A pandemia da Covid 19 transformou o cenário mundial, que demandou repensar as práticas
educacionais nos espaços escolares, devido à emergên cia do distanciamento social e o
fechamento das escolas. Assim, a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, estabeleceu a base
para o surgimento da modalidade do ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil e, com isso,
milhares de docentes começaram a ensinar em frente a uma tela de computador e, por
conseguinte, os alunos precisaram permanecer nas suas casas, fazendo seus estudos de forma
online . Diante desse contexto, o objetivo geral do presente estudo é mapear os diferentes
modos pelos quais os professores do curso de ensino médio integrado em agroindústria, do IF
Sudeste MG Campus Barbacena, perceberam e experimentaram as (re)significações das suas
práticas docentes no transcorrer do ensino remoto emergencial, e seus impactos nas práxis
docentes no retor no das aulas presenciais. Os métodos de pesquisa utilizados foram a revisão
sistemática e o estudo de caso. O referencial teórico apresentou o modelo abdutivo como a
base para a construção das pré categorias do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram
que, diante dos desafios desconhecidos que emergiram do contexto do ERE, os professores do
curso médio integrado em agroindústria, do IF Sudeste MG Campus Barbacena, precisaram
(re)significar as suas práticas docentes. O acesso à Internet e aos recursos tecnológicos
digitais foram elementos limitantes e limitadores das práticas docentes, o que gerou
desigualdades no contexto do ERE e, consequentemente, podem ter contribuído para o
aumento da evasão escolar. Os dados também demonstraram que a postura pedag ógica de
determinados docentes, mesmo com o uso de TIC’s e TDIC’s, continuou utilizando práticas
tradicionais de ensino. Os professores tiveram dificuldades para implementar práticas
pedagógicas dialógicas e inovadoras nas aulas virtuais. Contudo, o contex to do ERE
proporcionou um período de grande aprendizado que levou os professores a buscar um novo
sentido e (re)significação das suas práticas docentes, que foram utilizadas no retorno das aulas
presenciais com o término do distanciamento social. No que ta nge ao produto educacional, foi
utilizada uma cartilha norteadora para o planejamento, produção, disseminação e avaliação de
videoaula, a qual poderá ser utilizada como um referencial para professores e alunos. A
videoaula foi uma estratégia utilizada para compartilhar os resultados da pesquisa com os
professores do Campus Barbacena.