O trabalho intitulado O ensino de História a partir das fontes históricas: possibilidades e limites de uma aprendizagem histórica analisa o ensino de História desenvolvido por uma professora da turma do 5º ano, do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tem por objetivo investigar como a docente desenvolve o processo de ensino da História na utilização das fontes históricas e sua relação com a aprendizagem histórica. Na investigação, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental e da abordagem qualitativa com o estudo do tipo etnográfico, que possibilitou não apenas descrever as aulas, mas também interpretá-las. A construção dos dados ocorreu por meio da observação participante, de um questionário aberto e da análise do livro didático de História. O aporte teórico se deu através de uma revisão de literatura em autores como: Hipolide (2009), Schmidt e Cainelli (2009), Schmidt (2008-2009), Ferreira e Franco (2009), Brodbeck (2009), Cano (2012), Fonseca (2009, 2003), Pinsky e Pinsky (2010), Rüsen (2001, 2007, 2011, 2012), Cainelli (2006, 2008, 2009, 2010), Caimi (2008, 2014, 2015), Bittencourt (1996, 2005, 2008, 2010, 2011), Azevedo (2010a, 2010b), Azevedo e Lima (2011), Azevedo e Stamatto (2010), Schmidt e Urban (2016), BRASIL (1997, 1998), Bernardo (2010) e dentre outros. Como resultado, constatou-se que o ensino de História desenvolvido pela professora se utilizou de fontes históricas, como textos informativos, imagens, dicionário de Língua Portuguesa, depoimentos orais e principalmente do livro didático. O trabalho com essas fontes foi marcado pela exposição oral da docente e pelo apego ao livro didático, cuja preocupação central do ensino ainda é a transmissão de informações. O livro didático analisado favorece a aprendizagem histórica do aluno na medida em que demonstra uma preocupação com a participação ativa dele, apresenta situações diversas onde a capacidade de opinar, comparar, refletir, argumentar e descrever são constantemente trabalhadas, incentivada e aguçada, e estabelece um diálogo do aluno com os textos, às ilustrações e às atividades. O trabalho da professora com as fontes históricas não favoreceu nem contribuiu para a aprendizagem histórica dos alunos, uma vez que estabeleceu uma relação de distanciamento com esse tipo de aprendizagem; o ensino desenvolvido não estimulou nem explorou adequadamente a construção de sentido do conhecimento histórico, a capacidade de entender que a história pode ser apresentada a partir de múltiplas visões, e com isso construir sua própria interpretação para os fatos históricos, e a capacidade de transformar as informações em conhecimento. Há, portanto, a necessidade de repensar esse ensino e de implementar em sala de aula atividades e estratégias diversificadas e inovadoras, capazes de contribuir para uma formação histórica crítica, reflexiva, problematizadora e autônoma.