• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Ensino de ciências, educação ambiental e transversalidade: possibilidades de abordagem no Ensino Fundamental
DANIELLY DE SOUSA BEZERRA
DISSERTAÇÃO
15/05/2020

A presente pesquisa discute a inserção da educação ambiental no Ensino de Ciências no contexto do espaço escolar, considerando a problemática ambiental vivenciada na atualidade. Trata-se de resultado da pesquisa realizada com o objetivo de analisar as possibilidades didáticas e pedagógicas de inserção da educação ambiental no Ensino de Ciências de modo transversal. A pesquisa se justifica pela necessária reflexão dessa problemática na busca de encontrar estratégias educacionais de como mitigar as suas consequências. O estudo foi realizado com três professores que ministram a disciplina de Ciências, em uma escola de rede estadual, na zona rural, pertencente ao município de São João do Rio do Peixe/PB. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa possui abordagem qualitativa. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, enquadrase no estudo de caso. Para a obtenção dos dados, recorremos à revisão bibliográfica, à pesquisa documental e às entrevistas semiestruturadas. A dissertação tem como base teórica as concepções de autores como: Santos (2007), Freire (1987; 1988; 1995; 1996; 2003), Batista (2007; 2014; 2016; 2017) e Leff (2002; 2009), além dos teóricos da educação ambiental, especialmente em sua vertente crítico-transformadora, tais como: Loureiro (2003; 2014) e Guimarães (1995; 2013) dentre outros alinhados à temática. Os resultados obtidos indicam a necessidade de novas bases epistemológicas, que proporcionem uma melhor compreensão sobre sustentabilidade nas práticas de uma efetiva Educação Ambiental Transformadora. Pensando nisso, como produto da dissertação, elaboramos uma proposta de sequência didática que poderá servir de auxílio aos professores na abordagem da educação ambiental de modo transversal. O material poderá favorecer uma aprendizagem significativa, construída a partir do contexto local e global. Acreditamos, pois, que a implementação desses conceitos, em sala de aula, é fundamental, uma vez que eles poderão promover uma nova ação educativa, proporcionando, através de conhecimentos, princípios e comportamentos, uma sensibilização ambiental entre todos os envolvidos no processo socioeducacional.

Educação Ambiental;Transversalidade;Ciências
This research discusses the environmental education insertion on Science Teaching in the school space context, considering environmental problems currently experienced. It is the result of research carried out with objective of analyzing the didactic and pedagogical possibilities to insert the environmental education in Science Teaching on a transversal way. It is justified by the necessary reflection of this problem in the quest to find educational strategies on how to mitigate its consequences. The study was conducted with three teachers who teach Science subject in a public school situated in countryside of São João do Rio do Peixe - PB. In relation to the methodological aspects, the study has a qualitative approach. With regard to technical procedures, it fits into the case study. To obtain the data, we used bibliographic review, documentary research and semi-structured interviews. The dissertation has as theoretical basis the conceptions of authors such as: Santos (2007), Freire (1987; 1988; 1995; 1996; 2003), Batista (2007; 2014; 2016; 2017) and Leff (2002; 2009), besides theorists of environmental education, especially in its critical-transforming aspect, such as: Loureiro (2003; 2014) and Guimarães (1995; 2013) among others aligned with the theme. The results obtained indicate the need for new epistemological bases that provide a better understanding of sustainability in the practices of effective Transforming Environmental Education. Thinking about that, as a dissertation product, we developed a proposal for a didactic sequence that could serve as a support to teachers in approaching environmental education in a transversal way. The material may favor a meaningful learning, based on the local and global context. We believe, therefore, that the implementation of these concepts in the classroom is fundamental, once they will be able to promote a new educational action, providing, through knowledge, principles and behaviors, an environmental awareness among all those involved in the socio-educational process.
Environmental Education;Transversality;Sciences
1
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE DANIELLY DE SOUSA BEZERRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE DEOMAR DE SOUZA BARROS Participante Externo
MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA Docente - PERMANENTE
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer