• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
RAFAELLA LOPES GONCALVES BANDEIRA
DISSERTAÇÃO
22/10/2019

Esta dissertação intitulada Educação Integral no ambiente escolar: relação escola e comunidade, busca investigar sobre a proposta de educação integral da escola e suas implicações na prática educativa, a partir do desenvolvimento de projetos integradores entre escola e comunidade. Assim, enveredamos pelo viés da educação integral, que se efetiva no contexto escolar, desenvolvida em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC) na cidade de Poço de José de Moura que está localizado no alto sertão paraibano a 520 km da capital João Pessoa-PB. Para tanto, utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico e de campo, com abordagem qualitativa. Para fundamentar a pesquisa, trazemos como referencial teórico as concepções de Guará, (2006), Gramsci (1891-1937), Nosella (2009), Moll(2007), Gadotti (2009), Brandão (2013), Branco(2012), Dewey (1979), Arroyo (2011), Sacristán (2000), Ferraço(2017), Veiga (2002), dentre outros. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho e a Associação Cultural Pisada do Sertão. E como instrumentos para a construção dos dados fizemos uso de entrevistas direcionadas a professores, coordenadores pedagógicos e educadores sociais, além da observação sistemática da rotina de funcionamento tanto da escola quanto da Associação. O tratamento dos dados baseia-se na análise de conteúdo, em que as informações construídas na pesquisa foram cuidadosamente interpretadas para chegar aos resultados. A investigação revelou que o trabalho em parceria fortalece a proposta de educação integral tanto na escola quanto na Associação, pois a escola é concebida como o espaço central onde a educação integral começa a ser realizada. O trabalho da Associação é de colaborar com as aprendizagens construídas na educação formal, por meio do estabelecimento de parceria.

Educação Integral;Prática Educativa;Escola;Sociedade Civil
This dissertation entitled Integral Education in the school environment: relationship school and community, seeks to understand the proposal of integral education of the school and its implications in the educational practice, from the development of integrative projects between school and community. Thus, we take the bias of integral education that takes place in the school context, developed in partnership with a civil society organization (CSO) in the city of Poço de José de Moura, which is located in the high backwoods in Paraíba, 520 km from the capital João Pessoa-PB. Therefore, a bibliographic and field study with a qualitative approach is used for this research. To support the research, we bring as theoretical reference the conceptions of Guará (2006), Gramsci (1891-1937), Nosella (2009), Moll (2007), Gadotti (2009), Brandão (2013), Branco (2012), Dewey (1979), Arroyo (2011), Sacristán (2000), Ferraço (2017), Veiga (2002), among others. The locus of the research was at the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary School Professor Francisco Cassiano Sobrinho and the Pisada do Sertão Cultural Association. And as instruments for the construction of the data, we made use of interviews directed to teachers, pedagogical coordinators, social educators and the systematic observation of the routine of the functioning of both the school and the Association. The treatment of data is based on content analysis, in which the information built in the research was carefully interpreted to arrive at the results. Research has shown that the work in partnership strengthens the proposal for integral education at both the school and the Association, as school is conceived as the central space where integral education begins to take place. The Association's work is to collaborate with the learning built on formal education by establishing a partnership.
Integral Education;Educational practice;School;Civil society
1
147
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
RAFAELLA LOPES GONÇALVES BANDEIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ZILDENE FRANCISCA PEREIRA Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer