• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DA ETNOMATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE VOLUMES
BARBARA SUELEN PAULO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
18/12/2019

A Etnomatemática assim como a prática de resoluções de problemas, são apresentadas como instrumentos, recursos disponíveis para o desenvolvimento e aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Através desses recursos, o professor se ampara para elaborar e desenvolver aulas instigantes para o ensino de conceitos matemáticos. Sendo assim, o objetivo central desse trabalho é o de investigar as possíveis contribuições da Etnomatemática no processo de ensino aprendizagem da Matemática na educação básica e como ela pode auxiliar nas resoluções de problemas do cotidiano. A presente pesquisa foi realizada numa escola da rede municipal de ensino do Município de Lucrécia/RN, localizada no Oeste Potiguar e teve a colaboração de professores e alunos matriculados no ensino fundamental nas séries finais (6º ao 9º ano). Enfatizando os aspectos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como sendo qualitativa, quantitativa e, etnográfica. Para atingir o objetivo proposto, este trabalho foi executado obedecendo 05 (cinco) etapas que foram precedido por uma avaliação diagnóstica. Posterior à essa avaliação, foi dada continuidade com as etapas de reconhecimento dos saberes populares articulados com a abordagem Etnomatemática, a contextualização das temáticas Geometria, Grandezas e Medidas, aula de campo para conhecer mediante entrevista a rotina dos agricultores e seus saberes matemáticos, oficina de construção da cuia de oito, de litro e de meio litro, finalizando com uma atividade prática com uso da cuia como instrumento de medida. Nesse contexto, os resultados obtidos podem ser considerados satisfatórios quando se diz respeito ao ensino e aprendizado da Matemática, uma vez que, todo o processo buscou estabelecer uma relação de aprendizagem significativa a partir da investigação cultural, da revisão conceitual, da aprendizagem prática com a construção e uso do objeto de medida utilizado pelos agricultores, a cuia, na resolução de problemas.

Aprendizagem Significativa;Saberes Populares;Recurso Didático;Ensino Aprendizagem
Ethnomathematics as well as the practice of problem solving are presented as instruments, available resources for the development and improvement of the teaching and learning process of Mathematics. Through these resources, the teacher supports himself to elaborate and develop instigating classes for the teaching of mathematical concepts. Therefore, the main objective of this work is to investigate the possible contributions of Ethnomathematics in the process of teaching mathematics learning in basic education and how it can assist in solving everyday problems. The present research was carried out in a school in the municipal education network of the Municipality of Lucrécia / RN, located in Oeste Potiguar and had the collaboration of teachers and students enrolled in elementary school in the final grades (6th to 9th grade). Emphasizing the methodological aspects, the research was characterized as being qualitative, quantitative and ethnographic. To achieve the proposed objective, this work was carried out following 5 (five) steps that were preceded by a diagnostic evaluation. After this evaluation, the stages of recognition of popular knowledge articulated with the Ethnomathematics approach were continued, the contextualization of the themes Geometry, Quantities and Measures, field class to learn through an interview with the routine of farmers and their mathematical knowledge, workshop of construction of the cuia of eight, liter and half liter, ending with a practical activity using the cuia as a measuring instrument. In this context, the results obtained can be considered satisfactory when it comes to the teaching and learning of Mathematics, since the entire process sought to establish a meaningful learning relationship based on cultural investigation, conceptual review, practical learning with construction and use of the measurement object used by farmers, the gourd, in solving problems.
Significant Learning;Popular Knowledge;Didactic Resource;Teaching Learning
1
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Bárbara Suelen Paulo dos Santos.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem

Banca Examinadora

OTAVIO FLORIANO PAULINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer