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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Letramento visual na prática de um professor de Língua Inglesa e na perspectiva leitora de alunos: um estudo à luz do signo da receptividade
CYBELE RUANA FERREIRA DE MORAIS
DISSERTAÇÃO
04/05/2020

As transformações no âmbito social e cultural têm ocasionado alterações nos modos comunicativos. Os modos visuais, por exemplo, são utilizados no contexto educacional por sua produção de significado, como também por serem capazes de despertar uma receptividade positiva e melhor aceitação na aula de língua estrangeira. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar como os textos visuais estão sendo aplicados e recebidos na aula de Inglês em uma turma de terceiro ano do ensino médio. Com base nisso, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa buscou saber como os textos visuais estão sendo aplicados e recebidos na sala de aula de Língua Inglesa. Para alcançarmos nosso objetivo e respondermos nossa indagação, foi necessário aplicar um questionário ao professor de língua inglesa, bem como observar 10 h/a, a fim de perceber a receptividade dos alunos de terceiro ano de ensino médio em relação aos textos visuais. A fundamentação teórica que ancora nossa análise fez uso de teorias voltadas à multimodalidade com ênfase nos textos visuais, como os de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), e de Bezemer (2008, 2009, 2010, 2012, 2014). Além dessa teoria, norteamos nossa pesquisa também através do signo da receptividade, explicado por Pimenta (2006), e sobre a forma que o corpo se comunica, (GOFFMAN, 1963, 2002). O desenvolvimento desta pesquisa se deu através de uma metodologia descritiva e interpretativista, com características de pesquisa microetnográfica. Com o resultado dos achados, através do questionário aplicado, percebemos que o professor, mesmo sem o conhecimento teórico, sabe a relevância que os textos visuais trazem para o contexto educacional e que os alunos são positivamente receptivos aos modos visuais. Considerando o comportamento dos estudantes durante as aulas observadas, percebemos que os alunos demonstraram um nível de engajamento e atenção superior quando a aula fazia uso de textos visuais, demonstrando uma receptividade positiva em relação a tais modos. Isso foi percebido a partir dos gestos, olhar, expressões faciais e falas dos alunos durante as aulas. Diante disso, percebemos que, os recursos visuais contribuem significativamente no engajamento, participação e afetividade dos alunos com relação às aulas de língua inglesa e que é de suma importância que os professores passem a receber em sua formação conceitos e perspectivas capazes de levar em consideração as funcionalidades dos diversos modos textuais existentes.

Multimodalidade;Letramento visual;Receptividade;Ensino médio;Língua inglesa
The transformations in the social and cultural spheres caused changes in the modes of communication. Visual modes, for example, are used in the educational context for their production of meaning, as well as they are capable of arousing positive receptivity and better acceptance in foreign language classes. Thus, the objective of this research is to investigate how visual texts are being applied and received in the English class in a third year class in high school. Based on this, the question that guided the development of the research sought to know how visual texts are being applied and received in the English language classroom. To reach our goal and answer our question, it was necessary to conduct a questionnaire to the English language teacher as well as observe 10 classes in order to perceive the receptivity of third year high school students in relation to visual texts. The theory which support our analysis made use of theories focused on multimodality with an emphasis on visual texts, such as Kress and van Leeuwen (1996, 2006), Bezemer (2008, 2009, 2010, 2012, 2014). In addition to this theory, we guided our research, also, through the sign of receptivity, explained by Pimenta (2006), and on the way that the body communicates, Goffman (1963, 2002). The development of this research took place through a descriptive and interpretative methodology, with characteristics of microetnographic research. With the result of the findings based on the conducted the questionnaire, we realized that the teacher, even without theoretical knowledge, knows the relevance that visual texts bring to the educational context and that students are positively receptive to visual modes. Considering the students' behavior during the observed classes, we noticed that the students showed a level of engagement and superior attention when the class made use of visual texts, demonstrating a positive receptivity towards such modes. This was perceived from the gestures, gaze, facial expressions and speeches of the students during the classes. Therefore, we conclude that visual resources contribute significantly to the engagement, participation and affection of students in relation to English language classes and that it is extremely important that teachers start to receive concepts and perspectives capable of taking into account the functionalities of the various existing textual modes.
Multimodality;Visual literacy;Receptivity;High school;English language
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Cybele Ferreira de Morais.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE LÍNGUAS
Multiletramentos no ensino de línguas: foco no letramento multimodal crítico

Banca Examinadora

MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLARICE LAGE GUALBERTO DE ABREU Participante Externo
MARCOS NONATO DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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