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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Projeto interdisciplinar entre a Geografia do Piauí e a literatura piauiense: pela implementação da Lei 5.359 de 2003
MONICA SEBASTIANA BRITO DE SA
DISSERTAÇÃO
19/05/2020

O ensino da disciplina de Geografia do Piauí é obrigatório no território estadual, conforme dispõe a Lei Ordinária do Estado do Piauí nº 5.359 de 2003. Entretanto, as informações coletadas dão conta de que, quase duas décadas desde a sua entrada em vigor, a referida lei não vem sendo implementada, diante da ausência de material didático referente à Geografia do Piauí nas escolas geridas pela rede estadual de ensino. Quanto aos procedimentos realizados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, da Base Nacional Curricular Comum (2017), além do diário de campo como instrumento de pesquisa. As discussões teóricas tiveram como base autores que trabalham com a interdisciplinaridade; ensino de geografia e literatura; e questões que dizem respeito à prática docente. Ainda de ordem reflexiva e discursiva, foram selecionadas as produções dos dez maiores escritores da literatura piauiense, que foram analisadas do ponto de vista geográfico. Os resultados demonstram que esta literatura é marcada por muita geograficidade acerca do Estado do Piauí, sendo, portanto, um possível recurso no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Geografia do Piauí, através de projetos interdisciplinares que contemplem as trocas entre as áreas do conhecimento. Esta pesquisa evidencia que é possível a implementação da Lei nº 5.359/2003 através da utilização de produções literárias piauienses. Considera-se, assim, um estudo extremamente relevante, por trazer possível solução para um impasse que perdura há tanto tempo no sistema educacional piauiense.

Geografia do Piauí;Literatura Piauiense;Interdisciplinaridade
The teaching of the discipline Geography of Piauí is mandatory in the state, according to the Ordinary Law of the State of Piauí No. 5,359 of 2003. However, the collected information shows that almost two decades later since its entry into force, the aforementioned law has not been implemented given the absence of didactic material referring to the Geography of Piauí in schools managed by the state school system. As for the performed procedures it was used bibliographical, exploratory and documentary research from the National Common Curricular Base (2017), in addition to the field diary as a research instrument. Theoretical discussions were based on authors who work with interdisciplinarity; teaching geography and literature; and issues related to teaching practice. Still, in a reflective and discursive order, the productions of the ten greatest writers of Piauí literature were selected, which were analyzed from the geographical point of view. The results demonstrate that this literature is marked by a lot of geography about the State of Piauí, being, therefore, a possible resource in the teaching-learning process of the discipline Geography of Piauí, through interdisciplinary projects that contemplates the exchanges between the areas of knowledge. This research shows that it is possible to implement Law No. 5,359 / 2003 through the use of literary productions from Piauí. Thus, it is considered an extremely relevant study, as it brings a possible solution to an impasse that has persisted for so long in the state educational system in Piauí.
Geography of Piauí;Piauí’s Literature;Interdisciplinarity
1
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mônica Sebastiana Brito de Sá.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR Participante Externo
DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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