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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
As contribuições das atividades experimentais na construção de conceitos de eletricidade na educação básica e superior
FABIOLA LUANA MAIA ROCHA
DISSERTAÇÃO
26/05/2020

O processo de ensino-aprendizagem de física na educação básica e superior tem sido alvo de incessantes discussões e preocupações por parte de pesquisadores e professores desta disciplina. É notório que a grande maioria dos educandos não tem desenvolvido as competências e habilidades exigidas pela física. A maneira mais natural de modificar essa realidade consiste na utilização de novas metodologias em sala de aula. O ensino de física com o uso de atividades experimentais constitui uma alternativa viável para melhorar esse quadro. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou trabalhar conceitos de eletricidade com o uso dessas atividades na educação básica e superior, e verificar os efeitos dessa abordagem na aprendizagem dos discentes. A pesquisa de campo foi desenvolvida em dois ambientes, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (Ensino superior) e a Escola Estadual Vicente de Fontes – EEVF (Educação básica), sendo constituída das seguintes etapas: observação dos sujeitos participantes da pesquisa, verificação dos conhecimentos prévios dos alunos pesquisados através da aplicação de um questionário prévio, atividades interventivas e aplicação de questionário avaliativo para averiguar se houve evolução conceitual nos alunos pesquisados. Os dados obtidos através dos questionários foram analisados estatisticamente, com intuito de evidenciar as variações e correlações dos resultados. Através da referida análise constatou-se a eficiência da abordagem de física subsidiada pelas atividades experimentais, comprovando a sua essencialidade na educação básica e superior.

Ensino-aprendizagem;ensino de física;experimentos físicos;ferramentas de ensino;metodologias experimentais
The process of teaching and learning physics in basic and higher education has been the subject of incessant discussion and concern by researchers and teachers in this discipline. It is notorious that the vast majority of learners have not developed the competencies and skills required by physics. The most natural way to change this reality is to use new methodologies in the classroom. The teaching of physics through the use of experimental activities constitutes a viable alternative to improve this picture. From this perspective, this research has sought to work on electricity concepts with the use of these activities in basic and higher education and verify the effects of this approach on students' learning. The field research was developed in two environments, the Federal Rural University of Semi-Arid - UFERSA (Higher Education) and the State School Vicente de Fontes - EEVF (Basic Education), consisting of the following stages: observation of the subjects participating in the research, verification of the previous knowledge of the researched students through the application of a previous questionnaire, interventional activities and the application of an evaluation questionnaire to ascertain whether there was conceptual evolution in the researched students. The data obtained through the questionnaires were statistically analyzed in order to show the variations and correlations of the results. Through this analysis, the efficiency of the physics approach subsidized by experimental activities was verified, proving its essentiality in basic and higher education.
Teaching-Learning;teaching physics;physical experiments;teaching tools;experimental methodologies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Fabiola Luana Maia Rocha.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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