• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Aulas práticas sua importância na aprendizagem do ensino de ciências: uma construção significativa do conhecimento
ANALIA FRANCES MARINHEIRO
DISSERTAÇÃO
28/05/2020

As aulas práticas são consideradas um recurso metodológico essencial para os processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências, principalmente, por trazer um caráter palpável, empírico, ao aprendizado. Nosso estudo objetivou avaliar o uso de aulas práticas na aprendizagem de alunos do 7º ano do ensino fundamental, como ferramenta pedagógica na construção significativa do conhecimento, dentro do ensino de Ciências, no conteúdo de citologia, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é pautada em uma abordagem qualitativa, tratando-se de um estudo de campo, que toma como instrumentos de coleta de dados o diário de campo e o grupo focal (GF), enquanto os resultados alcançados foram tratados através da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, ficou evidente que as aulas práticas contribuem em diversos aspectos com o ensino e aprendizagem de Ciências. As reflexões emergentes da nossa investigação evidenciam que, com o desenvolvimento das aulas, houve a aproximação entre teoria e prática, o que motivou os alunos a estudar o conteúdo e facilitou sua compreensão; consequentemente, provocou a (re)organização, a (re)construção e ampliação significativa dos conhecimentos estudantis. Além disso, as aulas práticas instigaram a participação ativa dos estudantes, uma maior interação entre aluno/aluno e aluno/professor, a discussão e compartilhamento de ideias, estimulando os estudantes a encontrarem significados no que foi estudado. Concluímos que as aulas práticas são importantes para o desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico, autonomia e trabalho em equipe, mostrando-se um recurso metodológico favorecedor e potencializador dos processos de ensino-aprendizagem; uma relevante ferramenta pedagógica, capaz de contribuir para a construção significativa do conhecimento no ensino de Ciências. Certificamos, assim, a inquestionável importância do trabalho prático em sala de aula.

Citologia;Subsunçores;Aprendizagem Significativa;Ausubel;Aulas Práticas
Practical classes are considered an essential methodological resource for teaching and learning processes in the discipline of Science, mainly because they bring a palpable, empirical character to learning. Our study aimed to evaluate the use of practical classes in the learning of 7th grade students, as a pedagogical tool in the meaningful construction of knowledge, within the teaching of Sciences, in cytology content, based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning. As for the methodological procedures, the research is guided by a qualitative approach, being a field study, which takes as data collection instruments the field diary and the focus group (FG), while the achieved results were treated through of Bardin's content analysis. In view of the results obtained, it was evident that the practical classes contribute in several aspects to the teaching and learning of Sciences. The reflections emerging from our research show that, with the development of classes, there was an approximation between theory and practice, which motivated students to study the content and facilitated their understanding; consequently, it caused the (re)organization, the (re)construction and significant expansion of student knowledge. In addition, practical classes instigated the active participation of students, a greater interaction between student/student and student/ teacher, the discussion and sharing of ideas, encouraging students to find meanings in what was studied. We conclude that practical classes are important for the development of skills, such as critical thinking, autonomy and teamwork, showing themselves like a methodological resource that favors and enhances the teachinglearning processes; a relevant pedagogical tool, capable of contributing to the significant construction of knowledge in science teaching. We thus certify the unquestionable importance of practical work in the classroom.
Cytology;Subsunitors;Meaningful Learning;Ausubel;Practical classes
1
107
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Anália Frances Marinheiro.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começa dentro da escola

Banca Examinadora

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
DANIELE BEZERRA DOS SANTOS Participante Externo
EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer