• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos e práticas de professores de uma escola da rede pública de Cajazeiras/PB
ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORREA
DISSERTAÇÃO
27/04/2020

As práticas de avaliação desenvolvidas em classes regulares - organizadas na perspectiva educacional inclusiva - que atendem a alunos surdos, precisam considerar as potencialidades do estudante, de maneira a evidenciar o seu aprendizado e possibilitar o planejamento de novos caminhos que permitam êxito em sua escolarização. Diante disso, para a realização deste trabalho, elencamos como objetivo geral: analisar a relação entre as concepções e práticas dos professores na avaliação dos estudantes surdos em classes inclusivas dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Cajazeiras/PB. Para tanto, empreendemos pesquisas bibliográficas e documentais para a seleção das bases epistemológicas que direcionam a investigação, tais como a Educação Inclusiva (BRASIL, 1996, 2008, 2011; CARVALHO, 2012, 2014, MANTOAN, 2015); Educação de surdos (BRASIL, 2002; 2005; 2011; 2014; 2015) entre outros; a visão sócio-antropológica da surdez apresentada por Skliar (2001); na abordagem de avaliação diagnóstica defendida por Luckesi (2011a, 2011b, 2018) e na prática da avaliação mediadora proposta por Hoffmann (2011, 2013, 2018). Realizamos um Estudo de Caso, em uma turma do oitavo ano, fazendo uso da observação das aulas, registradas em um diário de campo, além de entrevistas com nove educadores. Analisamos o Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico e realizamos a observação in loco para compreendermos a organização escolar disponibilizada para atender aos alunos surdos que estudam em classes inclusivas. Realizamos, também, entrevistas e observações para identificar as concepções de nove educadores - oito professores e um Tradutor Intérprete de Libras - sobre a avaliação do surdo e relacionamos as concepções às práticas avaliativas propostas por esses educadores. Essas análises, elaboradas à luz da literatura consultada, geraram um caderno didático para ser socializado com os educadores, que contém reflexões teóricas e apresenta as experiências de avaliação observadas com os professores participantes e outras que estão disponíveis na literatura. Como principais resultados elencamos a necessidade de compreensão, dos educadores, sobre as concepções que norteiam a Educação Inclusiva e a função de cada recurso (humano e material) previsto na implementação da Educação Especial; o reconhecimento dos obstáculos para a efetivação da avaliação, como a proposta escolar e as concepções dos próprios educadores sobre a avaliação, com vistas a buscar, coletivamente, estratégias de superação; e a precariedade de divulgação científica que analisem as experiências de avaliação de surdos, utilizando instrumentos diferenciados e de cadernos didáticos que versam sobre a temática.

Educação Inclusiva;Avaliação da Aprendizagem;Instrumentos Avaliativos;Estratégias de Avaliação;Aluno Surdo
The evaluation practices developed in regular classes - organized in an inclusive educational perspective - that serve deaf students, need to consider the student's potential, in to highlight their learning and enable the planning of new paths that allow success in theirschooling. Therefore, in order to carry out this work, we list as a general objective: to analyzethe relation between the conceptions and practices of teachers in the evaluation of deaf studentsin inclusive classes from the final years of elementary school in the public system of the city Cajazeiras/PB. Hence, we did a bibliographic and documentary research to select the epistemological bases that guided the investigation, such as Inclusive Education (BRASIL, 1996, 2008, 2011; CARVALHO, 2012, 2014, MANTOAN, 2015); Deaf education (BRASIL, 2002; 2005; 2011; 2014; 2015) among others; the socio-anthropological view of deafness presented by Skliar (2001); in the diagnostic assessment approach advocated by Luckesi (2011a, 2011b, 2018) and in the practice of the mediating assessment proposed by Hoffmann (2011, 2013, 2018). We carried out a Case Study, in an eighth-grade class, using the observation of the classes, recorded in a field journal, in addition to interviews with nine educators. We analyzed the School Rules, the Political Pedagogical Project and carried out an on-the-spot observation to understand the school organization available to serve deaf students who studies in inclusive classes. We also conducted interviews and observations to identify the conceptions of nine educators - eight teachers and a Libras Interpreter Translator - about the evaluation of the deaf and related the concepts to the evaluative practices proposed by these educators. These analyzes, elaborated in the light of the consulted literature, generated a didactic notebook to be socialized with the educators, which contains theoretical reflections and presents the evaluation experiences observed with the participating teachers and others that are available in the literature. As main results we list the need for educators' understanding of the conceptions that guide Inclusive Education and the function of each resource (human and material) provided for in the implementation of Special Education; the recognition of obstacles to the realization of the evaluation, such as the school proposal and the educators' own conceptions about the evaluation, with a view to collectively seeking overcoming strategies; and the precariousness of scientific dissemination that analyzes the evaluation experiences of the deaf, using different instruments and didactic notebooks that deals with the theme.
Inclusive Education;Learning Evaluation;Evaluation Instruments;Assessment Strategies;Deaf Student
1
219
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO de Adriana_Moreira_de_Souza_Corrêa.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARIA NAZARETH DE LIMA ARRAIS Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.1
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer