• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE EXPERIMENTOS SOBRE PROPRIEDADES E TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
FRANCISCA FERNANDA JACINTA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
29/06/2018

Muitos pesquisadores da área de ensino buscam entender porque grande parte dos educandos sentem dificuldades em desenvolver as competências e habilidades relacionadas à aprendizagem de Ciências. Muitas pesquisas tentam desenvolver metodologias alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nesse sentido, a utilização de atividades experimentais tem sido vista por muitos pesquisadores como uma ferramenta com potencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem de Ciências. Nesta dissertação investiga-se as possíveis melhoras na aprendizagem dos alunos através da utilização de experimentos trabalhados em sala de aula e em que medida essas atividades contribuem para a construção de conceitos de propriedades e transformações da matéria. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas da Educação Básica, sendo uma de 9º ano do Ensino fundamental e outra do 1º ano do ensino médio e consistiu de observação do participante, aplicação de questionários abertos (pré e pós-teste) e intervenção em sala de aula. Os resultados mostram que houve uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos e que os mesmos conseguiram aumentar o seu nível de cognição com o uso da metodologia realizada.

Aprendizagem significativa;Experimentação;Ensino de química
Many researchers in the field of education seek to understand why a large number of learners find it difficult to develop the skills and abilities related to science learning. Many researches try to develop alternative methodologies to improve the teaching-learning process in the classroom. In this sense, the use of experimental activities has been seen by many researchers as a tool with potential to improve the teaching-learning process of Sciences. In this dissertation we investigate possible improvements in students' learning through the use of experiments in the classroom and to what extent these activities contribute to the construction of concepts of properties and transformations of matter. The research was developed in two classes of Basic Education, one of 9th year of Elementary and another of the 1st year of high school and consisted of observation of the participant, application of open questionnaires (pre and post-test) and intervention in the classroom class. The results show that there was a significant improvement in the students' learning and that they were able to increase their level of cognition with the use of the realized methodology.
Meaningful learning;Experimentation;Chemistry teaching
1
95
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
FRANCISCA FERNANDA JACINTA DA SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
A utilização de atividades experimentais integradas a ambientes virtuais no ensino/aprendizagem de ciências exatas

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBANO OLIVEIRA NUNES Docente - COLABORADOR
ALBINO OLIVEIRA NUNES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer