artigos que apresentam os termos “Project-Based Learning”, “Project-Based Methodology”, “Project-Based Teaching” e “Project-Based Oriented”. Estes foram submetidos a uma análise bibliométrica usando o pacote Bibliometrix no software de análise estatística R. Os resultados apresentam características da produção científica sobre o PBL referentes aos principais autores, países e afiliações com maior impacto nos estudos analisados, documentos globalmente citados e nuvem de palavras com as palavras mais citadas da produção científica. A discussão de resultados apresenta características sobre aprendizagem baseada em projetos nos processos de ensino e aprendizagem de ciências. O estudo aponta que a maior parte da produção é constituída de artigos de pesquisa e o principal público-alvo é o ensino superior. Na dimensão de análise relacionada a contextos educacionais a maior parte dos artigos foi categorizado em ambientes tradicionais de ensino. Além disso, há ainda uma quantidade significativa de artigos que trazem foco em projetos STEM/STEAM. Esses artigos trazem uma abordagem interdisciplinar que une conceitos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Em sua maioria, os artigos analisados seguem concepções metodológicas com ênfase em características e etapas para implementação da aprendizagem baseada em projetos. Quanto a objetivos, os resultados destacam artigos que visam analisar os impactos da aprendizagem baseada em projetos na educação, apontando os desafios que indicam caminhos para aprofundar as pesquisas da área. Dessa forma, através de uma análise mista de publicações, a pesquisa contribui para impulsionar questionamentos e novos estudos da comunidade científica sobre o tema.

Project-Based Learning;Metodologia baseada em projetos;Aprendizagem baseada em Projetos;Análise Bibliométrica.
This research analyzes a segment of international scientific production on project-based learning (PBL) in science teaching. Journals related to stratum A1 were selected, according to the Brazilian journal evaluation system (Qualis/CAPES, classification for the 2017-2020 Quadrennial) in the area of Teaching. Among these, journals with broad international reach, in English, which include productions related to Science Teaching, Scientific Education, Science Education, Chemistry Teaching and Mathematics Teaching. The initial screening resulted in the selection of 13 journals, all of which are indexed in the Scopus database. Given the set of data presented with all articles related to the selected journals, we separated the articles that present the terms “Project-Based Learning”, “Project-Based Methodology”, “Project-Based Teaching” and “Project-Based Oriented”. These were subjected to bibliometric analysis using the Bibliometrix package in the R statistical analysis software. The results present characteristics of the scientific production on PBL regarding the main authors, countries and affiliations with the greatest impact on the studies analyzed, globally cited documents and a word cloud with the most cited words in the scientific production. The discussion of results presents characteristics on project-based learning in science teaching and learning processes. The study indicates that most of the production consists of research articles and the main target audience is higher education. In the analysis dimension related to educational contexts, most of the articles were categorized in traditional teaching environments. In addition, there is also a significant number of articles that focus on STEM/STEAM projects. These articles bring an interdisciplinary approach that unites concepts from Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. Most of the articles analyzed follow methodological concepts with an emphasis on characteristics and steps for implementing project-based learning. Regarding the objectives, the results highlight articles that aim to analyze the impacts of project-based learning in education, pointing out the challenges that indicate ways to deepen research in the area. Thus, through a mixed analysis of publications, the research contributes to questions and new studies by the scientific community on the subject.
Project-Based Learning;Project-Based Methodology, Project-Based Learning;Bibliometric Analysis.
1
59
PORTUGUES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO_LUIZA GABRIELA ARAUJO_10_12.pdf

Contexto

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
MODELOS E MODELAGEM NO ENSINO STEM

Banca Examinadora

JULIANA MACHADO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIEL GUILHERME GOMES SASAKI Docente - PERMANENTE
JULIANA MACHADO Docente - PERMANENTE
TIAGO VENTURI Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 5

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer