• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A aprendizagem do conceito de espaço geográfico por alunos do Ensino Médio em Pau dos Ferros (RN)
MARTA EVANIA MIGUEL DA SILVA
DISSERTAÇÃO
25/05/2020

No ensino de Geografia, a exemplo da aprendizagem do conceito de espaço geográfico, deve-se considerar que o objetivo principal não é apenas aprender o que é espaço geográfico, mas também para que serve esse conhecimento na vida das pessoas, como o educando pode utilizar esse conceito e relacioná-lo a outros conhecimentos. Para tanto, buscamos compreender se a aprendizagem do conceito de espaço geográfico por alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Pau dos Ferros - RN é significativa, e se para esses educandos é um conhecimento relevante para sua vida. A aprendizagem significativa do espaço geográfico deve considerar um elemento relevante para sua apreensão, que é a existência social. Diante disso, temos como objetivo geral analisar a aprendizagem do conceito de espaço geográfico por alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Pau dos Ferros – RN. A metodologia dessa pesquisa se desenvolve a partir de um levantamento bibliográfico. Nessa perspectiva, nos debruçamos sobre autores como Callai (2000, 2010); Cavalcanti (1998, 2005, 2012 e 2013); Castellar (2007, 2010) e Castrogiovanni (2007, 2008); Ausubel (2000) e Moreira (1986, 2006, 2008) dentre outros, para desenvolvermos o embasamento teórico da discussão sobre Geografia Escolar e aprendizagem de conceitos em Geografia. Nos moldes da pesquisa participante, para tanto, empregamos para coleta de dados instrumentos como: a entrevista semiestruturada, o questionário, a análise documental, a observação e a mediação didática. Através desta pesquisa (considerando seu tema, recorte espacial e sujeitos), constatou-se que os estudantes, em sua maioria, tinham uma compreensão limitada acerca de espaço geográfico, expondo concepções vagas e simplórias e que, em sua maioria, eram respostas que pareciam tratar de algo distante da realidade desses sujeitos. No que se refere à mediação pedagógica, realizada em uma oficina voltada para abordagem do conceito de espaço geográfico, vimos que contribuiu significativamente para a aprendizagem desse conceito. Os mapas conceituais produzidos pelos estudantes nos mostraram que estes sujeitos passaram a pensar espaço geográfico de modo mais sistematizado e contextualizado a realidade socioespacial que os cercam. Ao encerrarmos este trabalho, cremos que avançamos passos consideráveis na temática em tela, contudo, o anseio de poder continuar pesquisando sobre o ensino de Geografia permanece. Assim, justifica-se o motivo de não o consideramos como concluído, uma vez que as pretensões de contribuir no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar prevalecerão.

Conceitos;Espaço Geográfico;Geografia escolar;Mapas conceituais;Raciocínio espacial
Thus, in the teaching of Geography, as with the learning of the concept of geographical space, one must consider that the main objective is not only to learn what geographic space is, but also what this knowledge is for in people's lives, such as the student you can use that concept and relate it to other knowledge. To this end, we seek to understand whether the learning of the concept of geographical space by high school students from a public school in Pau dos Ferros - RN is significant, and whether it is relevant knowledge for their students. So, the significant learning of the geographical space must consider a relevant element for its apprehension, which is the social existence. Therefore, our general objective is to analyze the learning of the concept of geographical space by high school students from a public school in Pau dos ferros - RN. The methodology of this research is developed from a bibliographic survey. In this perspective, we look at authors like Callai (2000, 2010); Cavalcante (1998, 2005, 2012 and 2013); Castellar (2007,2010) and Castrogiovanni (2007, 2008), Ausubel (2000) and Moreira (1986, 2006, 2008) between others, to develop the theoretical basis for the discussion on School Geography and learning concepts in Geography. Along the lines of participatory research, for this purpose, we will employ instruments such as semi-structured interviews, questionnaires, documentary analysis, observation and didactic intervention for data collection, that are the most recurrent in participatory research in the field of education. Through this research (considering its theme, spatial cutout and subjects), it was found through the applied questionnaire that the students, for the most part, had a limited understanding of geographic space, as they exposed vague and simple concepts and that, in their multiplicity , it were responses that seemed to deal with something far from the reality of these subjects. With regard to the pedagogical mediation that took place with a workshop focused on learning geographic space, we saw that it contributed significantly to the learning of this concept. The concept maps produced by the students showed us that these subjects started to think about geographic space in a more systematized and contextualized way the socio-spatial reality that surrounds them. At the end of this paper, we believethat we have advanced considerable steps in the theme, however, the desire to be able to continue researching on the teaching of Geography remains. Thus, the reason for not considering it concluded is justified, since the pretensions to contribute to the teaching and learning of School Geography will remain.
Concepts;Geographic space;School geography;Concept maps;Spatial reasoning
1
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Marta Evânia Miguel da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSALVO NOBRE CARNEIRO Docente - PERMANENTE
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer