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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Avaliação da aprendizagem: da organização do trabalho pedagógico ao registro do acompanhamento das crianças no contexto da educação infantil
FRANCISCO REGINALDO LINHARES
DISSERTAÇÃO
18/05/2020

Esta dissertação analisa as concepções dos professores que lecionam em turmas de Educação Infantil; como compreendem e acompanham o processo de avaliação da aprendizagem das crianças, no que diz respeito ao registro de suas atividades, em uma escola de Educação Infantil no município de Pilões-RN. Para tanto, utiliza-se de um estudo bibliográfico e de campo, de abordagem qualitativa. A pesquisa está fundamentada em autores que discutem as temáticas de Avaliação da aprendizagem, Educação Infantil e Registro do acompanhamento das crianças, além de documentos oficiais que fundamentam as normas e diretrizes da educação no Brasil. A pesquisa contou, como colaboradoras, com duas professoras do nível V da Educação Infantil. E como instrumentos de pesquisa, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas e a observação direta em duas salas de aula, norteada por um roteiro estruturado. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, sendo criadas categorias a priori para esta análise, respeitando-se cuidadosamente os posicionamentos assumidos pelas docentes. A pesquisa possibilitou identificar que as professoras compreendem e assumem a avaliação continuada, mediadora, como necessária ao trabalho pedagógico, utilizando-a em dois tipos de registros de aprendizagem das crianças: o portfólio e as fichas individuais contidas nos diários de classe. No entanto, esses registros não possuem caráter de continuidade, pois são usados apenas em determinados momentos do ano letivo. Nesse sentido, constatam-se lacunas, da organização do trabalho pedagógico ao registro do acompanhamento das crianças, embora tenha se identificado que as professoras reconhecem a necessidade do registro das atividades continuamente, como subsídio pedagógico necessário à organização do trabalho dos docentes.

Registros da aprendizagem;Trabalho pedagógico;Avaliação;Educação Infantil
This paper analyzes the conceptions of teachers who teach in Early Childhood Education classes; how teachers understand and follow the process of assessing children's learning, with regard to recording their activities, at a Child Education school in the city of Pilões-RN. Therefore, we used a bibliographic and field study, with a qualitative approach. The research is based on authors who discuss the themes of Learning Assessment, Early Childhood Education and Monitoring of Children, in addition to official documents that support the norms and guidelines of education in Brazil. The research counted, as collaborators, with two teachers of level V of Early Childhood Education. As research instruments, a questionnaire was used with open and closed questions and direct observation in two classrooms, guided by a structured script. The data were treated from the content analysis, creating categories for this analysis, carefully respecting the positions taken by the teachers. The research made it possible to identify that the teachers understand and assume the continuous, mediating evaluation, as necessary for the pedagogical work, using it in two types of children's learning records: the portfolio and the individual files contained in the class diaries. However, these records are not continuous, as they are used only at certain times of the school year. In this sense, gaps are found, from the organization of the pedagogical work to the registration of the children's monitoring, although it has been identified that the teachers recognize the need to register the activities continuously, as a necessary pedagogical subsidy for the organization of the teachers' work.
Learning records;Pedagogical work;Evaluation;Child education
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Francisco Reginaldo Linhares.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

Banca Examinadora

MARIA DA CONCEICAO COSTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ZILDENE FRANCISCA PEREIRA Participante Externo
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

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