A presente pesquisa discute a inserção da educação ambiental no Ensino de Ciências no contexto do espaço escolar, considerando a problemática ambiental vivenciada na atualidade. Trata-se de resultado da pesquisa realizada com o
objetivo de analisar as possibilidades didáticas e pedagógicas de inserção da educação ambiental no Ensino de Ciências de modo transversal. A pesquisa se justifica pela necessária reflexão dessa problemática na busca de encontrar estratégias educacionais de como mitigar as suas consequências. O estudo foi realizado com três professores que ministram a disciplina de Ciências, em uma escola de rede estadual, na zona rural, pertencente ao município de São João do Rio do Peixe/PB. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui abordagem qualitativa. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, enquadrase no estudo de caso. Para a obtenção dos dados, recorremos à revisão bibliográfica, à pesquisa documental e às entrevistas semiestruturadas. A dissertação tem como base teórica as concepções de autores como: Santos (2007), Freire (1987; 1988; 1995; 1996; 2003), Batista (2007; 2014; 2016; 2017) e Leff (2002; 2009), além dos teóricos da educação ambiental, especialmente em sua vertente crítico-transformadora, tais como: Loureiro (2003; 2014) e Guimarães (1995; 2013) dentre outros alinhados à temática. Os resultados obtidos indicam a necessidade de novas bases epistemológicas, que proporcionem uma melhor compreensão sobre sustentabilidade nas práticas de uma efetiva Educação Ambiental Transformadora. Pensando nisso, como produto da dissertação, elaboramos uma proposta de sequência didática que poderá servir de auxílio aos professores na abordagem da educação ambiental de modo transversal. O material
poderá favorecer uma aprendizagem significativa, construída a partir do contexto local e global. Acreditamos, pois, que a implementação desses conceitos, em sala de aula, é fundamental, uma vez que eles poderão promover uma nova ação educativa, proporcionando, através de conhecimentos, princípios e comportamentos, uma sensibilização ambiental entre todos os envolvidos no processo socioeducacional.