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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Da capa de revista para a carta do leitor: a retextualização dos gêneros discursivos escritos em sala de aula de Língua Portuguesa
CICERA JANAINA RODRIGUES LIMA
DISSERTAÇÃO
29/04/2020

No presente trabalho, temos como objetivo analisar o processo de retextualização da capa de revista para a carta do leitor de alunos do Ensino Médio da cidade de Missão Velha - CE, a fim de compreender os usos de recursos linguísticos, textuais, discursivos, verbo-visuais e opinativos no gênero retextualizado. Para desenvolver a pesquisa, utilizamos as ideias do Círculo de Bakhtin e de seus debatedores como base teórica central. Em diálogo com essa base, articulamos os estudos de Dell‘Isola (2007) sobre a atividade de retextualização; de Brait (2009, 2013, 2017), Rojo e Moura (2019) acerca da verbo-visualidade; de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e Fiorin (2017) à propósito da argumentação. Além desses estudos, reportamo-nos às reflexões tecidas por estudiosos como Geraldi (2015a, 2017) e Antunes (2003, 2014) a respeito do ensino de Língua Portuguesa. Para traçar uma compreensão crítica das dificuldades apresentadas pelos alunos, no tocante à produção de textos, foram realizadas, inicialmente, observações e entrevistas com os participantes da pesquisa para, posteriormente, ser desenvolvida uma intervenção através de uma atividade de retextualização. Esta compreendeu a transmutação do gênero (capa de revista) para o gênero escrito (carta do leitor). O corpus da investigação são as produções de textos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do Ceará. Nosso olhar sobre esse corpus se pautou em uma análise interpretativa e de abordagem qualitativa. Orientados por esse direcionamento metodológico, recortamos, para exame, 6 textos (em suas versões finais) produzidos pelos participantes da pesquisa durante a ação interventiva. Os resultados deste estudo nos permitiram observar que a atividade de retextualização, concebida como uma prática processual possibilita o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos no que se refere à produção de gêneros escritos e contribui, portanto, para a melhoria do desempenho dos alunos quanto à capacidade de expor e defender pontos de vista e de construir uma visão mais crítica.

Retextualização;Produção Textual;Carta do leitor;Capas de revistas
This study aims to analyze the process of retextualizing the magazine layer to reader‘s letter of High School students‘ from Missão Velha City, Ceará State, Brazil, in order to understand the uses of linguistic, textual, discursive, verb-visual and opinative resources in the retextualized genre. To develop the research, we use the ideas of Bakhtin's Circle and its debaters as a central theoretical basis. In dialogue with this basis, we articulate Dell'Isola studies (2007) about retextualization; Brait (2009, 2013, 2017), Rojo and Moura (2019) about verb-visuality; Perelman and Olbrechts-Tyteca (2014) and Fiorin (2017) about argumentation. In addition, we refer to reflections made by scholars such as Geraldi (2015a, 2017) and Antunes (2003, 2014) about Portuguese language teaching. In order to provide a critical understanding of the difficulties presented by the students about writing, We observed the Portuguese language classes and interviewed the research participants to learn about their difficulties in writing texts. After that, we carry out intervention work in order to help them write texts through the practice of retextualization. This included the transmutation of the genre (magazine layer) to the written genre (reader's letter). The corpus of the research is the text productions of 3rd grade students of a public high school in the state of Ceará. Our view of this corpus was based on an interpretative analysis and qualitative approach. Guided by this methodological direction, we cut, for examination, 6 texts (in their final versions) produced by the research participants during the interventional action. The results of this study allowed us to observe that the retextualization activity, conceived as a procedural practice enables the development of the students' communicative competence regarding the production of written genres and contributes, therefore, to the improvement of the students' performance regarding the ability to expose and defend points of view and to build a more critical vision.
Retextualization;Text Production;Reader‘s Letter;Magazine Cover
1
166
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Cícera Janaina Rodrigues Lima.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA Docente - PERMANENTE
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente - PERMANENTE
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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