• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Educação contextualizada e semiárido: a prática docente e a produção de material didático-pedagógico e metodologias de ensino de Geografia
LILIANE ANDREA ANTUNES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
17/04/2020

O trabalho intitulado – Educação Contextualizada e Semiárido: a prática docente e a produção de material didático-pedagógico e metodologias de ensino de Geografia – tem por objetivo analisar a perspectiva da educação contextualizada ao semiárido, por meio da prática docente na escola, localizada no Assentamento Acauã, Aparecida (PB), através da produção de material didático-pedagógico e metodologias de ensino de Geografia. Como proposta metodológica, optamos pela abordagem qualitativa e as pesquisas: bibliográfica, documental, método pesquisa-ação; e como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada. No procedimento de estudo utilizamos a análise de conteúdo dos aspectos coletados na entrevista. As oficinas educativas foram desenvolvidas para a construção do material didáticopedagógico e da aplicação das metodologias de ensino de geografia. A pesquisa toma como aporte teórico sobre Educação Contextualizada as obras de Freire (2011), Bueno (2007), RESAB (2005), Farias e Marquesan (2016), Kraus (2015), Albuquerque (2014), Libâneo (2012), Martins (2006), ASA (2009), Martins e Reis (2004), Zemelman (2006), Santos (2006), Heidegger (2006), Malvezzi (2007), Buarque (1999), Leite (2012). Sobre o ensino de Geografia: Callai (2005), Cavalcanti (2012), Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Milton Santos (2012), Vesentini (2004), Kaercher (2015), Cavalcanti (2010), Camacho (2011), Cavalcanti (2012). No método pesquisa-ação usamos os trabalhos de Thiollent (2011), Severino (2007), Gil (2010), Oliveira (2011). Na metodologia adotada, Marconi e Lakatos (2012), Fonseca (2002), Gil (2010), Severino (2007), Thiollent (2011), Bardin (1997) e Oliveira (2011). Para o material didático: Graells (2017), Souza (2007), Santos (2018), Kunsch (2003), Rabelo e Gutjahr (2015). A pesquisa nos mostrou que a Educação Contextualizada e o ensino de Geografia se processam na escola de maneira muito superficial, com algumas dúvidas de conceitos, temáticas e orientações pedagógicas. O ensino de Geografia é tratado no espaço escolar como caracterização de paisagem e descrição de lugares. Os conhecimentos/saberes de Geografia são apropriados e socializados no processo de ensino e aprendizagem ainda de forma tradicional. E o livro didático é o norteador desse processo. E esses conhecimentos não exercem influência na apreensão sobre a realidade mais próxima, uma vez que não estão contextualizados no livro didático. A comunidade escolar sente a necessidade de um material didático-pedagógico de Geografia que relacione conteúdos ou temáticas do conhecimento científico com a realidade vivenciada pelos alunos. Através da pesquisa-ação, realizamos a construção de uma cartilha temática de Geografia voltado para o contexto do Semiárido.

Educação Contextualizada;Ensino de Geografia;Material Didático pedagógico
The work entitled – Contextualized Education and Semi-Arid: teaching practice and the production of didactic-pedagogical material and teaching methodologies in Geography – aims to analyze the perspective of contextualized education in the semi-arid, through the teaching practice in School, situated in Acauã Settlement, Aparecida (PB), in a didactic-pedagogical material production and for teaching Geography methodologies. As a methodological proposal, we opted for qualitative approach and research: bibliographic, documentary, action research method and the semi-structured interview, as a data collection method. In the study procedure, we used the content analysis of the aspects collected in the interview. The educational workshops were developed for the didactic-pedagogical material construction and the geography teaching methodologies application. The research has as theoretical support on Contextualized Education the studies of Freire (2011), Bueno (2007), RESAB (2005), Farias e Marquesan (2016), Kraus (2015), Albuquerque (2014), Libâneo (2012), Martins (2006), ASA (2009), Martins & Reis (2004), Zemelman (2006), Santos (2006), Heidegger (2006), Malvezzi (2007), Buarque (1999), Leite (2012). About Geography teaching: Callai (2005), Cavalcanti (2012), Pontuschka, Paganelli& Cacete (2007), Milton Santos (2012), Vesentini (2004), Kaercher (2015), Cavalcanti (2010), Camacho (2011), Cavalcanti (2012). In the action research method, we used works of Thiollent (2011), Severino (2007), Gil (2010) and Oliveira (2011). In the methodology, we used Marconi Lakatos (2012), Fonseca (2002), Gil (2010), Severino (2007), Thiollent (2011), Bardin (1997), and Oliveira (2011). For the material didactic: Graells (2017), Souza (2007), Santos (2018), Kunsch (2003), Rabelo e Gutjahr (2015). The research showed us that Contextualized Education and Geography Teaching are processed in school in a very superficial way with some doubts about concepts, themes and pedagogical orientations. Geography teaching is still treated in the classroom as characterization of landscape and the description of places. Geography knowledge/skills are appropriated and socialized in the teaching and learning process in a traditional way. The textbook guides this process. And this knowledge does not influence the understanding about the closest reality, since they are not contextualized in the textbook. The teaching community feels the need for a didactic-pedagogical material about Geography that relates contents or themes of scientific knowledge to the reality experienced by the students. Therefore, through action research, we developed the construction of Geography digmatic material focused on the context of the Semiarid. This was an educational experience with exchanges of knowledge, practices and realities.
Contextualized Education;Geography teaching;Didactic-pedagogical material
1
176
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Versão Final da Dissertação de Liliane Andrea Antunes de Oliveira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer