O trabalho “A temática ambiental na Infância: concepções docentes e práticas pedagógicas
desenvolvidas em uma unidade de Educação Infantil no município de Mossoró-RN” constituise
de pesquisa desenvolvida com objetivo geral de analisar as concepções docentes e as práticas
pedagógicas de educação ambiental que são desenvolvidas em uma unidade de Educação
Infantil no município de Mossoró-RN. A Educação Infantil corresponde ao estágio inicial da
escolarização, em que se inicia o processo de formação do ser humano, por meio da educação
formal correspondendo à primeira fase da educação básica. O desenvolvimento dessa
investigação de abordagem qualitativa, partiu-se inicialmente da realização de uma pesquisa
documental do Projeto Político Pedagógico da unidade, com a finalidade de identificar se
estavam contemplados no planejamento da unidade referida os objetivos para promover ações
educativas de sensibilização das crianças para a problemática ambiental. Em seguida, foi
realizada uma entrevista com quatro docentes sobre a compreensão delas diante da importância
da educação ambiental. No momento seguinte fez-se observação in loco para identificar as
estratégias desenvolvidas na unidade. As crianças envolvidas nessa investigação, tinham a
idade entre 4 e 5 anos. Considerando que a Educação Infantil visa construir a base necessária
para a formação do ser humano, a educação ambiental ao ser incluída desde esse período,
proporciona às crianças o desenvolvimento enquanto sujeitos partícipes de uma sociedade que
necessita de mudanças individuais e coletivas para promoção de uma cidadania socioambiental.
Assim, a sensibilização é o elemento preponderante desse processo, posto que a partir do olhar
com sensibilidade o ser humano passa a conhecer e intervir significativamente em seu meio. A
temática estudada aprofunda-se a partir de leituras de autores que abordam o tema ambiental,
como também o desenvolvimento infantil, dentre os quais: Guimarães, (2015), Reigota, (2014),
Loureiro e Torres, (2014), Loureiro, (2012), Carvalho, (2012), esses versam sobre a educação
ambiental; Kramer e Leite, (2003), Angotti, (2014), Vigotski, (2007 e 2008), Rousseau, (2004),
Palangana, (2015), que fazem uma abordagem a respeito da Educação Infantil. No decorrer
dessa investigação, percebe-se a importância da prática para a educação ambiental ser
desenvolvida na Educação Infantil, para a compreensão desde a infância da necessidade de se
preservar o meio ambiente para a qualidade de vida de todos os seres em geral. Observa-se que
no desenvolvimento das ações educativas as docentes pesquisadas procuram estabelecer
relações entre as teorias e as práticas que executam em seu fazer educacional diário, além de
identificar que a problemática ambiental está presente nos planejamentos da unidade conforme
analisado no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.