Este estudo vinculado a Área de concentração “Educação Básica”, Linha de Pesquisa 2 – Ensino de Ciências Humanas e Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) põe em evidência a discussão sobre inovação pedagógica e prática docente no ensino fundamental. Toma-se como referência empírica o Projeto de Inovação Pedagógica - PIP,
idealizado e implementado pela SEEC/RN, com o objetivo de promover o fortalecimento do processo educacional por meio de apoio pedagógico, técnico e financeiro a propostas pedagógicas inovadoras, elaboradas pelas unidades escolares. A questão norteadora desse estudo instigou-nos a analisar se as práticas pedagógicas consideradas inovadoras contribuem para a aprendizagem dos alunos dos 4º e 5º Anos Ensino Fundamental da Escola Estadual
Praxedes Martins localizada no município de Itaú/RN. Dada a natureza do estudo, optou-se pela abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se entrevistas semiestruturadas, observação direta e análises dos quadros de rendimento de alunos da instituição escolar campo de pesquisa. Realizou-se uma investigação de cunho bibliográfico visando apreender a conceituação de inovação pedagógica e as dificuldades e possibilidades de implementação desses aspectos no contexto escolar. O estudo foi referenciado em Abramovay (2003), Carbonell (2002), Farias (2006), Santomé (1998), Luck (2002), Ramalho e Nuñez (2012), Delors (1998), Fazenda (2013), Alarcão (2011), entre outros. Realizou-se, ainda, buscas nas Bases Científicas de Dados, como: Scielo e CCN, por meio do Portal da CAPES. Os
resultados da pesquisa apontam que houve redução nos índices de reprovação das turmas observadas. Atribui-se esse resultado ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, pois, antes do PIP ser implementado na escola havia uma elevada taxa de reprovação nas turmas do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental, relacionada ao baixo nível de leitura, interpretação e produção textual e raciocínio lógico matemático dos alunos. Constatou-se, portanto, que a escola campo de pesquisa, após implementar o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) passou a vivenciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, atingiu e superou as metas propostas, reduziu o índice de reprovação e obteve melhoria na aprendizagem dos alunos, sendo isto exemplo de que as práticas pedagógicas
inovadoras possibilitam ao aluno uma nova forma de aprender, uma vez que o professor se transforma em um mediador da aprendizagem, dando oportunidade para que o educando participe ativamente da construção do conhecimento.