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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Uma aula de matemática no santuário do Lima/RN: proposta de atividade de geometria
NAYARA ALVES GOMES
DISSERTAÇÃO
26/05/2020

A matemática pode ser visualizada em lugares que expressem a arte e a cultura de um povo, ambos presentes em monumentos históricos objetos do turismo. Motivados pela potencialidade em promover a interdisciplinaridade, este trabalho apresenta uma proposta de atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos atrelada a resolução de situações-problemas para promover um trabalho mais dinâmico, de modo a oportunizar a participação dos alunos na produção do seu conhecimento, deixando de ser um mero espectador, a fim de contribuirmos com o ensino e aprendizagem da matemática. Desse modo, o objetivo deste trabalho é realizar uma atividade de campo para observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis localizado no estado do Rio Grande do Norte, implementada por situações-problemas pré- elaboradas a partir da observação de aspectos arquitetônicos presentes nas edificações do Santuário. Esta pesquisa foi realizada com 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região Oeste do estado do Rio Grande do Norte, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, o professor da turma escolhida ministrou os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo, a partir de revisões e exposições do conteúdo no espaço formal de ensino. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. A terceira etapa, consistiu-se na avaliação da aprendizagem, realizada através de uma atividade em sala de aula, composta por situações-problemas elaboras a partir de dados coletados no Santuário do Lima. A partir dessa atividade foi comparado o desempenho dos alunos que participaram da atividade de campo com os alunos que não participaram, para averiguar as possíveis melhorias na aprendizagem dos alunos que participaram da atividade de campo. Diante desse contexto investigativo, constatouse que a utilização da atividade de campo e resolução de situações-problemas como metodologias de ensino, contribuem para a aprendizagem de conceitos geométricos. Pois, com a realização da atividade de campo os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário do Lima. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade. Com isso, a atividade de campo e situações-problemas mostram que é possível sanar dificuldades, reforçar conteúdos até então já vistos, como também abre um leque de oportunidades para a aprendizagem de novos conhecimentos.

Atividade de campo;Situações-problemas;Sequência didática;Conceitos geométricos
Mathematics can be visualized in places that express the art and culture of a people, both present in historical monuments that are objects of tourism. Motivated by the potential to promote interdisciplinarity, this work presents a proposal of a field activity as a methodology for the teaching of geometric concepts linked to the resolution of problem situations to promote a dynamic work, in order to provide opportunities for students to participate in the production of their own knowledge, ceasing to be just spectators, in order to contribute to the teaching and learning of mathematics. Thus, the objective of this work is to carry out a field activity to observe and identify geometric concepts present in the buildings of the Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis located in the state of Rio Grande do Norte, implemented by preelaborated problem situations based on the observation of architectural aspects present in the buildings of the Sanctuary. This research was carried with 30 students from the 9th grade of elementary school in a public school in the western region of the state of Rio Grande do Norte, developed from the application of a didactic sequence, divided into three stages. In the first stage, the teacher taught the necessary geometric concepts for the development of the field activity, based on reviews and expositions of the content in the formal teaching space. In the second stage, the field activity was carried out at the Santuário do Lima, where the students solved pre-elaborated problem situations. The third stage consisted of the assessment of learning, carried out through an activity in the classroom, composed of problem situations elaborated from data collected in the Santuário do Lima. Based on this activity, the performance of students who participated in the field activity was compared with students who did not participate, in order to ascertain possible improvements in the learning of students who participated in the field activity. Given this investigative context, it was observed that the use of field activities and problem situations as teaching methodologies, contribute to the learning of geometric concepts. Therefore, because of the application of the field activity, the students were able to observe and identify geometric concepts present in the buildings of the Santuário do Lima. The promotion of critical Mathematics Education, in a non-formal environment was able to collaborate with the formation of reflective students capable of giving meanings to concepts in their reality. Hence, the field activity and problem situations show that it is possible to remedy difficulties, reinforce contents previously seen, as well as opening up a range of opportunities for learning new knowledge.
Field activity;Problem situations;Didactic sequence;Geometric concepts
1
85
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Nayara Alves Gomes.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
JOSE VILANI DE FARIAS Participante Externo
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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