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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O TRATAMENTO DADO AOS GÊNEROS DISCURSIVOS EM PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO DE PLANOS DE AULA DO PORTAL DO PROFESSOR
CRISTIANA ABRANTES SARMENTO
DISSERTAÇÃO
31/07/2018

Nosso trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado aos gêneros discursivos em planos de aula de Língua Portuguesa que se propõem a trabalhar a análise linguística, disponíveis no site Portal do professor. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011; MEDVIÉDEV, 2016; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2009) sobre linguagem, enunciado e gêneros discursivos. Respaldamo-nos, também, em Faraco (2009), Rodrigues (2001; 2004; 2005), Acosta (2008) e Maieski (2005), que assumem esses pressupostos em seus estudos. Por fim, para tratar de ensino de língua materna, focalizando principalmente a prática de análise linguística, fundamentamo-nos também em Mendonça (2006; 2007), Geraldi (2012), Santos, Riche e Teixeira (2012) e Reinaldo e Bezerra (2013). Quanto à metodologia, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa interpretativa e assume uma abordagem qualitativa O corpus encontra-se constituído de 11 (onze) planos de aula, direcionados a alunos do Ensino Fundamental Final e cada um explora um determinado gênero. As análises nos permitiram constatar que os gêneros privilegiados nos planos de aula, tais como: notícia, editorial, artigo de opinião, carta do leitor, classificados, mito, crônica humorística, cartão postal, horóscopo, relato de experiências vividas e diário, pertencem às esferas: jornalística, literária e cotidiana, as quais se constituem de formas distintas e, por conseguinte, revelam diferentes interesses que se materializam nos gêneros que a elas pertencem. Quanto à forma como são explorados os gêneros nos seus aspectos temáticos, estilísticos e composicionais, percebemos que a abordagem destes se limita muito mais ao estudo da materialidade linguística dos textos-enunciados do que aos sentidos que emanam desses aspectos nas situações reais de enunciação em que os sujeitos fazem uso da palavra. No que se refere aos elementos linguísticos e discursivos explorados nos planos, constatamos um número maior de questões que se detém aos aspectos linguísticos, em detrimento dos aspectos discursivos, apontando, pois para um tratamento de gêneros restrito à localização de informações, uma vez que os textos-enunciados servem mais como pretexto para identificação de elementos linguísticos, dissociados das intenções enunciativas dos autores, do que para viabilizar a compreensão, por parte do aluno, da mobilização desses elementos na produção de sentidos. Tais resultados sinalizam para a necessidade de o professor dispor de embasamento teórico e de se constituir como autor de sua própria prática, para avaliar até que ponto esses planos de aula, que circulam na internet (mais precisamente no Portal do professor) podem contribuir para o ensino e a aprendizagem dos gêneros, sobretudo, em perspectiva discursiva.

Gêneros discursivos;Análise linguística;Planos de aula;Portal do professor
Our study aims to analyse the treatment given to discursive genres in Portuguese Language lesson plans that purport to work on linguistic analysis, available in the site Portal do professor. To this, we support in the assumptions of Bakhtin (BAKHTIN, 2011; MEDVIÉDEV, 2016; BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2009) about language, wording and discursive genres. Embrace also in Faraco (2009), Rao (2001; 2004; 2005), Acosta (2008) and Maieski (2005), who assume these assumptions in their studies. Finally, to address mother-tongue education, focusing primarily the practice of linguistic analysis, we ourselves also in Marin (2006; 2007), Geraldi (2012), Santos, Riche and Teixeira (2012) and Reinaldo and Baloch (2013). As regards the methodology, the work was characterized as an interpretative research and takes a qualitative approach the corpus is made up of 11 (eleven) lesson plans, aimed at elementary school students End and each explores a particular genus. The analysis allowed us to observe that the privileged genres in lesson plans, such as: News, editorial, opinion piece, reader's letter, classified, myth, humorous Chronicle, postcard, horoscope, reports of experiences and daily, belong to the literary and journalistic spheres: everyday, which are distinct forms and, therefore, reveal different interests that materialize in the genres that they belong. How are explored genres in their stylistic and thematic, compositional aspects, we realized that the approach of these limited more to the study of linguistic texts-materiality set out than to the senses that emanate from these aspects in real situations of enunciation in the subjects make use of the word. With regard to linguistic and discursive elements explored in the plans, we can see a larger number of issues holds the linguistic aspects, at the expense of the discursive aspects, pointing to a genus restricted to find information, since the listed texts serve more as a pretext for identifying language elements, separated enunciatively of the authors intentions, than to make the understanding, on the part of the student, the mobilization of these elements in the production of meaning. These results indicate the need for the teacher to have theoretical basis and to be as author of your own practice, to assess the extent to which these lesson plans, which circulate on the internet (more precisely in the teacher's Portal) can contribute to the teaching and learning of the genera, particularly in discursive perspective.
Discursive Genres;Linguistic analysis;Lesson plans;Teacher portal
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
CRISTIANA ABRANTES SARMENTO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - BOLSAS CONCEDIDAS NO ÂMBITO DO ACORDO CAPES/FAPERN 4

Vínculo

-
-
-
Não
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