• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE (42002010169P3)
Caminhos para utilização de Metodologias Ativas e Recursos Educacionais Digitais no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental
CRISTIANE JANETE WEYAND DE MESQUITA
DISSERTAÇÃO
27/11/2024

Esta dissertação aborda os caminhos para a utilização de metodologias ativas e recursos educacionais digitais no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Fundamentada em uma revisão de literatura e pesquisa-ação desenvolvida em duas escolas estaduais de Marechal Cândido Rondon (PR), a pesquisa identifica estratégias que fomentam o protagonismo estudantil, a aprendizagem significativa e a integração de tecnologias digitais. São apresentadas seis metodologias ativas – Sala de Aula Invertida, Aprendizado Baseado em Problemas, Aprendizagem Maker, Aprendizagem entre Pares, Storytelling e Rotação por Estações – adaptadas para o ensino de Geografia, com exemplos práticos e resultados observados. O ponto culminante deste trabalho é a elaboração de um Guia que orienta os professores na implementação dessas abordagens, promovendo reflexões sobre a avaliação formativa e o papel do professor como mediador do conhecimento. Os resultados evidenciam que tais metodologias, associadas aos recursos digitais, tornam o ensino mais dinâmico e significativo, contribuindo para a formação integral e crítica dos estudantes.

Ensino de Geografia;Metodologias Ativas;Recursos Educacionais Digitais
This dissertation addresses the ways of using active methodologies and digital educational resources in the teaching of Geography in the final years of Elementary School. Based on a literature review and action research developed in two state schools in Marechal Cândido Rondon (PR), the research identifies strategies that encourage student protagonism, meaningful learning and the integration of digital technologies. Six active methodologies are presented – Flipped Classroom, Problem-Based Learning, Maker Learning, Peer Learning, Storytelling and Station Rotation – adapted for the teaching of Geography, with practical examples and observed results. The culmination of this work is the development of a Guide that helps teachers in the implementation of these approaches, promoting reflections on formative assessment and the role of the teacher as a mediator of knowledge. The results show that such methodologies, associated with the digital resources, make teaching more dynamic and meaningful, contributing to the integral and critical training of students.
Teaching Geography;Active Methodologies;Digital Educational Resources
1
181
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - CRISTIANE JANETE.pdf

Contexto

Ensino de Geografia
1- SABERES E CONHECIMENTOS DA GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Fronteiras e territórios: conceitos e práticas em áreas de insegurança

Banca Examinadora

MARCOS LEANDRO MONDARDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FLAVIANA GASPAROTTI NUNES Docente - PERMANENTE
CAMILA RIBOLI RAMPAZZO Docente - PERMANENTE
BRUNO JOSE RODRIGUES FRANK Participante Externo
MARCOS LEANDRO MONDARDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer