• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
POLÍTICAS E BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma análise da narrativa dos docentes do IF Sudeste MG – Campus Muriaé
ADAIL AMARAL JUNIOR
DISSERTAÇÃO
31/10/2024

Esta pesquisa tem como problemática central analisar de que forma um grupo de professores atuantes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), narra sua representação docente sobre as políticas e bases contemporâneas da EPT, que são o trabalho como princípio educativo, defendido por Ciavatta (2005) e Saviani (2007), que afirmam que a educação deve se basear na formação humana; a formação humana integral ou omnilateral (RAMOS, 2005), que busca eliminar a fragmentação do ensino, que separa o ensino propedêutico do técnico; e a politecnia (SAVIANI, 2002), que envolve a formação completa do aluno. Através do percurso metodológico da Pesquisa Narrativa, analisou as representações de sete docentes. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo. Os dados da pesquisa apontam que os docentes compreendem de forma geral as bases da EPT, no entanto o mesmo não acontece quanto aos estudantes, sendo necessária uma reflexão, divulgação e contribuição para que sejam disseminadas e compreendidas por todos os atores do processo de formação.

Bases;Políticas;Educação Profissional e Tecnológica;Narrativa Docente
This research's central problem is to analyze how a group of teachers working in the context of Professional and Technological Education (EPT) narrates their teaching representation on the contemporary policies and bases of EPT, which are work as an educational principle, defended by Ciavatta (2005) and Saviani (2007), who state that education must be based on human training; integral or omnilateral human formation (RAMOS, 2005), which seeks to eliminate the fragmentation of teaching, which separates preparatory and technical teaching; and polytechnics (SAVIANI, 2002), which involves the complete training of the student. Through the methodological path of Narrative Research, we analyzed the representations of seven teachers. This research is characterized as a qualitative case study. The research data indicate that teachers generally understand the bases of EPT, however the same does not happen for students, requiring reflection, dissemination and contribution so that they are disseminated and understood by all actors in the training process.
Bases;Policies;Professional and Technological Education;Teacher Narrative
1
77
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAO_ADAIL.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT

Banca Examinadora

GABRIEL LUIS DA CONCEICAO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE RONALDO ALVES ARAUJO Participante Externo
GABRIEL LUIS DA CONCEICAO Docente - PERMANENTE
BEATRIS CRISTINA POSSATO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BASES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer