• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Ensinando e aprendendo frações com objetos de aprendizagem
KALIANE MORAIS DE LUCENA MARTINS
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

As tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) deram um novo suporte ao ato de ensinar e aprender, com aulas interativas e dinâmicas, visto que elas estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos e professores. O uso de tecnologia no meio escolar se apresenta no novo cenário do século XXI, no entanto não é de hoje que se ouve falar desse assunto. Com o avanço da globalização, as novas tecnologias passaram a ser inseridas no cotidiano das pessoas, tornando o compartilhamento de informações e conhecimento, por meio dos computadores e da Internet, mais acessível. Diante disso, propõe-se uma reflexão sobre a incorporação das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, destacando a sua presença no ambiente escolar, em específico nas aulas de matemática. Assim, objetiva-se avaliar o uso da tecnologia como ferramenta dos objetos de aprendizagem, uma vez que esses podem auxiliar durante o processo de construção do conhecimento no âmbito matemático, favorecendo a possibilidade de o aluno pensar, refletir, agir e criar soluções, a fim de reduzir suas dificuldades. Ademais, este estudo procura entender como o desenvolvimento das tecnologias digitais — como a Internet e os variados programas elaborados para facilitar e dinamizar as atividades nas instituições escolares — no meio educacional tem ocorrido e de que forma a sua inserção neste meio contribui com os indivíduos durante o aprimoramento do conhecimento adquirido. A escolha pela temática surgiu devido à constatação da grande influência das ferramentas digitais na aprendizagem dos alunos, tendo em vista uma melhor elucidação das questões problematizadoras. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo, utilizando o método experimental de controle com professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio. Em suma, a pesquisa obteve resultados que mostraram a eficácia de aplicar recursos tecnológicos no ensino de matemática, uma vez que os alunos passaram a ter uma aprendizagem significativa com a utilização desses, comprovada através da análise do pré-teste (antes da aplicação) e pós-teste (depois da aplicação) os resultados obtidos que mostram a eficácia do uso dos objetos de aprendizagem.

Tecnologia da Informação e Comunicação;Recursos Tecnológicos;Aprendizagem significativa;Matemática
Information and Communication Technologies (ICTs) have given a new insight into the act of teaching and learning, as they are increasingly present in the daily lives of students and teachers. For that reason, the present work brings a reflection on the incorporation of technologies in the teaching and learning processes, highlighting their presence in the school environment — especially in mathematics classes. The use of technology in the academic environment is presented in a new scenario of the 21st century, however, it is not from today that we hear about this subject. With the advancement of globalization, technology has become part of people's daily lives, making the sharing of information and knowledge — through computers and the Internet — more accessible. Therefore, this paper aims to evaluate the use of technology as a tool for learning objects, since they can help during the process of knowledge construction in the mathematical context, favoring the possibility for students to think, reflect, act and create solutions, in order to reduce difficulties. In addition, this study seeks to understand how the development of digital technologies — such as the internet and various other programs designed to facilitate and streamline activities in school institutions — in the educational environment has occurred and how their insertion contributes to the improvement of the students’ knowledge, since we still have a culture based on the traditional forms of teaching. With that in mind, this theme choice arose due to the great influence of digital tools on students' learning, aiming at a better elucidation of mathematical problems. For that, a qualitative and quantitative field research will be done, using the experimental method of control with teachers and students. To summarize, the research aims to show the effectiveness of applying technological resources in mathematics teaching, since the students will have a significant improvement due to their use.
Information and Communication Technologies;Technological Resources;Significant Improvement;Mathematics
1
152
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Kaliane Morais de Lucena Martins.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Objetos de Aprendizagem e suas Relações com o Ensino-Aprendizagem

Banca Examinadora

OTAVIO FLORIANO PAULINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
OTAVIO FLORIANO PAULINO Docente - PERMANENTE
CLECIDA MARIA BEZERRA BESSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer