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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Conto e reconto com "O Mágico de Oz": estratégia de autoformação no Programa BALE Portalegrense
RENATA PAIVA DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

Este trabalho é o resultado de uma investigação que trata do conto e reconto com a obra “O Mágico de Oz”. Propõe-se, de um modo geral, analisar as estratégias de autoformação leitora pelo BALE PORTALEGRENSE, principalmente nos Canteiros da Formação, Informação, Encenação, Contação e Ficção, mediante atendimentos nas escolas municipais da cidade de Portalegre/RN. Especificamente, objetivou-se: (i) evidenciar as contribuições dos tipos de recontos orais e escritos para autoformação leitora dos alunos atendidos pelo BALE PORTALEGRENSE; (ii) identificar as contribuições do referido Programa para autoformação leitora da equipe, doravante ‘baleanos’; (iii) compreender as contribuições advindas dos recontos orais (individuais) e escritos (coletivos) para a autoformação leitora, (iiii) criar um e-book dos resultados da pesquisa como devolutiva às escolas atendidas pelo Programa. A pesquisa está fundamentada em autores que discutem sobre o processo de formação: Paulo Freire (2006), Angela Kleimam (2008), Saldanha (2013) e Queiroz (2014); autoformação: Sampaio (2014), Barbosa, Pacheco, Amaral (2019), Galvani (1991); Estratégias de leitura: Kleiman (2008), Solé (1998); contos e recontos de histórias: Ramos (2011), Gomes (2005) e Gotlib (2006). Para tanto, utiliza-se neste estudo a pesquisa descritiva, bibliográfica, participante e a abordagem qualitativa. Contou-se, como colaboradores, os voluntários do BALE PORTALEGRENSE da edição de 2019 e as crianças atendidas pelo Programa das escolas municipais da cidade de Portalegre/RN. Utilizou-se do diário de campo e filmagens dos recontos das crianças após as encenações da história, assim como os recontos escritos. Os dados são tratados a partir da análise que foi dividida em categorias e subcategorias, a priori, sendo que para a análise foi realizada uma formação interventiva com os sujeitos. A pesquisa possibilitou apontar as contribuições da autoformação leitora tanto dos alunos atendidos pelo Programa BALE, como para os voluntários, através das estratégias de leitura do Programa. Percebe-se que as experiências com os atendimentos e o contato com os alunos trouxeram muitas contribuições para os envolvidos. O vínculo de amizade construída na equipe proporcionou uma grande contribuição para o desenvolvimento, formação e autoformação dos mesmos. Destaca-se, como um dos fatores relevantes, que o BALE proporciona como oportunidade à equipe maior conhecimento da realidade dos alunos do município e as suas experiências com a leitura e o desejo de levar o incentivo a todos.

BALE;Estratégias de autoformação;Conto;Reconto
Esta trabajo es el resultado de una investigación que trata del cuento y el recuento con la obra ‘El Mago de Oz’. Se propone, de modo general, analizar las estrategias de autoformación lectora de BALE PORTALEGRENSE, principalmente, en los Canteros de Formación, Información, Puesta en escena, narración y Ficción, mediante atención en las escuelas municipales de la ciudad de Portalegre/RN. Específicamente, los objetivos son: (i) evidenciar las contribuciones de los tipos de recuentos orales y escritos para autoformación lectora de los alumnos atendidos por BALE PORTALEGRENSE; (ii) Identificar las contribuciones del referido Programa para autoformación lectora; y (iii) comprender las contribuciones originadas de los recuentos orales (individual) y escritos (colectivo) para autoformación lectora (iiii) Cree un libro electrónico de los resultados de la investigación como retroalimentación a las escuelas atendidas por el Programa. La pesquisa está fundamentada en autores que discuten sobre el proceso de formación Paulo Freire (2006), Angela Kleimam (2008), Saldanha (2013) e Queiroz (2014), autoformación Sampaio (2014), Barbosa, Pacheco, Amaral (2019), Galvani (1991), Estrategias de lectura Kleiman (2008), Solé (1998), Cuentos y recuentos de historias: Ramos (2011), Gomes (2005) e Gotlib (2006). Para esto, se utiliza em esta pesquisa, la investigación descriptiva, bibliográfica, participante y el abordaje cualitativo. Se contó como colaboradores, los voluntarios de BALE PORTALEGRENSE de la edición de 2019 y los niños atendidos por el Programa de Escuelas Municipales de la Ciudad de Portalegre/RN. Se utilizó el diario de campo y filmaciones de los recuentos de los niños después de las representaciones de la historia, así como los recuentos escritos. Los datos son tratados a partir del análisis que fue dividido en categorías y subcategorías, a priori para a análisis fue realizado una formación interventiva con los sujetos. La pesquisa posibilitó detectar las contribuciones de la autoformación lectoras tanto de los alumnos atendidos por el Programa BALE, como para los voluntarios, a través de las estrategias de lectura del Programa. Se percibe que las experiencias con las atenciones y el contacto con los alumnos trajeron muchas contribuciones para los involucrados. El vínculo de amistad construida en el equipo proporcionó una gran contribución para el desarrollo, formación y autoformación de los mismos, se destaca como uno de los factores relevantes que BALE proporciona como oportunidad al equipo mayor conocimiento de la realidad de los alumnos del municipio y sus experiencias con la lectura y el deseo de incentivar a todos.
BALE;Estrategias de autoformación;Cuento;Recuento
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Renata Paiva de Freitas.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Memória, (auto)formação do leitor e tecnologias: estudos dos processos mediação do texto literário e suas implicações para o ensino

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA GERLAINE BELCHIOR AMARAL Participante Externo
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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