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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Práticas pedagógicas inovadoras no Ensino Fundamental: contribuições para a aprendizagem dos alunos por meio do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP)
KALIANDRA MARIA DA CONCEICAO FREITAS MOTA LIMA
DISSERTAÇÃO
13/04/2020

Este estudo vinculado a Área de concentração “Educação Básica”, Linha de Pesquisa 2 – Ensino de Ciências Humanas e Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) põe em evidência a discussão sobre inovação pedagógica e prática docente no ensino fundamental. Toma-se como referência empírica o Projeto de Inovação Pedagógica - PIP, idealizado e implementado pela SEEC/RN, com o objetivo de promover o fortalecimento do processo educacional por meio de apoio pedagógico, técnico e financeiro a propostas pedagógicas inovadoras, elaboradas pelas unidades escolares. A questão norteadora desse estudo instigou-nos a analisar se as práticas pedagógicas consideradas inovadoras contribuem para a aprendizagem dos alunos dos 4º e 5º Anos Ensino Fundamental da Escola Estadual Praxedes Martins localizada no município de Itaú/RN. Dada a natureza do estudo, optou-se pela abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se entrevistas semiestruturadas, observação direta e análises dos quadros de rendimento de alunos da instituição escolar campo de pesquisa. Realizou-se uma investigação de cunho bibliográfico visando apreender a conceituação de inovação pedagógica e as dificuldades e possibilidades de implementação desses aspectos no contexto escolar. O estudo foi referenciado em Abramovay (2003), Carbonell (2002), Farias (2006), Santomé (1998), Luck (2002), Ramalho e Nuñez (2012), Delors (1998), Fazenda (2013), Alarcão (2011), entre outros. Realizou-se, ainda, buscas nas Bases Científicas de Dados, como: Scielo e CCN, por meio do Portal da CAPES. Os resultados da pesquisa apontam que houve redução nos índices de reprovação das turmas observadas. Atribui-se esse resultado ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, pois, antes do PIP ser implementado na escola havia uma elevada taxa de reprovação nas turmas do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental, relacionada ao baixo nível de leitura, interpretação e produção textual e raciocínio lógico matemático dos alunos. Constatou-se, portanto, que a escola campo de pesquisa, após implementar o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) passou a vivenciar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, atingiu e superou as metas propostas, reduziu o índice de reprovação e obteve melhoria na aprendizagem dos alunos, sendo isto exemplo de que as práticas pedagógicas inovadoras possibilitam ao aluno uma nova forma de aprender, uma vez que o professor se transforma em um mediador da aprendizagem, dando oportunidade para que o educando participe ativamente da construção do conhecimento.

Prática Pedagógica;Inovação Pedagógica;mudanças;aprendizagem
This study is linked to the research field “Basic Education”, Research Line 2 - Teaching of Human and Social Sciences of “Programa de Pós-Graduação em Ensino1” - PPGE, and it highlights the discussion on pedagogical innovation and teaching practice in Elementary School. It has as an empirical reference the “Projeto de Inovação Pedagógica2” (PIP), idealized and implemented by SEEC/RN, with the objective of promoting the educational process’ establishment through pedagogical, technical and financial support, and innovative pedagogical proposals developed by the school units. This study’s guiding question prompted us to analyze whether the considered innovative pedagogical practices contribute to the students’ learning in 4th and 5th years of Elementary School at Praxedes Martins State School located in Itaú/RN. Regarding this study’s nature, it is a quantitative and qualitative approach research; and, semi-structured interviews, direct observation and analysis of students’ performance charts were used at school where this research was developed. A bibliographic investigation was carried out aiming to apprehend the pedagogical innovation conceptualization and difficulties and possibilities of implementing these aspects in the school context. This study is based on Abramovay (2003), Carbonell (2002), Farias (2006), Santomé (1998), Luck (2002), Ramalho e Nuñez (2012), Delors (1998), Fazenda (2013), Alarcão (2011), among others. Searches were also carried out in Scientific Data Bases, such as: Scielo and CCN, through the CAPES Website. The survey results show that there was a failure rates’ reduction in the analyzed classes. This result is attributed to the innovative pedagogical practices’ development; because, before the PIP be implemented at school, there was a high failure rate in classes of 4th and 5th year of Elementary School; and it is related to the students’ low level of reading, interpretation, textual production and mathematical logical reasoning. Therefore, it was found that, after implementing the “Projeto de Inovação Pedagógica” (PIP), the school (where the research was done) started to experience the innovative pedagogical practices’ development, reached and exceeded the proposed goals, reduced the failure rate and improved the students' learning; so, this is an example to show that innovative pedagogical practices allow the students a new way of learning, as the teacher becomes a learning mediator, giving to the student an opportunity to actively participate in the knowledge construction.
Pedagogical practice;pedagogical innovation;changes;learning
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Kaliandra Maria da Conceição Freitas Mota Lima.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Formação e prática pedagógica: construção de conceitos e saberes sobre o ensinar e o aprender

Banca Examinadora

MARIA DA PAZ CAVALCANTE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BETANIA LEITE RAMALHO Participante Externo
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • . . .
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