• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Formação de professores e Educação Básica: percepção dos(as) egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/Campus Pau dos Ferros)
TAYSA KELLY DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/05/2020

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições da pós-graduação stricto sensu na atuação profissional dos professores egressos do Programa de PósGraduação em Ensino que atuam na Educação Básica. De natureza qualitativa, a pesquisa possui caráter descritivo, exploratório e bibliográfico. Para tanto, tivemos como lócus de investigação o Programa de Pós-Graduação em Ensino, o mesmo está vinculado institucionalmente ao Departamento de Educação do CAPF/UERN, e funciona em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Àrido (UFERSA). Para a construção de informações, o instrumento utilizado foi um questionário, via Google formulário, propagado pelo site “Pesquisa em Rede”, desenvolvido na plataforma Webnode. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos egressos do PPGE, titulados de 2014 a 2019. Para respaldo teórico da pesquisa, construímos o referencial a partir de autores como Ghiraldelli Jr (2009), Bobbio (2000), Dourado (2011), Libâneo (2012), Cury (2014), Costa (2014), Vieira (2014), Oliveira (2014), Imbernón (2001), Tardif (2011), Gatti (2019), Nóvoa (2019) entre outros. Dos resultados obtidos, percebemos que o PPGE contribui significativamente para a Educação Básica. As contribuições são destacadas pelos mestres titulados que observam mudanças na prática antes e depois da formação recebida. Além disso, é possível destacar o protagonismo do Campus da UERN de Pau dos Ferros, no que se refere à formação scticto sensu. O PPGE aparece como mecanismo potencializador da qualificação profissional, com a consequente elevação da escolaridade, que emergem em um contexto marcado por mudanças e transformações na vida pessoal e social do egresso. Esse cenário imprime responsabilidades e comprometimento com a Educação Básica como fator de melhoria do ensino.

Pós-Graduação;Formação;Educação Básica
Esta pesquisa tiene como objetivo comprender las contribuciones de posgrado stricto sensu en la actuación profesional de los profesores egresos del Programa de Posgrado en Enseñanza que actúan en la Educación Básica. De naturaleza cualitativa, la pesquisa posee carácter descriptivo, exploratorio y bibliográfico. Para tanto, tuvimos como locus de investigación el Programa de Posgrado en Enseñanza, el mismo está vehiculado institucionalmente al Departamento de Educación del CAMEAM/UERN, y funciona en sociedad con el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) y con la Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para la construcción de informaciones, el instrumento utilizado fue un cuestionario vía Google formulario, propagado por el sitio de internet “Pesquisa em Rede”, desarrollado en la plataforma Webnode, los sujetos de la pesquisa fueron los alumnos egresos del PPGE, titulados de 2014 a 2019. Para fundamentación teórica de la pesquisa, construimos el referencial a partir de autores como Ghiraldelli Jr (2009), Bobbio (2000), Dourado (2011), Libâneo (2012), Cury (2014), Costa (2014), Vieira (2014), Oliveira (2014), Imbernón (2001), Tardif (2011), Gatti (2019), Nóvoa (2019). De los resultados obtenidos, percibimos que el PPGE contribuí significativamente para la Educación Básica. Las contribuciones son destacadas por los mestres titulados que observan cambios en la práctica antes y después de la formación recibida. Además de eso, es posible destacar el protagonismo del Campus de la UERN de Pau dos Ferros, en lo que se refiere a la formación stricto sensu. El PPGE aparece como mecanismo potencializado de la cualificación profesional, con la consecuente elevación de la escolaridad, que emergen en un contexto marcado por cambios y transformaciones en la vida personal y social del egreso. Este escenario imprime responsabilidades y comprometimientos con la Educación Básica como factor de mejoría en la enseñanza.
Posgrado;Formación;Educación Básica
1
216
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Taysa Kelly da Silva.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Reconhecimento, prologamento dos estudos e trajetórias de sucesso escolar: por uma humanização da ciência e desconstrução da invisibilidade social dos sujeitos

Banca Examinadora

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALLAN SOLANO SOUZA Participante Externo
IVANISE MARIA RIZZATTI Participante Externo
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer