• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
As metodologias de ensino para aprendizagem nas aulas de Geografia em uma escola de Ensino Médio do município de Milagres – CE
MARIA SILMARA CRUZ SOUSA
DISSERTAÇÃO
30/04/2020

O presente trabalho discute a importância das metodologias no ensino da Geografia, no contexto da sala de aula, partindo da concepção dos professores e da compreensão dos discentes em relação às práticas dos professores. O objetivo geral consiste em analisar como as metodologias de ensino trabalhadas pelas professoras do ensino médio contribuem para a aprendizagem da Geografia de forma significativa. Este estudo foi realizado com 02 docentes de Geografia e com 02 turmas de 3° ano, correspondente a cada professor, em uma escola de ensino médio e profissional, do município de Milagres/CE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, fez-se uso de entrevistas, diário de campo, roteiro de observação com os professores e questionários com os alunos. Quanto aos procedimentos realizados, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, exploratória, de campo e observação não participante. As discussões teóricas, nesta dissertação, têm respaldo em autores que versam sobre o ensino da Geografia, a didática e questões referentes à prática docente. A pesquisa nos mostrou que as práticas se apresentam como um viés de relevância para a construção dos conhecimentos, as quais envolviam a interação de educandos e docentes, mediante o processo de ensino que possibilitava a participação de todos na discussão do conteúdo, com o uso de estratégias didáticas que tinham por finalidade possibilitar aos alunos buscarem o interesse em aprender Geografia na sala de aula. A pesquisa ainda nos permitiu conhecer a concepção dos docentes sobre o que pensam do contexto da sala de aula em relação à sua prática pedagógica, diante dos seus recursos didáticos e inseridos no processo de ensino. Quanto à compreensão dos discentes acerca das metodologias empregadas pelos professores de Geografia na sala de aula, pudemos evidenciar que os eles demonstram que as metodologias desenvolvidas, tanto pelo o professor 1, quanto pelo o professor 2, são significativas em relação à construção de conhecimento e na aprendizagem desta disciplina, elencando os aspectos positivos diante das discussões sobre o conteúdo.

Ensino de Geografia;Metodologias de Ensino;Aprendizagem
This paper discusses the importance of methodologies in geography teaching, in the context of the classroom, starting from the teachers' conception and the students' understanding of teachers' practices. The general objective is to analyze how the teaching methodologies worked by high school teachers contribute to the learning of geography in a significant way. This study was conducted with 02 geography teachers and 02 3rd year classes, corresponding to each teacher, in a high school and professional school, in the municipality of Milagres/CE. This is a qualitative research, of the case study type. For data collection, interviews, field diary, observation script with teachers and questionnaires with students were used. Regarding the procedures performed, we used bibliographic, exploratory, field research and nonparticipant observation. The theoretical discussions in this dissertation are supported by authors who deal with the teaching of geography, didactics and questions related to teaching practice. The research showed us that the practices are presented as a bias of relevance for the construction of knowledge, which involved the interaction of students and teachers, through the teaching process that allowed the participation of all in the discussion of content, with the use of didactic strategies that aimed to enable students to seek interest in learning Geography in the classroom. The research also allowed us to know the conception of teachers about what they think about the context of the classroom in relation to their pedagogical practice, in view of their didactic resources and inserted in the teaching process. Regarding the students' understanding of the methodologies employed by geography teachers in the classroom, we could show that they demonstrate that the methodologies developed by both teacher 1 and teacher 2 are significant in relation to the construction of knowledge and learning of this discipline, highlighting the positive aspects in the face of discussions about content.
Geography Teaching;Teaching Methodologies;Learning
1
137
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Maria Silmara Cruz Sousa.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Didática, mundos da vida e Educação Básica no semiárido nordestino

Banca Examinadora

ROSALVO NOBRE CARNEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA CONCEICAO COSTA Docente - PERMANENTE
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
JOSE ERIMAR DOS SANTOS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer