• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Contribuições do aplicativo “Lele silabas” para a alfabetização de crianças no 4º ano do Ensino Fundamental
LUISA IONE DE MORAIS
DISSERTAÇÃO
17/04/2020

Este trabalho tem como objetivo principal, investigar possíveis melhorias no processo de alfabetização de nove alunos de 4º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino, por meio da interação com aplicativo “Lele Sílabas”. Trata-se de um estudo de campo, uma pesquisa participante, dentro de uma abordagem qualitativa, na qual efetivou-se uma intervenção na prática, por meio de uma sequência didática. Este estudo foi embasado em uma literatura abrangente, envolvendo alfabetização e tecnologia, e os autores que fundamentaram foram: Ferreiro e Teberosky (1999); Piaget (2012); Mortatti (2006); Soares (2017; 2018); Kensky (2012); Rojo e Moura (2012); Caetano (2012; 2015); Coscarelli (2016); Cruz (2009; 2012); Garcia (2013); Bottentuit Jr, Menez, Wunsch (2018), entre outros. Como instrumento para coletar os dados, utilizou-se da observação participante, uma entrevista semiestruturada com as professoras, entrevistas narrativas com as crianças e de um instrumento avaliativo, para aferir o nível de escrita e leitura dos alunos participantes. Durante a investigação foi possível constatar-se o potencial do citado aplicativo, na alfabetização de alunos que chegam ao 4º ano, sem a apropriação do conhecimento da leitura e da escrita. Os resultados indicam que o uso do aplicativo “Lele Sílabas”, contribuiu para o desenvolvimento da consciência fonológica: silábica, fonêmica e grafofonêmica dos alunos; induziu à alfabetização tecnológica; auxiliou no desenvolvimento de habilidades motoras de alguns alunos, no tocante ao uso do celular; despertou a comunidade escolar para a necessidade de integração dos recursos tecnológicos aos fazeres diários e influenciou à prática dos docentes alfabetizadores, mostrando que a tecnologia pode ser um instigante e motivador recurso desde a fase inicial da alfabetização de crianças.

Alfabetização;Tecnologia;Leitura;Escrita;Aplicativo;Lele Sílabas
This work has as main objective to investigate possible improvements in the literacy process of nine 4th year elementary school students, from a public school, through interaction with the application “Lele Sílabas”. It is a field study, a participatory research, within a qualitative approach, in which an intervention in practice took effect, through a didactic sequence. This study was based on a comprehensive literature, involving literacy and technology, and the authors who supported it were, among others: Ferreiro and Teberosky (1999), Piaget (2012), Mortatti (2006), Soares (2017, 2018), Kensky (2012), Rojo and Moura (2012), Caetano (2012, 2015), Coscarelli (2016), Cruz (2009, 2012), Garcia (2013), Bottentuit Jr, Menez, Wunsch (2018). As an instrument to collect the data, participant observation used up, a semistructured interview with the teachers, narrative interviews with the children and an evaluative instrument, to assess the level of writing and reading of the participating students. During investigation, it was possible to verify the potential of the mentioned application, in the literacy of students who reach the 4th year, without the appropriation of the knowledge of reading and writing. The results indicate that the use of the application “Lele Sílabas” contributed to the development of phonological awareness: syllabic, phonemic and graphophonemic of students. Also, induced technological literacy; assisted in the development of motor skills of some students, regarding the use of cell phones; awakened the school community to the need to integrate technological resources into daily activities, and influenced the practice of literacy teachers. This way, technology can be a thought-provoking and motivating resource in the initial phase of children’s literacy.
Literacy;Technology;Reading;Writing;Application;“Lele Sílabas”
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Luísa Ione de Morais.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR Participante Externo
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer