• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O REGISTRO DOCENTE COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA APRENDIZAGEM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELENICE ALVES PEREIRA
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

O foco deste trabalho está centrado no campo dos registros docentes enquanto ferramenta de acompanhamento da aprendizagem, e consequentemente, como um instrumento avaliativo. Desse modo, temos como objetivo geral: Analisar como se dá o processo de acompanhamento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental, com foco no registro docente como ferramenta pedagógica. Assim sendo, os aportes teórico-metodológicos estão embasados pela pesquisa qualitativa. A construção dos dados que constituem o corpus de análise tem como lócus uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Pau dos Ferros/RN, e como sujeitos três professoras da referida instituição, sendo que, duas delas trabalham no último ano da Educação Infantil e, a terceira, no primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, os dados foram construídos a partir da aplicação de um questionário com as professoras, bem como da análise dos relatórios individuais dos alunos, elaborados por elas. Os resultados encontrados revelam que a elaboração dos registros docentes ainda acontece de forma burocrática, de maneira superficial que, muitas vezes, não dão conta de acompanhar a aprendizagem dos alunos, promovendo uma quebra durante a transição dos ciclos, acrescida da falta de periodicidade e continuidade nos relatos dos professores, pois se configuram apenas como descrições do processo de escolarização e apresentam apenas algumas reflexões dos professores acerca da prática docente e das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o processo de aprendizagem.

Registros docentes;Acompanhamento da aprendizagem;Avaliação;Anos Iniciais
This work’s focus is centered on the teaching records field as an instrument for monitoring learning and, consequently, as an evaluation one. Therefore, we have as general aim: analyze how is the monitoring process of children's learning at the Kindergarten in the First Year of Elementary School, focusing on the teaching register as a pedagogical instrument. Thus, the theoretical and methodological contributions are grounded by qualitative research. The data construction that constitutes the corpus of analysis has as locus a public school situated in Pau dos Ferros city/RN; as participants, three teachers who works in that school, being that, two of them work in the last year of Early Childhood Education, and the third one, in the First Year of Elementary School. Thereby, the data were constructed from the application of a questionnaire with the teachers, as well as from the analysis of the students’ individual reports, elaborated by them. The results show that the elaboration of teaching records still happens in a bureaucratically and superficially way, and sometimes they are not enough to accompany the students’ learning, promoting a break during the cycles’ transition, together with a lack of periodicity and continuity in teachers' reports, because they are only described as descriptions of the schooling process and present only some teachers’ reflections about teaching practice and difficulties faced by students during the learning process.
Teaching registries;Learning Monitoring;Evaluation;Early Years
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
ELENICE ALVES PEREIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Da educação infantil ao ensino fundamental: análise do acompanhamento da aprendizagem discente com foco na avaliação diagnóstica

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer