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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Educação ambiental como estratégia para a promoção da saúde: o empoderamento discente
NAYANE SIBELE DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
27/05/2020

A Educação Ambiental (EA) se coloca como um elemento básico para amenizar os problemas socioambientais, ao sensibilizar o ser humano sobre as consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais. Na educação brasileira, ela é regulamentada por várias leis que determinam seu caráter interdisciplinar e transversal. Entretanto, esse tema não deve se restringir somente ao meio ambiente físico, mas também a toda a saúde local, já que a saúde da população é reflexo de um ambiente saudável. Portanto, EA e saúde estão intimamente relacionadas. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo desenvolver ações educativas com os alunos do 8° ano sobre a produção de lixo e sua relação com os problemas socioambientais vivenciados no município de Cajazeiras-PB. A pesquisa foi realizada adotando-se uma abordagem quantitativa, com o delineamento quase-experimental. Inicialmente, fizeram parte do estudo as duas turmas de 8° ano da E.M.E.I.E.F. Costa e Silva. Para a elaboração do trabalho foram desenvolvidos os seguintes procedimentos: a análise do perfil sociodemográfico dos estudantes; análise do Projeto Político Pedagógico da escola; diagnóstico do conhecimento prévio dos alunos (pré-teste). Após essa análise, uma turma foi escolhida para fazer parte da próxima etapa; a intervenção, a qual foi desenvolvida na perspectiva de três oficinas, vale ressaltar que a turma selecionada era muito agitada, mas os alunos participaram ativamente das aulas. Ao final desse momento, aplicou-se um questionário (pós-teste), com intuito de verificar se houve mudança no conhecimento demonstrado pelos alunos. De acordo com os resultados do pós-teste, constatou-se que a maioria dos alunos (92%) da turma B conseguiram reconhecer que a cidade de Cajazeiras enfrenta graves problemas ambientais, os quais interferem diretamente na saúde da população; 62% dos alunos conseguiram associar o consumo como o principal responsável pela contínua produção de lixo. Apesar de ter sido minoria, é importante ressaltar que nem todos os alunos conseguiram fazer essa associação. Sendo assim, é necessário a continuidade desse debate em sala de aula, para que todos possam aprender um pouco mais sobre o meio onde estão inseridos. Essa continuidade permitirá aos alunos a apropriação de novos conhecimentos necessários para empoderar-se e se tornarem seres promotores de mudanças.

Educação em saúde ambiental;Resíduos;Saúde
Environmental Education (EA) is a basic element to alleviate socio-environmental problems, by sensitizing the human being about the consequences of the unbridled exploitation of natural resources. In Brazilian education, it is regulated by several laws that determine its interdisciplinary and transversal character. However, this theme should not be restricted only to the physical environment, but also to all local health, since the population's health is a reflection of a healthy environment. Therefore, EA and health are closely related. Therefore, this work aimed to develop educational actions with 8th grade students about the production of garbage and its relationship with socio-environmental problems experienced in the municipality of Cajazeiras-PB. The research was carried out adopting a quantitative approach, with a quasiexperimental design. Initially, the two 8th grade classes of the E.M.E.I.E.F. Costa e Silva. For the elaboration of the work, the following procedures were developed: the analysis of the students' sociodemographic profile; analysis of the school's Political Pedagogical Project; diagnosis of students' prior knowledge (pre-test). After this analysis, a class was chosen to be part of the next stage; the intervention, which was developed in the perspective of three workshops, it is worth mentioning that the class was very agitated, but the students actively participated in the classes. At the end of that moment, a questionnaire (post-test) was applied, in order to verify if there was a change in the knowledge demonstrated by the students. According to the results of the post-test, it was found that the majority of students (92%) in class B managed to recognize that the city of Cajazeiras faces serious environmental problems, which directly interfere in the population's health; 62% of students managed to associate consumption as the main responsible for the continuous production of waste. Despite being a minority, it is important to note that not all students managed to make this association. Therefore, it is necessary to continue this debate in the classroom, so that everyone can learn a little more about the environment where they are inserted. This continuity will allow students to appropriate the new knowledge necessary to empower themselves and become changepromoting beings.
Environmental health education;Waste;Cheers
1
93
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Nayane Sibele de Oliveira.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Contribuições de teorias e estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes

Banca Examinadora

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE
UDSON SANTOS Participante Externo
SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA Participante Externo

Vínculo

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Não
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