A pesquisa que resultou neste trabalho foi desenvolvida na Escola Municipal Emília Ramos, na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde buscamos responder a seguinte indagação: Que concepções e práticas pedagógicas de educação ambiental estão presentes no cotidiano do ensino fundamental da Escola Emília Ramos? Na perspectiva de responder a este problema de pesquisa, definimos como objetivo geral, “analisar as concepções e experiências de inserção da educação ambiental presentes na prática pedagógica dos docentes do ensino fundamental (5º ano) da Escola Emília Ramos”. Para compreender este processo da inserção da educação ambiental, utilizamos como procedimento metodológico a observação e entrevista semiestruturada. De um universo de 14 professores, 06 foram entrevistados, seguindo um roteiro de perguntas, que viabilizou o nosso trabalho. A análise dos dados coletados foi feita com o apoio da revisão bibliográfica pautada em autores que discutem a temática, tais como Batista (2017), Carvalho (1995), Layrargues (2000); Lima (2011), Loureiro (2000, 2006, 2012), Guimarães (1995, 2002, 2004) e Torales (2013). Além disto, tomamos por base também a Política Nacional de Educação Ambiental estabelecida pela Lei 9.795/99 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. A partir desses diálogos, foi possível identificar como a educação ambiental está sendo abordada no 5º ano do ensino fundamental
da Escola Municipal Emília Ramos. Além disto, nos permitiu identificar as possibilidades para a abordagem deste tema, junto às necessidades de engajamento e motivação que direcionam as ações, ampliando a sensibilização e a consciência ambiental dos estudantes. Percebemos, ainda, que o ambiente escolar dificulta na reflexão ecológica, nas metodologias e realização das práticas ambientais em sala de aula. Foi possível, por fim, compreender, sobretudo, que a educação ambiental não se refere apenas aos aspectos ecológicos, mas abrange a relação
sociedade e natureza em todos os aspectos. Diante disso, a escola é um ambiente que oportuniza a inclusão da educação ambiental de forma multidisciplinar, assim esta pesquisa proporcionará reflexões e possibilidades dentro da realidade escolar pesquisada.