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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
A (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Um estudo de caso no ensino médio integrado do IF Sudeste MG – Campus Barbacena
NICASSIA FELICIANA NOVOA
DISSERTAÇÃO
31/10/2024

A pandemia da Covid 19 transformou o cenário mundial, que demandou repensar as práticas educacionais nos espaços escolares, devido à emergên cia do distanciamento social e o fechamento das escolas. Assim, a Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020, estabeleceu a base para o surgimento da modalidade do ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil e, com isso, milhares de docentes começaram a ensinar em frente a uma tela de computador e, por conseguinte, os alunos precisaram permanecer nas suas casas, fazendo seus estudos de forma online . Diante desse contexto, o objetivo geral do presente estudo é mapear os diferentes modos pelos quais os professores do curso de ensino médio integrado em agroindústria, do IF Sudeste MG Campus Barbacena, perceberam e experimentaram as (re)significações das suas práticas docentes no transcorrer do ensino remoto emergencial, e seus impactos nas práxis docentes no retor no das aulas presenciais. Os métodos de pesquisa utilizados foram a revisão sistemática e o estudo de caso. O referencial teórico apresentou o modelo abdutivo como a base para a construção das pré categorias do estudo. Os resultados da pesquisa demonstram que, diante dos desafios desconhecidos que emergiram do contexto do ERE, os professores do curso médio integrado em agroindústria, do IF Sudeste MG Campus Barbacena, precisaram (re)significar as suas práticas docentes. O acesso à Internet e aos recursos tecnológicos digitais foram elementos limitantes e limitadores das práticas docentes, o que gerou desigualdades no contexto do ERE e, consequentemente, podem ter contribuído para o aumento da evasão escolar. Os dados também demonstraram que a postura pedag ógica de determinados docentes, mesmo com o uso de TIC’s e TDIC’s, continuou utilizando práticas tradicionais de ensino. Os professores tiveram dificuldades para implementar práticas pedagógicas dialógicas e inovadoras nas aulas virtuais. Contudo, o contex to do ERE proporcionou um período de grande aprendizado que levou os professores a buscar um novo sentido e (re)significação das suas práticas docentes, que foram utilizadas no retorno das aulas presenciais com o término do distanciamento social. No que ta nge ao produto educacional, foi utilizada uma cartilha norteadora para o planejamento, produção, disseminação e avaliação de videoaula, a qual poderá ser utilizada como um referencial para professores e alunos. A videoaula foi uma estratégia utilizada para compartilhar os resultados da pesquisa com os professores do Campus Barbacena.

Formação Docente;Tecnologias;Pandemia Covid 19;Produto Educacional
The COVID 19 pandemic has transformed the global scenario, which has required rethinking educational practices in schools due to the emergence of social distanc ing and school closures. Thus, Ordinance N o . 343, of March 17, 2020, established the basis for the emergence of remote teaching (ERT) modality in Brazil. As a result, thousands of teachers began teaching in front of a computer screen and, consequently, stu dents had to stay at home, studying online. Given this context, the general objective of this study is to map the different ways in which teachers of the high school course integrated in agroindustry, at IF Sudeste MG Barbacena Campus , perceived and expe rienced the (re)significations of their teaching practices during the emergency remote teaching, and their impacts on teaching praxis when in person classes resumed. The research methods used were systematic review and case study. The theoretical framework presented the abductive model as the basis for constructing the study's pre categories. The research results demonstrate that, in view of the unknown challenges that emerged from the context of the ERE, teachers of the integrated high school course in agr oindustry, from IF Sudeste MG Barbacena Campus, needed to (re)signify their teaching practices. Access to the Internet and digital technological resources were limiting and restrictive elements of teaching practices, which generated inequalities in the c ontext of the ERE and, consequently, may have contributed to the increase in school dropout. The data also demonstrated that the pedagogical posture of certain teachers, even with the use of ICTs and TDICs, continued to use traditional teaching practices. Teachers had difficulty implementing dialogic and innovative pedagogical practices in virtual classes. However, the context of the ERE provided a period of great learning that led teachers to seek a new meaning and (re)signification of their teaching pract ices, which were used when in person classes returned with the end of social distancing. Regarding the educational product, a guiding booklet was used for the planning, production, dissemination and evaluation of video classes, which can be used as a refer ence for teachers and students. The video class was a strategy used to share the research results with teachers at the Barbacena Campus
Teacher Training;Technologies;Covid 19 Pandemic;Educational Product
1
201
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertao_-_RESIGNIFICAO_DAS_PRTICAS_DOCENTES_NO_CONTEXTO_DO_ENSINO_REMOT.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Macroprojeto 2- Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT

Banca Examinadora

NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NATALINO DA SILVA DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
PAULA REIS DE MIRANDA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CARTILHA: ROTEIRO NORTEADOR PARA PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO, DISSEMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DE VIDEOAULAS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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Capes UFRN RNP
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