• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES
JOCELINHA MACENA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
31/10/2019

Os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação chegam às salas de aula das escolas em uma velocidade que, na maioria das vezes, não conseguimos acompanhar. Diante dessa realidade e acreditando que o uso dessas ferramentas possa contribuir para o ensino-aprendizagem do aluno. O professor como mediador desse processo precisa compreender a importância não só do uso dessas tecnologias como subsídio para a aprendizagem, mas também para sua formação crítica e reflexiva dos jovens, para que esse possa interagir de maneira significativa com as tecnologias digitais dentro e fora do ambiente escolar. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as crenças e as experiências de professores com as tecnologias digitais, buscando compreender o que esses pensam sobre o uso dessas ferramentas para o ensino-aprendizagem de línguas. Quanto a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. O corpus é composto por autorrelatos construídos por sete professores colaboradores da pesquisa. E como instrumentos para a constituição do corpus realizamos observações e uma proposta de intervenção com grupo focal, realizada com a participação desses professores. O respaldo teórico está baseado em: Antunes (2009), Amarilha (2012),Baktin (2016), Brito e Sampaio (2014), Barcelos e Abrahão (2006). Miccoli ((2006), que discutem sobre linguagem e suas diversas representações no contexto atual; Moram (2013), Rojo e Moura (2012), Levy (1993), Coscarelli (2016), Montes (2016) e Brasil (2018), Ribeiro (2010) abordam as tecnologias no contexto educacional e o ensino de línguas; Barcelos (2004), Oliveira(2007), Pitele (2006), Paiva (2009) e Silva (2011) discutem sobre as crenças e experiências de professores no ensino. Diante das análises feitas nessa pesquisa, foi possível concluir que os professores reconhecem a relevância de se trabalhar com as tecnologias e a importância dessas ferramentas para o ensino. Possuem crenças de que é necessária uma formação para o uso dessas tecnologias, bem como que as condições da escola não são favoráveis. Contudo, é notável que os docentes reconhecem a importância de trabalhar com essas ferramentas para subsidiar a prática pedagógica e as suas limitações em utilizá-las.

Tecnologias digitais;Ensino de línguas;Crenças;Experiências;Professores
Advances in digital technologies of information and communication reach the classrooms of schools at a speed that most often we cannot reach. In light of this current reality, we believe that the use of these technologies can contribute to teaching student learning. The teacher, mediator of this process, needs to understand the importance not only of using these technologies as a tool for learning, but also in the critical and reflective training of their students; therefore, both parties can interact meaningfully with digital technologies in and out of an educational environment. Thus, this research aims to investigate teachers' beliefs and experiences with digital technologies, in search of how to understand what they think about the use of these tools for teaching language learning. The methodology is characterized as a research of qualitative, descriptive and interpretative approach. The corpus is composed of self-reports written by seven research collaborating teachers, observations and a focus group intervention proposal, carried out with these teachers participation. The theoretical foundation is based on the main scholars that support this study, such as: Antunes (2009), Amarilha (2012), Baktin (2016), Brito and Sampaio (2014), Barcelos and Abrahão (2006); and Miccoli (2006) which discuss about language and its various representations in the current context; Moram (2013), Rojo and Moura (2012), Levy (1993), Coscarelli (2016), Montes (2016) and Brasil (2018), address technologies in the educational context and language teaching; Barcelos (2004), Oliveira (2007), Pitele (2006), Paiva (2009) and Silva (2011) discuss about teachers' beliefs and experiences in teaching. According to this research’s analysis, teachers' beliefs and experiences about the use of digital technologies in the new languages’ teaching, it has concluded that teachers recognize the relevance of working with technologies and the importance of these tools for teaching. Teachers have beliefs that training is required for the use of these technologies, as well as that school conditions are not satisfactory. However, it is remarkable that teachers recognize the importance of working with these tools to support pedagogical practice and their limitations in using them.
Digital technologies;Language teaching;Teacher beliefs;experiences
1
94
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
JOCELINHA MACENA DA SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens.

Banca Examinadora

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer