• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A ARGUMENTAÇÃO DURANTE UMA AULA EXPERIMENTAL DE CINÉTICA QUÍMICA: ESTUDO PROBLEMATIZADOR SOBRE A CONSERVAÇÃO DA CARNE
CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS
DISSERTAÇÃO
26/04/2019

As relações que permeiam o lócus escolar encontram-se repletas de interações que visam a elaboração de saberes científicos, entretanto nesse cenário de constituição do saber ecoam diversas vozes. Tendo em vista esse objeto e sua complexidade, a presente dissertação teve por objetivo, analisar como os propósitos e as ações do professor desenvolvem a argumentação dos alunos durante uma sequência de aulas dialógicas que contempla a discussão dos conhecimentos prévios dos discentes e posteriormente os resultados de uma atividade experimental. Para caracterizar a articulação do professor foi utilizada a ferramenta analítica “propósitos epistêmicos para promoção da argumentação” de Sasseron (2013) com aprimoramentos de Ferraz (2015), ao passo que utilizou-se do layout de Toulmin (TAP) (2006) e dos tipos de operações epistemológicas de Jiménez-Aleixandre, Rodríguez e Duschl (2000) para identificar respectivamente, os elementos, a estrutura e as operações efetuadas pelo alunado. A fonte de dados dessa pesquisa consistiu em registros extraídos de uma aula que abordou o conteúdo de cinética química através da discussão do processo de conservação da carne. A análise desse momento caracterizou diferentes tipos de argumentos construídos pelos alunos e sua estrutura, que possibilitaram desvelar como estes foram favorecidos pelo professor. O que nos permitiu concluir, que a articulação docente é imprescindível para a construção de situações argumentativas nas aulas experimentais. Haja visto, a necessidade da retomada de ideias, de evidencias, e da problematização acerca do objeto investigado pela comunidade em sala de aula.

Argumentação no Ensino de Químic;. Cinética Química;Experimentação Problematizadora;Conservação da Carne
The relationships that permeate school locus are full of interactions that aim to elaborate on scientific knowledge. However, in this scenario of knowledge formation, a lot of talking points are raised. In view of this object and its complexity, this dissertation aims to analyze how teacher’s purposes and actions develop students' arguments. This research data source is consisted of registries extracted from an experimental class that approached the chemical kinetics content through the discussion of the meat conservation process. To characterize teacher's articulation, an analytical instrument was used: "epistemic purposes to promote argumentation" by Sasseron (2013), with improvements by Ferraz (2015); whereas the Toulmin (TAP) (2006) layout and types of epistemological operations of Jiménez-Aleixandre, Rodríguez and Duschl (2000) were used to identify, respectively, elements, structure and operations carried out by students. This analysis characterized different types of arguments constructed by students and their structure, which made it possible to reveal how they were favored by the teacher. This allowed us to conclude that pedagogical articulation is essential for construction of argumentative situations in experimental classes. Considering the necessity of ideas’ resumption, evidence, and problematization about the object investigated by community in the classroom.
Argumentation in Teaching Chemistry;Chemical Kinetics;Problematic Experimentation;Meat Conservation
1
158
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
CAZIMIRO DE SOUSA CAMPOS.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começa dentro da escola

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE
NATIELI PIOVESAN Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer