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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Produção textual nas formações MAISPAIC de Língua Portuguesa: a relação entre saberes constituintes e as práticas efetivadas pelos professores
JOELMA UCHOA PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
29/05/2020

Considerando o processo de formação continuada como ponte entre os saberes teóricos, produzidos nas universidades, e os saberes práticos desenvolvidos pelos docentes, objetivamos, nessa pesquisa, investigar, em discursos de professores de Língua Portuguesa, a relação entre os saberes constituintes do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC) e os fazeres experenciados no ensino de produção textual. Partindo da perspectiva dialógica da linguagem, tomamos por fundamentação teórica, os pressupostos bakhtinianos que tratam da multiplicidade da linguagem nos diversos campos da atividade humana, bem como nos respaldamos no sociointeracionismo discursivo de Bronckart, em que a linguagem é vista como um produto do meio social, diversificada em espécies de gêneros de discurso. Tais pressupostos encontram-se impressos em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apoiamo-nos ainda, em Antunes (2003, 2007, 2006, 2009, 2017), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1997, 2012, 2015) e demais estudiosos da linguagem, que tratam da funcionalidade dos gêneros textuais em sala de aula. Esta investigação é de abordagem qualitativa, de linha interpretativa e indutiva, cuja coleta de dados se deu pela análise documental dos referenciais do Programa, pelas observações in loco e pela realização de entrevista semiestruturada, direcionada a cinco professoras da rede municipal de educação, atuantes nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados sobre os saberes constituintes das formações MAISPAIC indica que: (i) a proposta fundamenta-se na dimensão sociointeracionista da linguagem, priorizando o uso concreto da língua; (ii) a produção textual é vista pelas perspectivas funcional e processual dos gêneros textuais orais e escritos. Quanto aos fazeres docentes, evidenciamos que: (i) as metodologias para o ensino de produção textual ainda se mantêm distanciadas das formas interativas da linguagem, e (ii) os Cadernos de Práticas Pedagógicas têm pouca utilidade no ensino de produção textual. Das relações entre a teoria da formação e a prática docente, os discursos das professoras revelaram: (i) o difícil acesso aos materiais do Programa; (ii) a descontinuidade das formações de professores; (iii) a falta de um acompanhamento pedagógico das ações do Programa no município. Por fim, as nossas contribuições para o Ensino de Língua Portuguesa centram-se na reflexão crítica sobre as condições básicas dadas aos alunos no momento da produção e na melhoria dos materiais fornecidos aos professores para práticas de linguagem em sala de aula.

Programa MAISPAIC;Ensino de Produção textual;Prática docente;Discursos de Professores;Relação teoria e prática
Considering the process of continued formation as a bridge between the theoretical knowledge produced at universities and the practical knowledge developed by the teachers, we aim, in this research, to investigate, in the speeches of Portuguese Language teachers, the relationship between the knowledge that constitutes the Learning in the Right Age Program (MAISPAIC) and the experienced makes in teaching textual production. Starting from the dialogical perspective of language, we take as a theoretical foundation, the Bakhtinian assumptions that deal with the multiplicity of language in the different fields of human activity, as well as we support Bronckart's socio-interactionism discursive, in which language is seen as a product of the social environment, diversified in types of speech genres. Such assumptions are printed in official documents, such as the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (PCN) and the Common National Curricular Base (CNCB). We also supported, in Antunes (2003, 2007, 2006, 2009, 2017), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Geraldi (1997, 2012, 2015) and other language scholars, who deal with the functionality of textual genres in classroom. This investigation has a qualitative approach, with an interpretive and inductive line, whose data collection was made through the documentary analysis of the Program's references, through on-site observations and through the conduct of a semi-structured interview, directed to the five teachers of the municipal education network, acting in the municipalities 9th grade classes of elementary school. The analysis of data about on the constituent knowledge of MAISPAIC formations indicated that: (i) the proposal is based on the social interactionist dimension of language, prioritizing the concrete use of language; (ii) the textual production is seen through the functional and procedural perspectives of oral and written text genres. As for teaching makes, we show that: (i) the methodologies for teaching textual production are still distanced from interactive forms of language, and (ii) the Pedagogical Practices Notebooks have little use in teaching textual production. From the relations between the formation theory and the teaching practice, the teachers speeches revealed: (i) the difficult access to the Program materials; (ii) the discontinuity of teachers formations; (iii) the lack of pedagogical support of the Program's actions in the county. Finally, our contributions to Portuguese Language Teaching focus on critical reflection on the basic conditions given to students at the time of production and on improving the materials provided to teachers for language practices in the classroom.
MAISPAIC program;Teaching of textual production;Teaching practice;Teachers'speeches;Relationship between theory and practice
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503
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Joelma Uchoa Pinheiro.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica

Banca Examinadora

CRIGINA CIBELLE PEREIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA Participante Externo
CRIGINA CIBELLE PEREIRA Docente - PERMANENTE
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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