• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Êxito escolar no Ensino Superior: trajetórias de estudantes universitários oriundos de escolas do campo
FRANCISCA MAISA MACIEL GOMES DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

A democratização do Ensino Superior ampliou as possibilidades de as camadas populares terem acesso à Universidade, e com ela, os desafios de garantir a permanência e a conclusão de um curso Superior. Esse trabalho objetiva analisar a trajetória de êxito escolar no Ensino Superior de estudantes universitários oriundos de escolas do campo. Para tanto, situamos na condição de êxito escolar estudantes universitários que atuam no Programas de Iniciação à Docência (PIBID), cuja trajetória escolar na educação básica seja oriunda de escola do campo. A pesquisa se caracteriza como de campo, descritiva e exploratória com uma abordagem qualitativa, em que, para a coleta dos dados, realizamos entrevista semiestruturada com cinco estudantes universitários bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau Ferros, que estudaram em escola do campo no início de sua escolarização, seja na Educação Infantil, seja no Ensino Fundamental. Dos resultados, pudemos perceber: relação de identificação do sujeito com o meio rural; os valores e saberes experienciais adquiridos ao longo da trajetória de vida impulsionam e motivam a superações das dificuldades que vão surgindo, as quais também se enquadram nos mecanismos que permitiram o êxito escolar; relevância da família, professores e colegas quanto ao incentivo pelos estudos. Assim, concluímos que na trajetória de êxito escolar até o Ensino Superior, exigiu deles: esforço, resiliência, força de vontade, dedicação, disciplina de estudos e apoio de familiares, amigos e professores. Mas a participação no PIBID possibilitou oportunidade de estabilidade para seguir com os estudos, ao mesmo tempo que os incentivou melhorar seu desempenho nas atividades formativas do curso e na busca de identificação com a docência.

Trajetória;Êxito Escolar;Oriundos;Educação do Campo;Ensino Superior
The democratization of Higher Education expanded the possibilities for the lower classes to have access to the University, and with it, the challenges of guaranteeing the permanence and completion of a Higher Course. This work aims to analyze the trajectory of academic success in Higher Education of university students from rural schools. To this end, we have placed university students working in the Teaching Initiation Programs (PIBID) as school achievers, whose school trajectory in basic education comes from a rural school. The research is characterized as field, descriptive and exploratory with a qualitative approach, in which, for data collection, we conducted a semi-structured interview with five university students with scholarships from PIBID, from the State University of Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros, who studied at a rural school at the beginning of their schooling, either in early childhood education or in elementary school. From the results, we could see: relation of identification of the subject with the rural environment; the values and experiential knowledge acquired throughout the life trajectory drive and motivate to overcome the difficulties that arise, it also fits into the mechanisms that allowed school success; relevance of family, teachers and colleagues regarding the incentive for studies. Thus, it is concluded that in the trajectory of school success until Higher Education, it required effort, resilience, willpower, dedication, study discipline and support from family, friends and teachers. However, participation in PIBID provided an opportunity for stability to continue with the studies, while encouraging them to improve their performance in the training activities of the course and search for identification with teaching.
Trajectory;School Success;From;Rural Education;Higher Education
1
160
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Francisca Maísa Maciel Gomes de Almeida.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
TANIA PAULA DA SILVA Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer