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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Análise dos conteúdos de literatura do livro didático de Língua Portuguesa e proposição de atividades com uso de Wooclap, Edpuzzle, QR Code, Instagram e E-book
FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA
DISSERTAÇÃO
15/05/2020

O ensino de literatura, entendido como mediação do texto literário, é um elemento de fundamental importância para a formação humana e cidadã, pois permite ler e compreender o mundo de forma mais profunda. Entretanto, grande parte das escolas tem relegado esse ensino a segundo plano e ocasionado um distanciamento do aluno com a literatura, ao perpetuar práticas que não privilegiam o contato mais profundo com o texto literário. Atitude agravante, pois é na escola que a maior parte dos alunos tem contato com a literatura, geralmente através do livro didático. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a abordagem dos conteúdos de literatura no livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do ensino médio. A mesma apresenta como principais bases teóricas, relativas ao ensino de literatura: Brasil (2000, 2002, 2006), Candido (1972, 1995) e Cosson (2007, 2010, 2014, 2015); referentes ao livro didático: Bittencourt (2004, 2006), Matos (2012) e Santos (2016); concernentes às tecnologias digitais: Coscarelli (2016), Kenski (2003,2012) e Moran (2015, 2016, 2017). Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa de base bibliográfica e documental. Seu corpus é composto da análise dos dados selecionados no livro didático e os obtidos no questionário aplicado aos professores. Sobre o livro didático identificou-se como aspectos positivos: a prevalência da leitura interacional sobre a decodificativa e autoritária; os textos literários estarem relacionados ao contexto de produção; a possibilidade de compreensão dos textos nas dimensões estética, histórica e cultural e sob as perspectivas intertextual, dialógica e interdisciplinar; a integração entre literatura e leitura e o uso de diferentes gêneros literários. Como aspectos negativos identificou-se: a integração parcial da literatura contemporânea e popular ao cânone; acondicionamento dos conteúdos aos períodos literários; presença constante de conceitos teóricos; apresentar parcialmente a leitura das obras na íntegra e poucos recursos com uso das tecnologias digitais. Através do questionário identificou-se que os professores compreendem as TDIC como recursos que promovem, integram e ampliam os conhecimentos; consideramnas recursos importantes, principalmente por auxiliarem os professores, motivarem a aprendizagem dos alunos e aproximá-los do que eles vivenciam no cotidiano; usam frequentemente as TDIC, apesar de possuírem poucos conhecimentos na área; os recursos mais utilizados por eles são: datashow, filmes e vídeos de curta duração; a maioria dos professores utilizam o livro didático, embora o considerem parcialmente adequado para o ensino de literatura; compreendem-no como um dos instrumentos de apoio ao ensino; trabalham os textos e fragmentos propostos pelo livro e complementam com outros materiais; acreditam na necessidade de o livro contemplar atividades com TDIC, contanto que oferte formação na área. A visão dos professores sobre o livro didático se assemelha à da pesquisadora, diverge apenas na intensidade de apresentação de alguns fatores. Para integração do livro com as TDIC, foram propostas atividades com o uso de Wooclap, Edpuzzle, QR Code, Instagram e e-book. Reafirma-se a importância de o ensino de literatura ter como centro a leitura, o livro didático como um dos recursos didáticos e as TDIC como recursos motivadores para esse ensino.

Ensino de literatura;Livro didático;Leitura;Tecnologias digitais
La enseñanza de literatura, entendido como mediación del texto literario, es un elemento de importancia fundamental para la formación humana y ciudadana, pues permite leer y comprender el mundo de una manera más profunda. Sin embargo, gran parte de las escuelas han relegado esta enseñanza al segundo plan y ocasionado un distanciamiento del alumno con la literatura, al perpetuar prácticas que no privilegian el contacto más profundo con el texto literario. Actitud agravante, pues es en la escuela que gran parte de los estudiantes tienen contacto con la literatura, generalmente a través del libro de texto. En este sentido, el objetivo general de esta pesquisa es analizar el abordaje de los contenidos de la literatura en el libro de texto de Lengua Portuguesa del 1º año de la enseñanza mediana. La misma presenta como principales bases teóricas, relativas a la enseñanza de la literatura: Brasil (2000, 2002, 2006), Candido (1995, 1972) y Cosson (2007, 2010, 2014, 2015); refiriéndose al libro de texto: Bittencourt (2004, 2006), Matos (2012) y Santos (2016); en concernientes con las tecnologías digitales: Coscarelli (2016), Kenski (2003,2012) y Moran (2015, 2016, 2017). Esta investigación sigue un abordaje cualitativo de base bibliográfica y documental. Su corpus es compuesto a través de análisis de los dados seleccionado en el libro de texto y los obtenidos en el cuestionario aplicado a los profesores. Sobre el libro de texto, se identificaron como aspectos positivos: la prevalencia de la lectura interaccional sobre la decodificativa y la autoritaria; los textos literarios están relacionados con el contexto de la producción; la posibilidad de comprensión de los textos en las dimensiones estética, histórica y cultural y bajo las perspectivas intertextual, dialógica e interdisciplinar; la integración entre la literatura y la lectura; el uso de diferentes géneros literarios. Como aspectos negativos se identificaron: la integración parcial de la literatura contemporánea y popular al canon; acondicionamiento de los contenidos a los períodos literarios; presencia constante de conceptos teóricos; presentar parcialmente la lectura de las obras en su totalidad y pocos recursos utilizando tecnologías digitales. A través del cuestionario, se identificó que los maestros entienden las TDIC como recursos que promueven, integran y amplían los conocimientos; consideran que son recursos importantes, principalmente porque ayudan a los profesores, motivar el aprendizaje de los estudiantes y los acercar-los a lo que ellos vivencian en la vida cotidiana; utilizan frecuentemente TDIC, a pesar de ellos tener poco conocimiento en el área, los recursos más utilizados por ellos son: proyector, películas y videos de corta duración; la mayoría de los maestros utilizan el libro de texto, aunque lo consideren parcialmente adecuado para la enseñanza de la literatura; lo entienden como uno de los instrumentos de apoyo a la enseñanza; trabajan los textos y fragmentos propuestos por el libro y lo complementan con otros materiales; creen en la necesidad del libro contemplar actividades con TDIC, mientras que oferta formación en el área. La visión de los profesores a cerca del libro de texto se asemeja a de la investigadora, difiere sólo en la intensidad de la presentación de algunos factores. Para la integración del libro con el TDIC se propusieron actividades con el uso de Wooclap, Edpuzzle, QR Code, Instagram y e-book (preparado por la investigadora). Se reafirma la importancia de que la enseñanza de la literatura tenga como centro la lectura, el libro de texto como uno de los recursos didácticos y el TDIC como recursos motivadores para esa enseñanza.
Enseñanza de la literatura;Libro de texto;Lectura;Tecnologías digitales
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232
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE FRANCISCA JANICLEIDE DE OLIVEIRA PEREIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

LUIS MIGUEL DIAS CAETANO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE
VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES Participante Externo
LUIS MIGUEL DIAS CAETANO Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
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Capes UFRN RNP
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