• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Mundo da vida e africanidade: olhares que se entrecruzam numa escola em Aracati/CE
JOYCE DE SENA LIMA
DISSERTAÇÃO
13/04/2020

Os desafios da implementação da Lei nº 10.639/2003 diante do racismo existente e perpetuado na sociedade, em especial nas escolas, a falta de reconhecimento histórico e cultural das africanidades nas abordagens dos conteúdos no ensino de geografia, distanciamento dos mundos da vida dos alunos/as no contexto escolar, motivaram essa pesquisa que buscou compreender, no ensino de geografia, a sala de aula como espaço de reflexão associado à africanidades no território de Aracati nos mundos da vida dos alunos e alunas e do professor de geografia Assim, trata-se de uma abordagem de pesquisa qualitativa que através do método Geoetnográfico de pesquisa da autora Ângela Fagna Souza (2013), tendo como sujeitos alunos/as do ensino fundamental II, o professor de geografia e representes da cultura local da comunidade da praia de Quixaba, foi possível imaginar o que encontraria na escolar, ouvir o que diziam sobre, observar como parte integrante do grupo, analisar e tecer contribuições sobre o entrecruzamento de olhares entre as africanidades, a geografia e o mundo da vida, no qual Jürgen Habermas (1999, 1987) classifica em mundos que abarcam a personalidade, a sociedade e a cultura. Nesse raciocínio, o texto traduz-se em inquietações sobre o direito do educando de conhecer uma África desestiguimatizada e valorizada através da geografia, portanto utiliza-se como principais referenciais teóricos, Sandra Haydée Petit (2015), Kabeguele Munanga (2005), Petronília Beatriz Gonçalves e Silva (2013) dentre outros que contribuíram para uma análise sobre a necessidade de reconhecimento étnico como forma de desconstrução de saberes eurocentrados para a construção de novos paradigmas inclusivos. Dessa forma os resultados se apresentaram através de uma narrativa da realidade escolar pelo eu autônomo, conclusões que reforçaram ou dissolveram as imagens ou os saberes sociais, de forma a perceber que o ensino de geografia e suas conexões com africanidades habitam num abismo ainda segregacionista e de difícil conexão, notado no não reconhecimento étnico e ao não pertencimento e vislumbramento das africanidades tão presentes na comunidade, entre os alunos e, mesmo que despercebido, pelo professor e esse abismo torna ainda mais desafiador a aplicação da Lei 10639 na escola, mas não impossível.

Mundo da vida;Africanidades;Ensino de geografia
The motivation for this research was the challenges of implementing Law No. 10,639/2003 against existing and perpetuated racism in society, especially in schools; the lack of historical and cultural recognition of Africanities when approaching content in the teaching of geography; and the distancing of the students' lifeworld in the school context. The objective was to understand, in the teaching of geography, the classroom as a space for reflection associated with Africanities in the territory of Aracati and how this teaching was inserted in the lifeworld of students and geography teacher. Thus, it is a qualitative approach using the Geoetnographic research method of the author Ângela Fagna Souza (2013). The participants were students from second elementary school, the geography teacher and representatives of the local culture of the Quixaba beach community. With the method, it was possible to imagine what would be found in the school, to hear what they said about it, to observe it as an integral part of the group, to analyze and weave contributions on the intersection of views between Africanities, geography and the lifeworld. The latter classified by Jürgen Habermas (1999, 1987) in worlds that encompass personality, society and culture. In this reasoning, this paper discusses the concerns about the right of the student to know an Africa that is destigmatized and valued through geography. Thereby, the main theoretical references used were: Sandra Haydée Petit (2015), Kabeguele Munanga (2005), Petronília Beatriz Gonçalves e Silva (2013) among others who contributed to an analysis of the need for ethnic recognition as a way of deconstructing knowledge eurocentres for the construction of new inclusive paradigms. Thus, the results were presented through a narrative of school reality by the autonomous self. The conclusions reinforced or dissolved the images or social knowledge, in order to realize that the teaching of geography and its connections with Africanities reside in a chasm that is still segregationist and difficult to connect, which can be seen in the lack of ethnic recognition; in addition, segregationism is noted in the non-belonging and glimpse of Africanities so present in the community, among students and, even if unnoticed, by the teacher. Thus, this chasm makes the application of Law 10,639/2003 in schools even more challenging, but not impossible.
Lifeworld;Africanities;Geography teaching
1
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Joyce de Sena Lima.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
PATRICIO CARNEIRO ARAUJO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer