Esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da pós-graduação stricto sensu na atuação profissional dos professores egressos do Programa de PósGraduação em Ensino que atuam na Educação Básica. De natureza qualitativa, a pesquisa possui caráter descritivo, exploratório e bibliográfico. Para tanto, tivemos
como lócus de investigação o Programa de Pós-Graduação em Ensino, o mesmo está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do CAPF/UERN, e funciona em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Para a construção de informações, o instrumento utilizado foi um questionário, via Google formulário, propagado pelo site “Pesquisa em Rede”, desenvolvido na plataforma Webnode. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos egressos do PPGE, titulados de 2014 a 2019. Para respaldo teórico da pesquisa, construímos o referencial a partir de autores como Ghiraldelli Jr (2009), Bobbio (2000), Dourado (2011), Libâneo (2012), Cury (2014), Costa (2014), Vieira (2014), Oliveira (2014), Imbernón (2001), Tardif (2011), Gatti (2019), Nóvoa (2019) entre outros. Dos resultados obtidos, percebemos que o PPGE contribui significativamente para a Educação Básica. As contribuições são destacadas pelos mestres titulados que observam mudanças na prática antes e depois da formação recebida. Além
disso, é possível destacar o protagonismo do Campus da UERN de Pau dos Ferros, no que se refere à formação scticto sensu. O PPGE aparece como mecanismo potencializador da qualificação profissional, com a consequente elevação da escolaridade, que emergem em um contexto marcado por mudanças e transformações na vida pessoal e social do egresso. Esse cenário imprime responsabilidades e comprometimento com a Educação Básica como fator de
melhoria do ensino.