• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Sequência didática no ensino de química usando mapas conceituais associados à experimentação: um caminho para aprendizagem significativa.
ALINE CARMOSINA DA SILVA QUEIROZ
DISSERTAÇÃO
22/05/2020

O ensino em Química ainda é um grande desafio para muitos docentes, visto que os alunos continuam apresentando dificuldades de aprendizagem. Essa realidade também é resultado do modo adotado para ensinar e avaliar, pois na maioria das vezes têm-se a reprodução mecanizada de conhecimentos científicos. Nesse sentido, a Teoria de Ausubel para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa discute sobre a importância e a necessidade de considerar o que o aluno já sabe e, a partir disso, ensiná-lo, para que nesse processo seu conhecimento se modifique e, também, se construa um novo conhecimento. Aliada a essa teoria, Joseph Novak implementou a elaboração de mapas conceituais como uma alternativa de aplicabilidade da Teoria Ausubeliana, tanto como ferramenta de ensino como de avaliação. Nessa perspectiva, a presente pesquisa de natureza qualitativa avaliou o processo de aprendizagem significativa no ensino de Química através de uma sequência didática sobre termoquímica utilizando de mapas conceituais. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa-ação realizando uma intervenção no lócus escolar durante um bimestre com alunos do segundo ano do ensino médio. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário, a observação, diário de campo e os mapas conceituais elaborados pelos alunos, e para a análise dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Dos resultados obtidos e analisados, constata-se que foi possível evidenciar indícios do desenvolvimento da aprendizagem significativa através das análises dos mapas conceituais, confirmando que os alunos com o decorrer da sequência didática incorporaram novas ideias e reelaboraram os conhecimentos prévios em conhecimentos com mais teor científico. Deixando evidente assim, a modificação da estrutura cognitiva dos aprendizes. Desse modo, constatou-se que a utilização de mapas conceituais constituiu-se como um instrumento importante no desenvolvimento das intervenções para a ocorrência da aprendizagem significativa e, principalmente, para identificar e avaliar as evidências e/ou indícios da mesma.

Ensino de Química;Mapas Conceituais;Experimentação;Aprendizagem significativa
Chemistry teaching is still a great challenge for many teachers, since students continue presenting learning difficulties. This reality is also the result of the way adopted to teach and evaluate, since most of the time there is the mechanized reproduction of scientific knowledge. In this sense, Ausubel's Theory for the development of meaningful learning discusses the importance and the need to consider what the student already knows and, from there, teach him, so that in this process his knowledge changes and, also, new knowledge is built. Allied to this theory, Joseph Novak implemented the elaboration of concept maps as an alternative of applicability of the Ausubelian Theory, both as a teaching and evaluation tool. In this perspective, the present research of qualitative nature evaluated the process of significant learning in the teaching of Chemistry through a didactic sequence on thermochemistry using conceptual maps. To this end, the methodological procedure used was action research, carrying out an intervention in the school locus during a two-month period with students in the second year of high school. As instruments of data collection, a questionnaire, was used the observation, field diary and concept maps prepared by the students, and for the analysis of the results, was used the content analysis technique. From the results obtained and analyzed, it appears that it was possible to evidence signs of the development of meaningful learning through the analysis of concept maps, confirming that students with the course of the didactic sequence incorporated new ideas and re-elaborated previous knowledge into knowledge with more scientific content. Thus making evident the modification of the learners' cognitive structure. Therefore, it was found that the use of concept maps constituted itself as an important instrument in the development of interventions for the occurrence of significant learning and, mainly, to identify and evaluate the evidence and / or signs of it.
Chemistry teaching;Concept Maps;Experimentation;Meaningful learning
1
121
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Aline Carmosina da Silva Queiroz.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
O ato de ensinar Química na Educação Básica: articulando estratégias para melhorias na aprendizagem

Banca Examinadora

AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
DANIELE BEZERRA DOS SANTOS Participante Externo
AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer