• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
O ensino de filosofia para crianças: significados, possibilidades e perspectivas atuais
JOANA DARC DO NASCIMENTO BARROS
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

A investigação “O ensino de Filosofia para crianças: significados, possibilidades e perspectivas atuais” foi motivado pela experiência da pesquisadora no campo da Filosofia, ao registrar que é na fase da infância que os primeiros conceitos e aprendizagens que forjam o caráter humano se constroem. Visa compreender quais os significados, as possibilidades e as perspectivas do ensino de Filosofia para crianças na atualidade a partir da realidade brasileira. A investigação é de natureza qualitativa, em que a primeira parte se desenvolve a partir da revisão bibliográfica e documental. O segundo momento é marcado pela pesquisa empírica com trabalho de campo, de cunho participante. A investigação teórica foi organizada em três capítulos: a) A filosofia: desvelando origem, espaços, tempos e interfaces com a educação; b) Retratos da educação na infância: “serestar” criança, a escola, a família; c) O ensino de Filosofia para crianças: concepções, programas, modelos e ensaios. A pesquisa de campo foi estruturada em duas fases, realizadas numa escola pública de Ensino Fundamental, no município de Pau dos Ferros/RN, em que na primeira etapa foram desenvolvidas entrevistas de natureza semiestruturada com a direção e o corpo docente. A segunda etapa, de teor participante, foi organizada a partir de uma oficina temática com os alunos da escola lócus, com a idade de aproximadamente dos sete aos 11 anos de idade. Consistem em principais resultados deste trabalho o preenchimento da lacuna no quesito das discussões do ensino de Filosofia no Brasil, assim como da criação de um espaço de resistência à tentativa de seu “esvaziamento”. A pesquisa gera a perspectiva de criação de uma rede de pesquisadores/as que possam se debruçar sobre a temática e gerar produções no campo.

Ensino;Filosofia;Infância
La investigación "Enseñar filosofía a los niños: significados, posibilidades y perspectivas actuales" fue motivada por la experiencia del investigador en el campo de la filosofía, cuando se registró que fue en la infancia en que se construyeron los primeros conceptos y aprendizajes que forjaron el carácter humano. Tiene como objetivo comprender cuáles son los significados, posibilidades y perspectivas de enseñar filosofía a los niños hoy en día desde la realidad brasileña. La investigación es de naturaleza cualitativa, en la cual la primera parte se desarrolla a partir de la revisión bibliográfica y documental. El segundo momento está marcado por la investigación empírica con trabajo de campo, de carácter participativo. La investigación teórica se organizó en tres capítulos: a) Filosofía: revelando el origen, los espacios, los tiempos y las interfaces con la educación; b) Retratos de la educación infantil: "ser y ser" niño, escuela, familia; c) Enseñanza de filosofía para niños: concepciones, programas, modelos y ensayos. La investigación de campo se estructuró en dos fases, realizadas en una escuela primaria pública, en el municipio de Pau dos Ferros / RN, en la primera etapa, se realizaron entrevistas semiestructuradas con la dirección y el profesorado. La segunda etapa, con contenido para los participantes, se organizó a partir de una taller temática con los alumnos de la escuela local, con edades comprendidas entre los siete y los 11 años. Los principales resultados de este trabajo consisten en llenar el vacío en la cuestión de las discusiones sobre la enseñanza de la filosofía en Brasil, así como en la creación de un espacio de resistencia al intento de "vaciarlo". La investigación genera la posibilidad de crear una red de investigadores que puedan abordar el problema y generar producciones en el campo.
Docencia;Filosofía;Infancia
1
269
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO JOANA DARC DO NASCIMENTO BARROS.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino de valores éticos: estratégias curriculares e práticas pedagógicas na Educação Básica

Banca Examinadora

SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
EXPEDITO WELLINGTON CHAVES COSTA Participante Externo
SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer