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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
Construção e validação de tecnologia educativa para prevenção de leishmaniose visceral
MONIQUE KERLY MAIA FERNANDES
DISSERTAÇÃO
19/06/2020

O trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade de jogo didático acerca da Leishmaniose visceral na aprendizagem no ensino fundamental. Tratou-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. O processo de construção e validação do Jogo Didático foi realizado de acordo com a psicometria de Luiz Pasquali, que pressupõe o desenvolvimento de três etapas: Procedimentos teóricos, Procedimentos empíricos e Procedimentos analíticos. Inicialmente, foi realizada uma análise de conceito desenvolvida a partir do referencial de Rogers acerca do tema tecnologia educacional para promoção de saúde em educação ambiental. O projeto foi submetido ao comitê de ética e aprovado para realização do projeto (nº 3.735.091, de 29/11/2019). O jogo foi confeccionado a partir de um esbouço feito à mão pela autora e posteriormente entregue a um aluno do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), do campus de Pau dos Ferros, responsável pelo designer. Para validar o jogo, ele foi aplicado com 10 professores, que passaram a ser chamado de juízes, um protocolo de validação, para avaliação tanto da aparência, como do conteúdo das cartas-perguntas e das cartas infecção/prevenção, a fim de validar o conteúdo do jogo de acordo com as expectativas curriculares e cognitivas dos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Os dados coletados foram organizados no Microsoft Excel 2013 e posteriormente apresentados em gráficos e tabelas para análise final. Para avaliar a validade do conteúdo da tecnologia educacional foi utilizada a técnica Delphi, também denominada de coeficiente de Delphi, a qual consiste na análise inicial de um questionário/instrumento pelo grupo respondente e análise da concordância dos mesmosNo que diz respeito à média geral da tecnologia educacional, obteve-se média 4,6 que corresponde a 92% de concordância dos juízes. Dessa maneira, comprova-se que todos os itens da tecnologia educacional “Leishmania” foram validadas pelos juízes obtendo média superior ao estipulado. Todos os itens apresentados no protocolo de validação foram considerados adequados na avaliação dos juízes, o que garante a confiabilidade do instrumento para ser utilizado. Dessa forma, o jogo pode ser utilizado com segurança por professores para avaliar o conhecimento dos alunos acerca da Leishmaniose visceral.

Ensino Fundamental;Tecnologia Educacional;Leishmaniose visceral;Educação em Saúde Ambiental;Promoção da Saúde
The objective of this study was to evaluate the effectiveness of didactic play about visceral leishmaniasis in learning in elementary school. This was a methodological study of a quantitative approach. The process of construction and validation of the Didactic Game was carried out according to the psychometrics of Luiz Pasquali, which presupposes the development of three stages: Theoretical Procedures, Empirical Procedures and Analytical Procedures. Initially, a concept analysis was performed based on Rogers' reference on the theme educational technology for health promotion in environmental education. The project was submitted to the ethics committee and approved for the project(no. 3,735,091, of 11/29/2019).. The game was made from a hand-made scrap by the author and later delivered to a student of the Computer Science course of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFRN), of the campus of Pau dos Ferros, responsible for the designer. To validate the game, it was applied with 10 teachers, who began to be called judges, a validation protocol, to evaluate both the appearance, as well as the content of the question cards and infection/prevention letters, in order to validate the content of the game according to the curricular and cognitive expectations of the students of the 8th and 9th grade of elementary school. The collected data were organized in Microsoft Excel 2013 and later presented in charts and tables for final analysis. To evaluate the validity of the content of the educational technology, the Delphi technique was used, also called the Delphi coefficient, which consists of the initial analysis of a questionnaire/instrument by the respondent group and an analysis of their agreementwith regard to the general average of the educationaltechnology, an average of 4.6 was obtained, which corresponds to 92% of the judges' agreement. Thus, it is proven that all items of the educational technology "Leishmania" were validated by the judges, obtaining an average higher than the stipulated one. All items presented in the validation protocol were considered adequate in the evaluation of the judges, which guarantees the reliability of the instrument to be used. Thus, the game can be safely used by teachers to assess students' knowledge about visceral leishmaniasis.
Elementary school;Educational Technology;Visceral leishmaniasis;Environmental Health Education;Health promotion
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Monique Kerly Maia Fernandes.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
Contribuições de teorias e estratégias de ensino no desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes

Banca Examinadora

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA Participante Externo
DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

-
-
-
Não
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