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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Ensino híbrido, metodologias ativas e personalizadas: possibilidades e potencialidades na introdução ao conceito de reação química
THALYTA PESSOA FREIRE
DISSERTAÇÃO
01/04/2020

A facilidade de acesso à informação pelas tecnologias digitais faz com que seja necessária a implementação de novas metodologias ao contexto educacional. Neste sentido, o Ensino Híbrido ou Blended Learning, tem se consolidado como uma das maiores tendências para a educação do século XXI, que mistura dois modelos de ensino: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o ensino on-line, que integra as tecnologias a educação. Assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver e avaliar continuamente uma proposta de ensino híbrido baseada em estratégias ativas e personalizados, para as aulas de Ciências Naturais com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como temática a introdução aos conceitos de reação química. Quanto aos aspectos metodológicos, essa pesquisa é caracterizada como uma pesquisa-ação que realiza um ciclo de diagnóstico, planeamento, implementação e avaliação contínua da proposta pedagógica, sendo utilizados três modelos híbridos de rotação (rotação por estação, sala de aula invertida e rotação individual) adaptados aos recursos disponíveis na escola e centrados na personalização do ensino pelo atendimento as necessidades e interesses dos estudantes. Verifica-se pelo retorno dos participantes os benefícios dessa proposta híbrida no processo de ensino e aprendizagem, destacando a inovação das aulas, diversificação das atividades, compartilhamento de ideias e aprendizagem colaborativa, como uma mistura estimulante e potencial na construção do conhecimento.

Ensino híbrido;Metodologias ativas;Ensino personalizado;Reações químicas;Tecnologias digitais
The ease of access to information by digital technologies makes it necessary to implement new methodologies in the educational context. In this sense, the Blended Learning has consolidated itself as one of the biggest trends for 21st century education, which mixes two teaching models: the face-to-face, in which the process takes place in the classroom, as has been done for some time, and online teaching, which integrates technologies and education. Thus, the objective of this work is to continually develop and evaluate a hybrid-teaching proposal based on active and personalized strategies, for Natural Sciences classes with 9th grade students, with the theme of introducing the concepts of chemical reaction. As for the methodological aspects, this research is characterized as an action research that performs a cycle of diagnosis, planning, implementation and continuous evaluation of the pedagogical proposal, using three hybrid rotation models (rotation per season, inverted classroom and individual rotation) adapted to the resources available at the school and focused on personalizing teaching by meeting the needs and interests of students. The benefits of this hybrid proposal in the teaching and learning process can be verified by the return of the participants, highlighting the innovation of classes, diversification of activities, sharing of ideas and collaborative learning, as a stimulating and potential mixture in the construction of knowledge.
Blended learning;Active methodologies;Personalized teaching;Chemical reactions;Digital technologies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Thalyta Pessôa Freire.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Laboratório de Ciências: Interligando Saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

Banca Examinadora

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
JUAN CARLOS ALVARADO ALCOCER Participante Externo

Vínculo

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Não
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