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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Ensino (23002018009P9)
A implementação da Lei Nº 13.415/2017 e as implicações à Geografia no Ensino Médio em Pau dos Ferros/RN
RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO
DISSERTAÇÃO
28/05/2020

As reformas educacionais abrangem um amplo e complexo cenário de mudanças no sistema educacional. Deste modo, compreendem planos, estratégias, Leis e documentos normativos e curriculares. Sob esta perspectiva, esta investigação objetiva analisar como as implicações da Lei nº 13.415/2017 repercutem no Ensino Médio e na Geografia em uma escola pública do município de Pau dos Ferros/RN. Quanto à metodologia, fundamenta-se numa abordagem qualitativa, combinando com a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de campo. Os instrumentos utilizados para a construção dos dados foram: observação, diário de campo e entrevistas, cujas análises tomaram como referência a Análise de Conteúdo (AC). Os participantes da investigação foram: um Docente de Geografia, dois membros da Equipe Gestora, sendo um representante da Direção Escolar e um representante da Coordenação Pedagógica, a Coordenação da Área de Ciências Humanas e Sociais e dez Discentes matriculados em turmas de 3º Ano. As reflexões oriundas da investigação evidenciam que a reforma do Ensino Médio, promovida pela Lei nº 13.415/2017 está se consolidando em meio às limitadas condições de estrutura da escola pública investigada, devido à falta de financiamento do Estado, ao mesmo tempo em que este estabelece parcerias com agentes privados para o acompanhamento da implementação de uma política pública educacional. Dentro desse contexto, ressaltamos o lugar desprivilegiado da Geografia, dada a carga horária de aulas reduzidas, o que acaba comprometendo o andamento dos conteúdos e a realização de atividades, contribuindo com o empobrecimento do saber geográfico dos alunos, neste nível de ensino.

Reforma;Lei nº 13.415/2017;Ensino Médio;Geografia
Educational reforms cover a broad and complex scenario in the changes of the educational system. In this way, they include plans, strategies, laws and normative / curricular documents. From this perspective, we aim to analyze how the implications of Law No. 13,415 / 2017 impact on High School and Geography teaching in a public school in the city of Pau dos Ferros / RN. Regarding to the methodology, it is based on a qualitative approach, combining with bibliographic research, documentary research and field study. he instruments used for the construction of the data were: observation, field diary and interviews, whose analyzes were based on content analysis. The research participants were: a Geography Teacher, two members of the Management Team from the school, being a representative of the School Board and a representative of the Pedagogical Coordination, a member of the Coordination of the Area of Human and Social Sciences and ten Students enrolled in 3rd Year of High School. The reflections arising from the investigation show that the Brazilian reform of High School, promoted by Law No. 13.415/2017, is consolidating itself amid the limited structure conditions of the investigated public school, due to the lack of State funding, at the same time that it establishes partnerships with private agents to monitor the implementation of a public educational policy. Within this context, the underprivileged place of Geography is highlighted, given the reduced class hours, which ends up compromising the progress of the contents and the performance of activities, contributing to the impoverishment of the students' geographic knowledge, at this level of education.
Brazilian Educational Reform;Law number 13.415/2017;High School;Geography
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Caminhos para a Geografia Escolar: a aprendizagem de conceitos no contexto do semiárido

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DA PAZ CAVALCANTE Docente - PERMANENTE
MARIA ANEZILANY GOMES DO NASCIMENTO Participante Externo
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 12

Vínculo

-
-
-
Não
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